Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Tecnologia da Informação > Notícias > Orientação da Área de Tecnologia da Informação para execução do Trabalho Remoto
Início do conteúdo da página

Orientação da Área de Tecnologia da Informação para execução do Trabalho Remoto

Publicado: Terça, 17 de Março de 2020, 20h44 | Última atualização em Quarta, 19 de Janeiro de 2022, 10h09

Índice de Artigos

 

A Diretoria de Tecnologia da Informação – DRTI orienta os usuários do Ifes sobre os procedimentos a serem adotados para a execução das atividades que poderão ser feitas de maneira remota, conforme decisão do Comitê de Crise da instituição.


Importante:
as CTIs que possuem orientações específicas estão destacadas nessa página. Até o momento, temos dos Campi Cachoeiro de Itapemirim, Itapina, Montanha e Vitória.

 

O Acesso ao servidor de Arquivos e às Aplicações Remotas (Q-Acadêmico.rdp e PMO.rdp) estão disponíveis via VPN.

 

Os links para download do programa de VPN e manual de instruções devem ser utilizados conforme sistema operacional utilizado:

Windows 10 - download - manual
Windows 7 - download - manual
Linux (debian based) - download - manual
MacOS - download


O servidor de arquivos da rede do Ifes poderá ser acessado a partir da instalação da VPN e somente se a mesma estiver ativa no momento do acesso. As instruções para cada sistema operacional consta a seguir:

Windows 10 - este documento;
Windows 7 - este documento;
Linux (debian based) - este documento.


O acesso às aplicações remotas (Q-Acadêmico e PMO), por parte das unidades, exceto Campus Vitória, deve ser feito conforme orientações deste documento. Reforçamos que esse sistema está disponível via Aplicação Remota e seu acesso é via VPN. Após executar o aplicativo, para acesso ao sistema, as credenciais devem ser inseridas da seguinte forma:

Login: <siape>@cefetes.br
Senha: a mesma utilizada para acesso a infraestrutura de rede do Ifes (Webmail, SIPAC e outros).

Todos os servidores do Ifes possuem à disposição uma sala no ambiente de VideoConferência da RNP (https://mconf.rnp.br ou em https://conferenciaweb.rnp.br) em seu nome. Acesse o Manual de Utilização do ambiente.

Importante: caso uma mensagem de erro de autorização seja exibida, a orientação é abrir um chamado informando o nome e siape, bem como anexar a imagem com o erro.

O Acesso ao Gedoc, por parte dos Gabinetes, deve ser feito seguindo a orientação deste documento.

Para os usuários que sentirem dificuldade em acessar o SIGRH, devem seguir as orientações deste documento.

Transmissão de sessão de conferência

Para os servidores que precisem transmitir as webconferências, a RNP disponibilizou o serviço Video@RNP. As orientações de acesso e como configurar a transmissão estão neste link.

 

Utilização de Ramal via VPN

É possível configurar um programa de Ramal Virtual de forma a utilizar o Ramal Virtual VOIP pela VPN. Para tanto, basta abrir um chamado, solicitando a utilização do ramal no regime de teletrabalho e aguardar a resposta do chamado. Nela haverá as informações necessárias para que o procedimento disponível aqui possa ser executado.

 

 

Outros sistemas do Ifes

Os sistemas do Ifes que estão disponíveis para acesso, via navegador de internet, utilizando apenas o login e senha são:

 

O Site continua com seu acesso pelo endereço https://www.ifes.edu.br.

 

Sistemas Externos ao Ifes 

O acesso ao Sistema de Concessão de Diárias e Passagens é feito pelo endereço https://www2.scdp.gov.br, para fluxo administrativo de cadastro de viagens, prestação de contas, cancelamento e alterações não há necessidade de uso de token. O token é necessário nos casos de pagamento. 

O Acesso ao Sistema da AGU - Sapiens - é feito pelo endereço https://sapiens.agu.gov.br e seu acesso se dá por meio de login e senha.

 

Orientações para o primeiro acesso do professor ao Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) ou Moodle do Ifes

As orientações elaboradas pela PROEN estão disponíveis neste link

 

Sistemas com necessidade de uso de Token para acesso

Os sistemas que possuem necessidade de token devem seguir os seguintes procedimentos antes de serem acessados:

Os seguintes sistemas do governo que necessitam do token instalado são:

 

Imprensa Nacional

O acesso à Imprensa Nacional necessita de um ajuste no Java. A orientação está disponível aqui.

Orientação para bolsistas da FAPES

Quem recebe auxílio a pesquisa, bolsa ou outra forma de fomento da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) já conta com uma ferramenta inovadora para cumprir as prestações de contas: o e-Docs. A forma de acesso e orientações de uso estão disponíveis aqui.

 

Plantão de Atendimento

Qualquer dificuldade de acesso, deverá ser aberto um chamado no sistema de abertura de chamados da Tecnologia da Informação - https://suporte.ifes.edu.br/ti

Novas orientações serão feitas e adicionadas nesta página.


 A CTI do Campus Cachoeiro de Itapemirim orienta seus usuários a fazer o acesso à VPN, visando o uso dos serviços de TI do Campus, da forma descrita no documento disponível aqui.


A CTI do Campus Itapina orienta seus usuários a fazer o acesso ao Servidor de Arquivos da forma descrita no documento disponível aqui.


A CTI do Campus Montanha orienta seus usuários a fazer o acesso aos sistemas e recursos de TI do Campus da forma descrita na página do Campus. Disponível aqui.

 

 


A CTI do Campus Vitória orienta seus usuários a fazer o acesso aos sistemas e recursos de TI do Campus da forma descrita na página do Campus. Disponível aqui.

 

 

Fim do conteúdo da página