Atualização de Versão do SIGRH - v4.54.0 - 26/07/2022
- Criação da operação "Importar Fichas Financeiras" para realização da leitura de um arquivo contendo as informações de rubricas e valores recebidos pelo servidor;
- Realização de validação dos limites de horas anuais abonadas devido ao comparecimento médico do servidor;
- Incluída a opção de preenchimento do campo currículo do banco de talentos de carregar o link diretamente da plataforma Lattes do CNPQ;
- Possibilidade de cadastro de comissão sem a portaria vinculada ao Sipac;
- Possibilidade de importação de registros de férias com mais de 3 períodos.
- Liberação de concessão de horário especial para servidor com designação remunerada;
- Atualização para status de dispensado de ponto eletrônico para servidores que tiveram afastamentos cadastrados com comportamento de abono durante o processo de implantação do ponto eletrônico;
- Inclusão de barra de rolagem na visualização das compensações especiais;
- Ordenação por mês e ano dos períodos para homologação/estorno do ponto eletrônico;
- Possibilidade de localização de setor de trabalho em unidade diferente da unidade de designação da chefia.
Alterações implantadas:
Administração de pessoal
Foi criada a operação "Importar Fichas Financeiras" para realização da leitura de um arquivo contendo as informações de rubricas e valores recebidos pelo servidor (SIGRH → Administração de Pessoal → Financeiro → Ficha Financeira → Importar Fichas Financeiras).
Foi adicionada tabela com total de servidores ativos e total de servidores com cadastro de comprovante de vacina. Também foi adicionada a porcentagem do total de comprovações por tipo (essa tabela não teve alteração na obtenção dos resultados).
Foram disponibilizados relatórios de Comprovante Vacina: Relatório Quantitativo de Comprovantes Cadastrados, Relatório de Servidores que Não Cadastraram Comprovantes, Relatório Quantitativo de Comprovantes Cadastrados.
Foi ajustada a alteração de exercício para não encerrar as flexibilizações que são anteriores à data de mudança da unidade SIGRH → Administração de Pessoal → Cadastros > Registros para o Servidor → Alterar Lotação ou Exercício.
A operação de cadastro de ausência foi adaptada para realizar a validação dos limites de horas anuais abonadas devido ao comparecimento do servidor à realização de exames/consultas em estabelecimentos de saúde. Além disso foi criado o grupo de ocorrência "DECLARAÇÃO DE COMPARECIMENTO AO MÉDICO" para que o sistema possa distinguir as ocorrências que representam a situação supracitada. (SIGRH → Administração de Pessoal → Cadastros → Registros para o servidor → Ausências).
Agora a lista de resultados de servidores exonerados apresenta apenas servidores ativos. (SIGRH → DAP → Cadastros → Vínculos do Servidor → Desligamento de Vínculo → Desligar Vínculo).
Corrigido registro do desligamento de vínculo federal ao realizar o desligamento via caso de uso do sistema. (SIGRH → Administração de Pessoal → Cadastro → Vínculos do Servidor → Desligamento de Vínculo → Desligar Vínculo).
Agenda
Foi alterado o comportamento do papel GESTOR_AGENDA para permitir o gerenciamento das agendas cadastradas no sistema SIGRH → Agenda.
Assistência ao servidor
Foi criada a funcionalidade de gerenciar vacinas, onde é permitido alterar o status dos comprovantes pendentes de homologação Assistência ao servidor → Vacinação → Gerenciar Vacinas → Alterar Status do Comprovante.
Foi corrigido acesso a aba “Vacinação” do módulo Assistência ao servidor. Anteriormente, o acesso estava condicionado somente se o usuário paralelamente tivesse o acesso também ao módulo como “GESTOR_DAS”.
Avaliação Funcional
Criação do caso de uso Cadastrar/Atualizar Motivos de Reconsideração no módulo de Avaliação de Desempenho(Avaliação Funcional >> Avaliação de Desempenho >> Avaliação de Desempenho >> Motivos de Reconsideração >> Cadastrar/Atualizar Motivos de Reconsideração).
Criada a funcionalidade que permite a reativação de avaliações completas dentro do período de registro das avaliações incompletas. Implementação realizada na funcionalidade: SIGRH → Avaliação Funcional → Avaliação de Desempenho → Acompanhamento → Reativar avaliação do servidor.
