Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Mobilidade Docente

Publicado: Quarta, 29 de Setembro de 2021, 17h23 | Última atualização em Quarta, 29 de Setembro de 2021, 18h05

Conceito:

É a possibilidade do docente atuar em mais de uma unidade do Ifes com o objetivo de contribuir para o fortalecimento da identidade institucional de atuação em rede, por meio do ensino, pesquisa ou extensão, promover a verticalização e ampliar a oferta de pós-graduação, enquanto objetivos estratégicos do Ifes.

Documentos necessários para instrução de processo:

1. Abrir processo eletrônico, conforme manuais disponíveis na página da Comissão Permanente de Gestão do Processo Eletrônico.

     Código do assunto: 022.21

     Assunto detalhado: Mobilidade Docente

2. Solicitação de participação emitida pelo diretor-geral da unidade requerente, informando a data de início da participação do docente.

3. Justificativa apresentada pelo coordenador do curso que receberá o docente com estimativa de carga horária de dedicação do docente no curso.

4. Plano de trabalho contendo os detalhes da atuação do docente ao curso e o aceite do docente envolvido.

Informações gerais:

1. A portaria de autorização será emitida pela unidade cedente.

2. Após estabelecido os horários, a chefia imediata do docente deve encaminhar à Coordenadoria Geral de Gestão de Pessoas da unidade cedente as informações para viabilizar o registro do ponto fora da unidade do docente.

3. Caberá à unidade cedente estabelecer a carga horária de dedicação ao curso a ser cumprida semanalmente pelo docente.

a) Na carga horária de dedicação ao curso estão incluídas atividades de ensino, planejamento, orientação e representação em colegiados e comissões, podendo ser reavaliada a cada semestre letivo.

b) A carga horária de dedicação deverá prioritariamente ser concentrada em turno(s) ou dia(s) inteiro(s), de modo a minimizar os deslocamentos e viabilizar o registro, o acompanhamento e o controle das atividades do docente, respeitando as legislações vigentes.

c) Qualquer necessidade de alteração no plano de trabalho por parte da unidade requerente que afete as atividades e a carga horária de dedicação do docente ao curso deve ser encaminhada conforme art. 2 da RESOLUÇÃO DO CONSELHO SUPERIOR Nº 1, DE 14 DE MARÇO DE 2016.

4. A cada semestre, a carga horária de dedicação do docente ou mesmo a autorização de sua participação no curso, poderão ser revisadas. Quaisquer alterações solicitadas deverão ser oficializadas pela direção de Ensino da unidade cedente e comunicada ao responsável pelo curso da unidade requerente de forma antecipada e sem prejudicar o andamento do curso. As alterações solicitadas deverão conter justificativas e a ciência do diretor-geral da unidade cedente.

5. A mobilidade de docentes, para a participação em atividades de pesquisa e extensão fica garantida e restrita a programas ou projetos aprovados no Ifes, e com anuência da chefia imediata, do diretor-geral e diretorias de Pesquisa e Extensão.

6. No estabelecimento do horário semanal de trabalho do docente, o calendário e as atividades da unidade cedente devem ter prioridade.

7. O docente deve registrar em seu plano individual de trabalho (PIT) e em seu relatório individual de trabalho (RIT) as atividades realizadas na unidade requerente juntamente com as atividades da unidade cedente, deixando claro, quando for o caso, o local de realização da atividade.

Previsão legal:

RESOLUÇÃO DO CONSELHO SUPERIOR Nº 1, DE 14 DE MARÇO DE 2016

registrado em:
Fim do conteúdo da página