Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Dicas da CASS
Início do conteúdo da página

Programa Viver Bem IFES

Publicado: Sexta, 27 de Março de 2020, 11h31 | Última atualização em Terça, 08 de Agosto de 2023, 15h06

Índice de Artigos


 Programa Viver Bem IFES

 Programa de promoção da saúde do servidor criado para organizar, sistematizar e divulgar as ações da Coordenadoria de Atenção à Saúde do Servidor – Reitoria do IFES, visando desenvolver processos e atividades que modifiquem o estilo de vida, estimulando as pessoas e grupos a adotarem hábitos de vida saudáveis e, desta forma, contribuir na melhoria da qualidade de vida e bem-estar dos servidores.

Metas: Incentivar a inovação nos processos de trabalho, promover capacitação e qualificação estratégicas continuadas de servidores voltadas para melhora do estilo e qualidade de vida e valorização dos recursos humanos.

Missão: Promover a educação em saúde, de forma a oferecer informações relacionadas a hábitos saudáveis de vida para que os servidores alcancem um estilo e qualidade de vida satisfatórios.

Visão: Viabilizar a promoção da saúde dos servidores através do uso da tecnologia e seus recursos digitais e, desta forma, ser referência em educação em saúde para o Estado e para outros Institutos Federais.

 Objetivos:

- Orientar e incentivar os servidores a adotarem hábitos saudáveis de vida.

- Realizar atividades e ações de promoção da saúde presenciais e virtuais.

- Utilizar tecnologia (site institucional ou outra plataforma digital) para difundir informações sobre saúde e atividades da CASS direcionadas aos servidores do IFES.

- Ampliar o acesso às informações, orientações e educação em saúde para todos os servidores do IFES.

 Público-Alvo:

Todos os servidores ativos do Ifes, lotados nas 25 unidades distribuídas pelo estado do Espirito Santo. 

 


Projeto Hábitos Saudáveis

Tal projeto consiste em realizar uma abordagem coletiva sobre temas relacionados a mudanças no estilo de vida, incentivando os servidores a adotarem hábitos saudáveis relacionados a alimentação, atividade física e aspectos comportamentais, através da educação em saúde.

A educação em saúde proporciona aos indivíduos uma reflexão crítica sobre as informações, de modo a compreender conceitos e saberes sobre saúde, bem como promover o desenvolvimento de competências e habilidades para o manejo da sua própria saúde, autocuidado e a evolução do pensamento crítico sobre as informações de saúde e o ambiente em que vivem.

Objetivos:

Atuar de forma integrada na abordagem de temas relacionados à saúde, incentivar mudanças no estilo de vida dos servidores do IFES através da educação em saúde.

O projeto será desenvolvido através de atividades online, conforme cronograma abaixo para o ano 2023:

- Março: Saúde e qualidade de vida

- Maio: Atividade física e o combate ao sedentarismo

- Junho: A importância da prática do autocuidado (lazer, sono, redução do estresse, tabagismo, etilismo)

- Setembro: Saúde mental

- Outubro: Alimentação saudável

- Novembro: Relações interpessoais e promoção da saúde 

 


Acolhimento de servidores com excesso de peso, diabetes mellitus, dislipidemia e hipertensão arterial

O projeto consiste na realização de atendimentos em saúde individuais com servidores ativos do IFES. Os atendimentos serão oferecidos pela nutricionista, no que se refere ao acolhimento nutricional; e pela enfermeira, responsável pelo acolhimento de enfermagem. As referidas profissionais utilizarão instrumentos de abordagem e avaliação, conforme protocolos e procedimentos específicos de cada área técnica. Vale ressaltar que as datas dos atendimento serão marcadas conforme agenda dos profissionais de saúde e disponibilidade do servidor.

Objetivos:

Tem por objetivo promover a aprendizagem sobre a saúde e a prática do autocuidado em servidores do IFES identificados com excesso de peso, dislipidemia, diabetes mellitus e/ou hipertensão arterial, além de contribuir com a melhora das complicações crônicas decorrentes dessas enfermidades por meio do atendimento em saúde individualizado. 