Foi adicionado email para notificação do servidor quando seu plano individual de trabalho for alterado SIGRH → Portal do Servidor → Avaliação → Avaliação de Desempenho → Consultas → Visualizar Plano Individual de Trabalho. Alterado o nome do campo 'justificativa' e 'decisão da comissão' para o nome solicitado 'parecer' SIGRH → Avaliação Funcional → Avaliação de Desempenho → Acompanhamento → Solicitações de Reconsideração;
SIGRH → Avaliação Funcional → Avaliação de Desempenho → Acompanhamento → Solicitações de Reconsideração → Visualizar Pedido de reconsideração;
Adicionada operação de envio de email de notificação do cadastro de resposta do pedido de reconsideração para o servidor que fez a solicitação SIGRH → Avaliação Funcional → Avaliação de Desempenho → Acompanhamento → Solicitações de Reconsideração → Analisar Pedido de Reconsideração → Cadastrar Resposta.
Permitido que o usuário com acesso ao módulo de avaliação consiga gerar o plano individual de servidores inativos. (SIGRH → Avaliação Funcional → Avaliação de Desempenho → Avaliação de Desempenho → Plano Individual de Trabalho).
Banco de Talentos
Em Portal do Servidor → Capacitação → Banco de Talentos → Cadastrar/Atualizar currículo foi incluído o botão "Carregar Link do Currículo Lattes" no preenchimento do campo currículo do banco de talentos para carregar o link diretamente da plataforma Lattes do CNPQ, por intermédio do sistema Intellectus. Para a funcionalidade ser habilitada, é necessário que a cooperada utilize o sistema Intellectus e que o parâmetro “UTILIZA INTELLECTUS” esteja ativo.
Banco de Vagas
Criação do caso de uso do Relatório de Renovação de Substitutos (SIGRH >> Banco de Vagas >> Editais de Distribuição de Vagas >> Relatório >> Relatório de Renovação de Substitutos).
Cadastro
Foram incluídos os seguintes campos no cadastro de Tipo de Documento (SIGRH → Administração de Pessoal → Administração → Cadastros → Cadastros → Tipos de Documento → Cadastrar): Código SIAPE: Campo numérico de 2 dígitos e opcional; Exige Documento de Comprovação: Campo lógico (sim ou não) e obrigatório; Exige Número do Documento: Campo lógico (sim ou não) e obrigatório.
Correção na consulta ao realizar a busca considerando o período SIGRH → Cadastro → Funcional → Colaboradores Voluntários → Remover.
Capacitação
O campo "Inscrições autorizadas automaticamente" foi alterado para "Inscrições autorizadas automaticamente pela administração de pessoal/RH" e agora o sistema comporta-se corretamente, segundo a solução 1. "Período de Autorização da Chefia" presente em (SIGRH > Capacitação > Operações > Turmas > Cadastrar > Ofertar).
Foi inserido um checkbox ao autorizar a inscrição de um servidor pela chefia. Esse checkbox é exibido quando a atividade associada possuir necessidade autorização da chefia e quando possuir avaliação de impacto e precisa ser marcado para declarar ciência da necessidade de preencher a avaliação de impacto. Caminho da funcionalidade: SIGRH → Portal do Servidor → Chefia da Unidade → Capacitação → Inscrições para Capacitação
Permissão no sistema para alterar a data do Período de Avaliação de Impacto; Retirada a validação que impedia a troca ou retirada da Avaliação de Impacto da turma; Validação para impedir que o servidor acesse novamente a Avaliação de Impacto depois de ter concluído. Mudança feita junto as funcionalidades: SIGRH >> Capacitação >> Operações >> Turmas >> Cadastrar; SIGRH >> Capacitação >> Operações >> Turmas >> Listar/Alterar; SIGRH >> Portal do Servidor >> Capacitação >> Turmas >> Avaliar Capacitação (Avaliação de Impacto).
Foi modificado o comportamento do autocomplete da área do curso formal, para evitar grandes áreas SIGRH → Capacitação → Levantamento de Necessidades de Capacitação → Acessar. Também foi adicionado campo de área para as intenções de afastamento SIGRH → Portal do Servidor → Capacitação → Levantamento de Necessidade de Capacitação → Acessar; SIGRH → Capacitação → Declarações/Relatórios → Levantamento de Necessidades de Capacitação → LNC Gamificado → Relatório de Indicações de Afastamento.
Retirada a coluna "Competência" da tabela Atividade(s) Sugerida(s) no item 3. Sugestões de capacitação, do preenchimento do LNC SIGRH → Menu Servidor → Capacitação → Levantamento de Necessidades de Capacitação → Acessar.
