Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Projetos

Publicado: Quinta, 20 de Outubro de 2016, 10h15 | Última atualização em Terça, 01 de Agosto de 2017, 09h47

O principal objetivo do EGPP-Ifes com a profissionalização da gestão é, através da implementação de uma Metodologia de Gerenciamento de Projetos, promover a eficácia da implementação dos projetos, além de dar visibilidade e transparência aos envolvidos. Não obstante, promover a disseminação do conhecimento em Gerenciamento de Projetos para os demais campi do Ifes é outro grande desafio do EGPP-Ifes.

Toda a gestão de projetos coordenada pelo EGPP-Ifes possui documentação própria alinhada ao PMBOK, conjunto de melhores práticas em gerenciamento de projetos publicado pelo PMI, uma das mais respeitadas e reconhecidas entidades em gestão de projetos do mundo e à ISO-10.006.

A metodologia se apoia no seguinte pilar: um projeto possui um ciclo de vida durante o qual são executados processos que abrangem diversas áreas de atuação gerencial. Uma conveniente estrutura organizacional deve existir para dar apoio à tomada de decisões.

Como principais ganhos na utilização desta metodologia temos: 

  • Profissionalização da gestão de projetos

  • Maior garantia de cumprimento de prazos

  • Maior garantia de cumprimento dos custos

  • Maior garantia de alcance das metas dos projetos

  • Transparência

  • Informação em tempo real

 Conheça nossos projetos estratégicos em execução:

 

Projetos dos Campi

 

logo adequacao
 
Adequação dos espaços físicos 
Estudo sobre a adequação da infraestrutura de cada campus, identificação de necessidades de melhorias, priorização de obras baseada em técnicas multicritérios.
    

 
 
logo politica comunicacao
 
Fortalecimento da identidade institucional e a ação em rede, ampliação e aperfeiçoamento dos canais de comunicação interna e com a sociedade, fortalecimento da acessibilidade, transparência e a clareza das informações, consolidação da estrutura física e de pessoal de comunicação dos campi.  
 
    
 
 

 logo cidadania   

 
Ifes Cidadania
Implementação de programas de extensão comunitária em rede, em âmbito estadual, por meio de atividades educacionais, culturais, esportivas, científicas e tecnológicas, de inclusão digital, que contribuam para o desenvolvimento sustentável do Espírito Santo e se torne um programa de referência na implementação dos objetivos e metas da Agenda 2030 da ONU.   
 
    

 
 

   logo parcerias

Parcerias tecnológicas
Viabilização da execução de projetos tecnológicos cooperativos, compostos de ações de pesquisa aplicada e extensão tecnológicas, realizados por meio da conjugação de recursos provenientes de programas públicos de fomento com contrapartidas econômicas e financeiras captados de entidades parceiras. 
 
    
 
 

   logo qualidade2 

Qualidade de Vida no Trabalho
Desenvolvimento de ações que visem à melhoria da qualidade de vida no trabalho dos servidores a partir da análise de diversos fatores: atividades educativas, programas de atividade física, compensação justa e adequada, condições de trabalho, utilização e desenvolvimento de capacidades, oportunidade de crescimento e segurança, integração social na organização, constitucionalismo, trabalho e espaço total de vida e relevância social da vida no trabalho.
 
 
 

 

logo observatorio
 
Desenvolvimento de um centro de informações de referência baseado em plataformas de comunicação e instrumentos de coleta de dados de egresso do IFES, que reflita de forma atualizada, permanente e contextualizada, a sua interação com as várias dimensões do mundo do trabalho. 
 
 

 

 
logo normatizacao   
 
Normatização de Procedimentos
Criação de uma base de conhecimento formal dos procedimentos institucionais, padronização de operações de trabalho, aumento da eficácia e eficiência na tramitação de trabalho.  
 

Projetos da Reitoria 
 
 
   logo sig2 
 
Profissionalização da gestão por meio da integração da informação, das pessoas e dos processos através da ferramenta que apoiará a estruturação da instituição através de procedimento definidos que auxiliarão os gestores nas tomadas de decisões. Possui ainda a capacidade de lidar com a complexidade do gerenciamento da grande quantidade de informações geradas no instituto, proporciona modernização, agilidade e transparência dos processos internos institucionais.
 
 

 

logo escritorio   
 
Concepção, estruturação, implantação, monitoramento e avaliação do Escritório de Gerenciamento de Projetos e Processos, suporte aos líderes de programas e projetos, desenvolvimento de metodologia baseada em melhores práticas de gestão de projetos que forneça suporte à gestão estratégica. 
 
 

 

 logo psalunos
 
Processo Seletivo de Alunos
Regulamentação do processo seletivo de alunos do nível médio/ técnico, buscando redução dos custos, normatizações, maior clareza em todas as fases dos fluxos do processo seletivo; transparência para participação de novos colaboradores, clareza nas atribuições e responsabilidades dos participantes no processo; centralização dos documentos, conhecimento antecipado das gratificações a serem recebidas pelas atividades executadas. 
 
    
 

 

   logo centroformacao2
 
Implantação do Centro de Referência em Formação e em Educação a Distância que busca promover a integração sistêmica com os campi, para a consolidação das políticas institucionais de apoio à EaD e de formação inicial e continuada de professores e técnicos administrativos da educação, ofertar cursos nos diferentes níveis e modalidades, relacionados à formação inicial e continuada de professores e técnicos administrativos da educação.  
 
  
 
 
logo capacitacao 
Política de Capacitação 
Garantia da oferta de um amplo e diversificado conjunto de ações formativas, em diferentes níveis de ensino e metodologias, com o fim de contribuir na integração, formação e desenvolvimento profissional dos servidores, de forma a valorizar o indivíduo e atender os objetivos estratégicos do IFES. A proposta é também oferecer mais transparência e isonomia nas ações de capacitação.
 
 

Projetos encerrados
 
Editora IFES
Estruturação administrativa de produção, editoração, difusão e distribuição de conteúdos acadêmicos em diversos suportes e plataformas.
 
Câmara de Pesquisa e Pós-Graduação
Discussão e criação condições para que a pesquisa conte com a representatividade de todos os setores direta ou indiretamente atingidos por ela.
 
Programa de Apoio a Mestrados Profissionais
Criação de programa que auxilie: a manutenção de equipamentos, funcionamento de laboratórios de ensino e pesquisa, produção de material didático instrucional e publicação de artigos científicos, aquisição de novas tecnologias em informática, promoção de eventos técnico-científicos pelo programa de pós-graduação, participação de professores em eventos no país e no exterior, participação de estudantes em eventos no país e estudantes de doutorados em eventos no exterior, pagamento de diárias a professores, participação de estudantes e professores em trabalhos de campo e coleta de dados no país.
 
Links relacionados:
 
Portaria dos líderes de programas e processos dos campi
Fim do conteúdo da página