Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Comissão Permanente de Gerenciamento dos Processos Eletrônicos – CPGPE

Publicado: Quarta, 24 de Junho de 2020, 11h00 | Última atualização em Terça, 11 de Julho de 2023, 10h24
Criada pela Portaria Nº 813/2020 e atualizada pela Portaria Nº 1022/2023, esta comissão foi criada pelo Conselho Superior através da Resolução Nº 55/2019, atualizada pela Resolução Nº26/2020 Art. 5º e tem como atribuições:
 
  1. Instrução quanto às rotinas no SIPAC – Módulo de Protocolo e padronização da aplicação dos processos e documentos eletrônicos;
  2. Coordenação e orientação quanto ao processo de análise, avaliação e classificação documental do Ifes;
  3. Promoção da racionalização da produção documental junto às demais unidades organizacionais do Ifes;
  4. Elaborar e divulgar normas de produção, tramitação e armazenamento eletrônico dos documentos e processos administrativos;
  5. Indicar melhorias no SIPAC – Módulo de Protocolo para cumprimento de legislação.
 
Sua composição definida atualmente pela Portaria Nº 1022/2023 contempla representantes da Reitoria (PROAD e PRODI), representantes das profissionais Arquivistas, da CPAD, da Área Documental dos Campi e representantes do Fórum de Registros Acadêmicos. 
 
Devido ao período vivenciado pela Pandemia do Novo Coronavirus, o COVID-19, a reunião inicial ocorreu via webconferência em 30 de abril, sendo os trabalhos realizados de maneira dinâmica e contínua pela web com a equipe através de grupos de trabalho.
A equipe tem trabalhado intensamente para a produção de instruções de uso do SIPAC e revisando o material já publicado. Além disso, tem atuado ativamente junto à DRTI para proposição de melhorias no sistema.
 

TUTORIAIS

  1. TUTORIAL - ABERTURA, ADIÇÃO DE DOCUMENTOS E MOVIMENTAÇÃO DE PROCESSOS ELETRÔNICOS NO SIPAC - Atualizado em 03/07/2023 (Passo a passo dos procedimentos e orientações sobre os campos de preenchimento);
  2. TUTORIAL PARA CADASTRAR DOCUMENTO ELETRÔNICO NO SIPAC - Atualizado em 03/07/2023 – (Passo a Passo para cadastrar um documento eletrônico fora de um processo no SIPAC, mais especificamento os Ofícios, que substituíram o Memorando);
  3. TUTORIAL - PROCESSO HÍBRIDO CONVERTIDO PARA ELETRÔNICO - Atualizado em 08/04/2022 (Passo a passo para transformar um processo físico já cadastrado no SIPAC em processo eletrônico);
  4. TUTORIAL SIPAC - PROCESSO ANTIGO CONVERTIDO PARA ELETRÔNICO- Atualizado em 03/07/2023 (Passo a passo para transformar um processo físico nunca cadastrado no SIPAC em processo eletrônico);
  5. TUTORIAL SIPAC PARA ADICIONAR E ASSINAR DOCUMENTOS  EM PROCESSO - Atualizado em 03/07/2023 (Passo a passo do novo procedimento de assinatura de documentos);
  6. TUTORIAL SIPAC PARA ASSINATURA DE EXTERNOS- Atualizado em 03/07/2023 (Passo a passo de cadastramento e assinatura de documentos para externos).
  7. TUTORIAL - RECEBIMENTO E JUNTADA DE DOCUMENTO EM PROCESSO ELETRÔNICO- Atualizado em 03/07/2023
  8. FLUXO DE CADASTRAMENTO E AUTORIZAÇÃO PARA ASSINATURA DE EXTERNOS - Atualizado em 04/07/2023
  9. TUTORIAL PARA ARQUIVAMENTO E DESARQUIVAMENTO DE DOCUMENTO NA UNIDADE - Atualizado em 03/07/2023
  10. TUTORIAL PARA ARQUIVAMENTO E DESARQUIVAMENTO DE PROCESSO NA UNIDADE - Atualizado em 03/07/2023
  11. TUTORIAL PARA CADASTRO E ALTERAÇÃO DE OCORRÊNCIA - Atualizado em 03/07/2023
  12. TUTORIAL PARA CADASTRO, ALTERAÇÃO E EXCLUSÃO DE MODELO NA UNIDADE - Atualizado em 03/07/2023
  13. TUTORIAL PARA CANCELAMENTO E ALTERAÇÃO DE ENCAMINHAMENTO DE PROCESSO - Atualizado em 03/07/2023
  14. TUTORIAL PARA CONSULTA DE PROCESSO POR USUÁRIO EXTERNO - Atualizado em 03/07/2023
  15. TUTORIAL PARA DESAPENSAÇÃO DE PROCESSO - Atualizado em 03/07/2023
  16. TUTORIAL PARA DESENTRANHAMENTO DE PROCESSO - Atualizado em 03/07/2023
  17. TUTORIAL PARA DESMEMBRAMENTO DE PROCESSO - Atualizado em 03/07/2023
  18. TUTORIAL PARA JUNTADA DE PROCESSOS POR ANEXAÇÃO - Atualizado em 03/07/2023
  19. TUTORIAL PARA JUNTADA DE PROCESSOS POR APENSAÇÃO - Atualizado em 03/07/2023
  20. TUTORIAL PARA RECUPERAÇÃO DE SENHA DE USUÁRIOS EXTERNOS - Atualizado em 03/07/2023

 

 

INSTRUMENTOS PARA CLASSIFICAÇÃO DE DOCUMENTOS E PROCESSOS

A classificação de documentos é obrigatória no ambiente SIPAC e tem por objetivo identificar os assuntos tratados nos documentos e auxiliar em questões arquivísticas como acesso, transferência, recolhimento, eliminação, e guarda permanente dos documentos e processos. Com o objetivo de auxiliar a atividade de classificação, disponibilizamos os seguintes materiais:

Para a comunidade do Ifes, a comissão está disponível para contato através do e-mail cpgpe.rei@ifes.edu.br
registrado em:
Fim do conteúdo da página