Correção na consulta das inscrições no relatório para que o Número de Concluintes considere apenas o número de inscritos aprovados SIGRH → Capacitação → Declarações/Relatórios → Turmas → Relatório de Consolidação → Relatório de Consolidação de Turma.
Foram realizadas mudanças na notificação para o servidor e para a chefia indicando qual a turma que está pendente da realização da avaliação. Notificação enviada no inicio do mês via timer (Menu Servidor → Capacitação → Turmas → Avaliar Capacitação (Avaliação de Impacto).
Alteração de rótulo do campo "Área do Curso" para "Categoria". Mudança do campo "Competência do Curso", inicialmente de seleção única, para associação de uma lista de competências. Inclusão do campo "Área Temática". Alteração no cadastro de competência, incluindo o campo "Associado ao SIPEC". (SIGRH → Capacitação → Levantamento de Necessidades de Capacitação → Cursos de Capacitação → Cadastrar ou Listar/Alterar).
Criação do formulário de busca e relatório do Quantitativo de Indicações de Afastamento por Área de Conhecimento. (SIGRH → Capacitação → Declarações/Relatórios → Levantamento de Necessidades de Capacitação → Quantitativo de Indicações de Afastamento por Área de Conhecimento).
Alterado Relatório de Indicações de Afastamento para refletir as colunas de área e área de conhecimento. (SIGRH → Capacitação → Declarações/Relatórios → Levantamento de Necessidades de Capacitação → Relatório de Indicações de Afastamento).
Foi adicionado alerta na conclusão do LNC em casos onde existem indicações de servidores, da equipe, não homologadas. (SIGRH → Portal do Servidor → Capacitação → Levantamento de Necessidades de Capacitação → Acessar).
Foi retirado o campo 'Competência' da listagem de atividades/cursos. Adicionar nos afastamentos, o campo 'Área de Conhecimento'. Para os anos anteriores será exibido '---' no local, em razão do campo ser novo. (SIGRH → Portal do Servidor → Capacitação → Levantamento de Necessidades de Capacitação → Consultar Respostas).
A consulta ao relatório Geral de cursos de Capacitação (SIGRH → Capacitação → Declarações/Relatórios → Relatórios - Avaliação das Capacitações → Relatório Geral de Cursos de Capacitação) foi ajustada para que o número de concluintes seja apenas os alunos que foram aprovados, onde anteriormente, o sistema estava contabilizando alunos reprovados.
Comissões
Foi criado um parâmetro para desativar a integração do cadastro de comissões com o boletim de serviços do SIPAC.
Foi adicionada permissão para membro de comissão suplente para acesso aos casos de uso: Distribuir Processos e Processos Aguardando encaminhamento SIGRH → Comissões → Magistério Superior → Comissão de Avaliação do Centro.
Concurso
Adicionada cláusula de barreira para cotista ao módulo de concursos (SIGRH > Concursos > Processo seletivo > Cadastrar/Alterar Vagas).
Foi ajustada as fichas de avaliação individual, no caso onde havia a mudança na ordem dos códigos na retificação da ata de códigos de candidatos gerava impacto nas fichas de avaliação individual associada. Foram feitas mudanças para tentar alertar o presidente e deixar claro qual nota está sendo associada SIGRH → Concursos → Banca Examinadora → Prova Escrita → Gerenciar Atas/Fichas → Códigos de Candidatos Presentes → Retificar.
Permitir ao gestor de concurso que possa realizar o download do mpap sem restrição, sendo a restrição da publicação da ata didática ficando apenas para membros/presidente da banca Concurso → Listar Inscrições de Candidato → Visualizar Detalhes.
Foi feito o limite de pontuação da prova de títulos nas categorias: Professor Efetivo do Magistério Superior e Professor Efetivo do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico. (Módulo Concursos → Processo Seletivo → Currículo → Cadastrar Formulário)(Banca Examinadora → Prova de Títulos → Analisar Currículos).
Foi criada a funcionalidade do cadastro da Declaração de Titulação e Sigilo. Que consiste em uma declaração de titulação e sigilo para os membros da comissão examinadora. ( Banca Examinadora → Candidatos → Declaração de Titulação e Sigilo) (Módulo Concursos → Processo Seletivo → Banca Examinadora → Declaração de Titulação e Sigilo).
