Aceleração da promoção
⚠️ ATENÇÃO: a carreira docente foi alterada, a partir de 01/01/2025, por meio da Medida Provisória nº 1.286/2024, razão pela qual não se aplicam mais as informações constantes nesta página aos processos abertos a partir de 01/01/2025.
Conceito:
É a mudança do posicionamento do docente estável para outra classe, independente do cumprimento de interstício, pela apresentação de titulação específica.
Documentos necessários para instrução de processo:
1. Abrir processo eletrônico, conforme manuais disponíveis na página da Comissão Permanente de Gestão do Processo Eletrônico.
Código do assunto: 023.12
Assunto detalhado: Aceleração da promoção
2. Requerimento
3. Portaria de Estabilidade Publicada pelo Reitor
Para o nível 1 da Classe II (201): Cópia autenticada ou cópia simples com ateste de “confere com original” do certificado de conclusão do curso de especialização acompanhado de cópia do histórico do curso.
Para o nível 1 da Classe III (301): Cópia autenticada ou cópia simples com ateste de “confere com original” do diploma do curso de mestrado ou doutorado.
Informações gerais:
1. Com a apresentação do título de especialista, o docente estável passará de qualquer nível da classe I (101 ou 102) para o nível 1 da Classe II (201), independente do cumprimento de interstício.
2. Com a apresentação do título de mestre ou doutor, o docente estável passará de qualquer nível da classe I (101 ou 102) ou II (201 ou 202) para o nível I da Classe III (301), independente do cumprimento de interstício.
3. Os efeitos financeiros da Aceleração da Promoção dar-se-ão a partir da data do requerimento do servidor, se cumprido os requisitos;
4. A data da aceleração da promoção será o marco inicial para a contagem do interstício para a progressão seguinte.
5. A ocorrência da aceleração da promoção não desobriga o servidor a protocolar a avaliação de desempenho de interstícios completos que por acaso estejam em atraso quando do momento da aceleração.
Formulário:
Previsão legal:
Lei 12772/2012 (Artigo 15)
Redes Sociais