Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Gestão de Riscos
Início do conteúdo da página

Política de Gestão de Riscos do Ifes

Aprovada e atualizada através da Resolução CONSUP/IFES nº 27 de 18 de junho de 2021, e por meio do Comitê de Gestão de Governança, Riscos e Controle (Ata de reunião de 11 de junho de 2021), a política de gestão de riscos tem por objetivo estabelecer princípios, diretrizes, governança e responsabilidades a serem observadas no processo de gestão de riscos na organização, de forma a possibilitar a identificação, análise, avaliação, tratamento, monitoramento, comunicação dos riscos e melhoria contínua dos processos da gestão de riscos na Reitoria e nos campi que integram o Ifes, incorporando a visão de riscos à tomada de decisão e contribuindo para o aprimoramento da governança institucional.

Com este norte definido, foi elaborado mais um Ciclo de Monitoramento da Gestão de Riscos, o que constitui um marco de elevação de maturidade em gestão em nosso Instituto. Seus objetivos gerais são:

Metodologia de condução

O método utilizado baseou-se nas orientações estabelecidas pela ABNT NBR ISO 31000 e que é descrito de maneira sequencial na Política de Gestão de Riscos, especialmente no Capítulo III, art. 7º.

Todo este processo contou com a condução e apoio metodológico oferecido pela Diretoria de Planejamento – Prodi e teve como desdobramento as seguintes ações realizadas:

  1. Brainstorm com os representantes de cada Pró-reitoria e dos setores vinculados ao Gabinete do Reitor, identificando os principais riscos atrelados ao alcance de objetivos estratégicos do Ifes.
  2. Análise e avaliação dos riscos para permitir a sua correta priorização.
  3. Estabelecimento de um Plano de Ação, com base na ferramenta 5W2H, para tratamento dos riscos com determinação de responsáveis e prazos, para promover mecanismos de Controle Interno com posterior comprovação de materialidade das ações executadas.

As Matrizes de Riscos foram os produtos gerados a partir deste amplo e detalhado levantamento e são apresentadas nos documentos a seguir. Por estratégia de capilaridade e fixação, esta multiplicidade de atores envolvidos também ficou traduzida na construção de suas respectivas matrizes, nas quais foram mantidas suas principais características e especificidades eminentes.

Detalhamento completo da Gestão de Riscos do Ifes

A Visão de futuro deste trabalho prevê uma robusta interligação com o Monitoramento de Ações de Governança do Ifes – MAGo, que é a ferramenta gerencial interna utilizada para controlar as ações de Governança Corporativa do instituto, com a apresentação do Relatório de Gestão do Ifes e com a Plataforma GeN, que é um painel de visualização e análise de indicadores de gestão do Ifes.

Gestão de Riscos – 1º Ciclo – 2021-2023 (formato .pdf, tamanho 823 kb)

Gestão de Riscos – 2º Ciclo – 2024-2026 (formato .pdf, tamanho 950 kb)

registrado em:
Fim do conteúdo da página