Criação na Ficha de Avaliação Individual da Prova Didática foram criadas novas etapas na ficha didática para a avaliação da parte prática. Sendo feita alteração na impressão da ficha de avaliação da prova didática e na regra da pontuação total da prova didática. (Banca Examinadora → Prova Didática → Ficha de Avaliação Individual da Prova Didática → Cadastrar).
Foi criada a funcionalidade de retificar as fichas de avaliação da prova de títulos mantendo salvas as fichas cadastradas anteriormente, como ocorre nas demais etapas do concurso. (Banca Examinadora → Prova de Títulos → Analisar Currículos) (Banca Examinadora → Prova de Títulos → Gerenciar Atas/Fichas ).
Configuração da pontuação da Parte Prática para cada área do concurso. Ao acessar a funcionalidade Cadastrar Vagas e marcar a opção Natureza Teórico-Prática vai abrir a configuração da Parte Prática. Quantidade de Etapas; Quantidades de itens: Pontuação de Cada Item, informando a quantidade máxima de cada item. A nota para esse tipo de Avaliação vai ser a média aritmética da parte teórica com a parte prática. (Módulo Concursos → Processo Seletivo → Concurso → Cadastrar/Alterar Vagas → Cadastrar Vagas)
Alteração na listagem de Visualizar Dados do Concurso para não exibir áreas excluídas, e exibir áreas que não possuem arquivo de conteúdo programático cadastrado. (SIGRH → Portal Público → Concursos → Concursos Abertos → Visualizar Dados do Concurso).
Ordenada listagem das atas na área do candidato no portal público para mostrar as atas mais recentes primeiro. (SIGRH → Portal Público → Concurso → Área do Candidato → Minhas Inscrições → Atas e Resultados do Concurso).
Além das melhorias, também foi corrigida a retificação da ata final classificatória, que não estava trazendo as notas relacionadas das atas anteriores. (SIGRH → Concursos → Banca Examinadora → Ata de Nota Final Classificatória → Gerenciar Atas → Retificar Ata).
Dimensionamento
O relatório SIGRH → Dimensionamento → Operações → Relatórios → Relatório Força de Trabalho teve os campos "Unidade Gestora" e "Unidade de Exercício Subordinada" removidos e agora apresenta o campo "Unidade de Exercício", que é autocomplete. Também foi adicionado uma opção para considerar na busca as unidades subordinadas. Além disso, a opção de apresentação em planilha foi desenvolvida para os tipos de relatório disponíveis (analítico e sintético).
Alteração do nome do caso de uso para Descrever Processo de Trabalho. (SIGRH → Dimensionamento → Operações → Dimensionamento → Descrever Processo de Trabalho).
Escritório de Ideias
Em SIGRH → Portal do Servidor → Escritório de Ideias → Minhas Ideias → Cadastrar Ideia foi removido das informações referentes a telefone e celular do idealizador e idealizadores associados durante o cadastro das ideias. Isto foi necessário para atender a LGPD.
Férias
Ampliação da possibilidade de importação de registros de férias com mais de 3 períodos. Junto a operação: SIGRH → Férias → Integração SIAPE → Realizar Importação de Férias
Financeiro
Foi criada a operação "Importar Fichas Financeiras" (SIGRH → Administração de Pessoal → Financeiro → Ficha Financeira → Importar Fichas Financeiras) para realização da leitura de um arquivo contendo as informações de rubricas e valores recebidos pelo servidor.
Frequência
O espelho de ponto foi adaptado para exibir quais dos servidores listados possuem a folha de ponto, referente ao mês/ano consultado, homologada SIGRH → Frequência → Ponto Eletrônico → Relatórios → Gerais → Espelho do Ponto.
Permitir que o combo seja populado com todas as unidades de exercício desde a raiz 11.00 quando o acesso foi feito pelo portal da auditoria SIGRH → Módulos → Portal da Auditoria → Frequência → Frequência → Frequências Já Homologadas.
O cadastro de ocorrências/ausências (SIGRH → Portal do Servidor → Solicitações → Ausências/Afastamentos → Informar) foi adaptado para permitir a exigência de documentos/diplomas legais específicos de acordo com o tipo de ocorrência selecionado, desde que previamente configurado. Esta demanda faz parte do conjunto de ajustes referente a integração com o SISREF para o envio de ocorrências.
Foi realizada também, uma correção no espelho de ponto para exibir as informações de compensação retroativa de débitos das ocorrências/ausências com prazo especial de compensação de forma correta. (SIGRH → Portal do Servidor → Consultas → Frequência → Espelho de Ponto).
