Logística Sustentável
A Diretoria de Planejamento (DPLA) e a Comissão Central de Logística Sustentável do Ifes estão retomando o Plano de Gestão da Logística Sustentável da instituição. A primeira ação será disponibilizar para gestores dos campi uma planilha que permitirá monitorar indicadores de sustentabilidade e planejar atividades relacionadas à economia e otimização de recursos.
Instituído pelo Decreto 7.746/2012 e Instrução Normativa do MPOG 10/2012, o Plano de Logística Sustentável determina que os órgãos da administração pública, ligados ao Executivo federal, implantem as comissões e realizem tarefas como atualizar o inventário de bens e materiais do órgão e identificar similares de menor impacto ambiental para substituição; buscar práticas de racionalização do uso de materiais e serviços; e definir ações de divulgação, conscientização e capacitação.
No Ifes, atualmente, a comissão responsável pelo plano é formada pelos servidores Guilherme Marques Fiorot (Presidente – Reitoria), Marina Pereira Ribeiro Sardinha (Nova Venécia), Sival Roque Torezani (Santa Teresa) e Wagner Poltroniere Entringer (Centro-Serrano).
A planilha que foi elaborada pela comissão e pela DPLA será disponibilizada para todos os diretores de Administração dos campi. Nela estão, por exemplo, as ações mínimas obrigatórias, como elaborar o diagnóstico de demanda e uso de água e adotar, como rotina, inspeções nas instalações para detectar eventuais vazamentos e uso inadequado dos recursos. Há ainda sugestões, como a otimização da vazão de torneiras e implantação de sistema de aproveitamento de águas pluviais, que poderão ser avaliadas pelos gestores.
A ferramenta permite que sejam monitorados mensalmente indicadores como número de servidores, consumo de água, consumo de energia elétrica e uso de materiais como copos descartáveis. A ideia é que primeiramente seja feita uma média do consumo dos últimos seis meses para cada indicador e sejam estabelecidas metas e ações para alcançá-las. À medida que as ações transcorrerem, os indicadores serão coletados e analisados a fim de identificar a efetividade do que foi proposto.
Haverá ainda uma webconferência no dia 26 de maio para apresentar a planilha aos diretores. A expectativa é de que a nova ferramenta permita a elaboração de relatórios periódicos com resultados e análises críticas feitas pelos campi.
Legislações referentes à Logística Sustentável:
- Instrução Normativa nº 10, de 12 de novembro de 2012
- Decreto nº 7.746, de 05 de junho de 2012
- Portaria nº 2.176, de 11 de dezembro de 2012
- Portaria nº 2.985, de 18 de outubro de 2016 - Altera a portaria 2.176
Acompanhamento de atividades:
- Formulário de Logística Sustentável - 2017
- Web Conferência realizada em 26/05/2017, para apresentação do Formulário de acompanhamento da Logística Sustentável: http://webconf2.rnp.br/p2kve39wdoo/
Redes Sociais