Corrigido o Relatório Geral de Homologação (SIGRH → Frequência → Ponto Eletrônico → Relatórios → Homologação → Relatório Geral de Homologação). Anteriormente, caso o servidor tivesse apenas alguns dias de dispensa de ponto no mês, ele não era exibido no relatório. Agora ele só não é listado no relatório caso a dispensa seja do mês inteiro.
Foi adicionada a coluna permite_designacao_concomitante em frequencia.tipo_situacao_horario_especial para realizar a validação do cadastro de concessão de horário especial e designação concomitantes. (SIGRH → Administração de Pessoal → Cadastros → Registros para o Servidor → Designação → Cadastrar) (SIGRH → Administração de Pessoal → Frequência → Frequência → Horário de Trabalho → Concessão de Horário Especial → Cadastrar).
Passaporte Vacinal
Implementação de funcionalidade para comprovação do esquema vacinal para os servidores. Sendo assim, o servidor poderá anexar seu comprovante vacinal ou o laudo médico quando houver impedimento médico ou técnico para a vacinação.
A funcionalidade está localizada no seguinte caminho: Portal do Servidor → Serviços → Carteira de Vacina.
Além disso, foram disponibilizados no Módulo Administração de Pessoal → Consultas/Relatórios → Relatórios → Comprovante Vacinal relatórios de acompanhamento para os cadastros realizados e suas respectivas situações vacinais e também o relatório de servidores que não cadastraram o comprovante vacinal.
Ponto Eletrônico
Foi criado um relatório para exibir os horários de pontos registrados durante um período para uma unidade.
Caminho: SIGRH → Administração de Pessoal → Frequência → Ponto Eletrônico → Relatórios → Gerais → Relatório de Horários dos Registros de Pontos dos Servidores.
Foi realizada uma correção no Relatório Geral de Homologação da folha de ponto para que não ocorram erros de execução para servidores que não possuem nenhum período de dispensa do ponto eletrônico. (SIGRH → Frequência → Ponto Eletrônico → Relatórios → Homologação → Relatório Geral de Homologação).
Portal da Auditoria
Alterado o relatório de situação das vagas para considerar o filtro de unidades na sua busca, e incluir a categoria do cargo já que a categoria da vaga não está mais sendo preenchida, nos seguintes casos abaixo:
SIGRH → Módulos → Portal da Auditoria → Banco de Vagas → Relatórios → Relatório de Situação das Vagas;
SIGRH → Módulos → Banco de Vagas → Editais de Distribuição de Vagas → Relatório → Relatório de Situação das Vagas.
Portal do Servidor
Foi alterada a funcionalidade de cadastro de dependente para quando este for de menor e a integração com o sistema de consentimentos estiver ativa, exigir a assinatura do consentimento para uso dos dados pessoais. (1) SIGRH → Portal do servidor → Serviços → Dependentes → Cadastrar /Consultar (2) SIGRH → Administração de Pessoal → Dependentes → Cadastrar.
Alterado a forma de redirecionamento para a caixa postal evitando que um usuário possa passar um outro idUsuario e possa acessar a caixa postal de terceiros. SIGRH → Portal do Servidor → Caixa Postal.
Modificado comportamento do cadastro de comprovantes de vacinação para permitir cadastro de esquemas vacinais incompletos SIGRH → Portal do Servidor → Serviços → Carteira de Vacina → Cadastrar Comprovante de Vacinação.
Correção na homologação de ponto eletrônico (SIGRH → Portal do Servidor → Chefia de Unidade → Homologação de Ponto Eletrônico → Homologar Ponto Eletrônico) para permitir que servidores do regime misto tenham todo o saldo excedente homologado nos dias em que houver escalas de trabalho excedentes cadastradas.
Foi feita uma correção na homologação de frequência (SIGRH → Portal do Servidor → Chefia de Unidade → Homologação de Frequência → Homologar Frequência) para que os servidores dispensados de ponto eletrônico, através de ocorrências de afastamento, continuem como dispensados durante o período concomitante com o afastamento mesmo que este esteja encerrado na data atual.
Servidores aposentados foram incluídos como possíveis solicitantes de auxílio natalidade (SIGRH → Portal do Servidor → Solicitações → Auxílio Natalidade → Solicitar).
Ajuste no registro de saída do ponto eletrônico, controlando o registro da saída no ponto simultâneo em duas sessões diferentes. (SIGRH → Portal do Servidor → Acesso Rápido → Ponto Eletrônico).
Redes Sociais