 


Acolhimento psicossocial aos candidatos no admissional

O programa tem o objetivo de conhecer melhor os candidatos, abordando aspectos de saúde, família, vida social e profissional através da atuação da Assistente Social e Psicóloga da CASS. Os candidatos também são informados quanto ao funcionamento do serviço de saúde da Instituição, aos projetos e possíveis atendimentos por parte da equipe multiprofissional, bem como orientados quanto aos afastamentos relativos à saúde e outros benefícios concedidos. Os candidatos atendidos neste programa também passam pelo Exame Admissional realizado pelo Médico do Trabalho, o qual solicita exames e laudos pertinentes à avaliação do candidato. 

 


Acolhimento Multiprofissional em Saúde

Tal projeto visa acolher o servidor de forma individual, conforme sua necessidade de saúde. A equipe multiprofissional atenderá as demandas espontâneas dos servidores, os encaminhamentos feitos pela chefia imediata e os decorrentes da perícia médica. Os atendimentos serão feitos de acordo com as competências desta Coordenadoria de Saúde, de forma virtual ou presencial, conforme disponibilidade do setor e agenda dos profissionais de saúde, a saber:

Assistente Social

Enfermeira

Médico do Trabalho

Nutricionista

Psicólogas

Técnicos de Enfermagem

 


Materiais Educativos em Saúde

O material educativo em saúde pode ser compreendido como uma ferramenta de aprendizado, de modo a não ser considerado apenas um objeto que proporciona informação, mas um facilitador ou apoio para o desenvolvimento de uma experiência de aprendizado envolvendo reflexão e mudanças comportamentais no âmbito da saúde. O material escrito permite que o destinatário da comunicação tenha uma leitura posterior, possibilitando-lhe a superação de eventuais dificuldades, através do processo de decodificação e de rememorização.

Considerando-se a grande contribuição do material escrito no contexto da educação em saúde e o papel desses recursos para se promover saúde coletiva, prevenir doenças, desenvolver habilidades e favorecer a autonomia dos indivíduos, é importante elaborar um material de qualidade, que alcance as necessidades do leitor e que esteja disponível em local de acesso contínuo.

Assim, este projeto consiste na divulgação de materiais educativos em saúde em formatos de textos para incentivar o aprendizado em saúde dos servidores.

2023

Agosto

Agosto Dourado: Incentive o Aleitamento Materno

 

Março

Síndrome metabólica

 

Maio

Autocuidado e Qualidade de Vida

 

 2022

Janeiro

Janeiro Branco (2022)

 

Março

Influenza

Covid-19

 

Maio

Sarampo, Caxumba e Rubéola_Infecções Virais de Transmissão Respiratória

Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST)

 

Junho

Atividade Física: Um hábito necessário para promover saúde em todas as idades

Desenvolvimento Institucional e a Gestão de Riscos Ocupacionais no IFES

 

Outubro

Consumo de alimentos seguros para a promoção da saúde

 

2021

Janeiro

Janeiro Branco (2021)

 

Fevereiro

Salutogênese: Você sabe o que é?

 

Março

Violência contra a mulher: o que podemos fazer?

LER e DORT: Trabalho não pode causar dor!

Cartilha da Sociedade Brasileira de Reumatologia sobre LER e DORT

Vamos falar sobre Vacinas

 

Abril

Trabalho seguro e saudável

Cuidados com a voz

 

Maio

Obesidade, diabetes e hipertensão

 

Junho

Saúde Integrativa

Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS)

 

Julho

Hepatites - A importância de cuidar da saúde do fígado

Saúde bucal - Cuidados que refletem na saúde geral

 

Agosto

O uso de substâncias psicoativas: vamos falar sobre isso?

Cuidados com a visão

 

Setembro

Saúde mental: como está a sua?

Câncer de cólon e reto

 

Outubro

Câncer de Mama

Câncer de Colo de Utero

Benefícios de uma alimentação à base de vegetais

 

Novembro

Câncer de Próstata

Cuidados com a audição

Segurança e saúde ocupacional: prevenção do ruído

Como higienizar o ouvido

 

Dezembro

Câncer de pele não melanoma: a importância dos cuidados com a nossa pele

Doação de sangue: um gesto de solidariedade que salva vidas

Cuidados com a pele no ambiente de trabalho

 

 

2020

Orientações de isolamento 

Saúde Mental  Covid-19

Alimentação saudável para melhorar nosso sistema imunológico

Alimentação prática e saudável durante e após a pandemia

Orientações sobre alimentação consciente para evitar o comer emocional

Ergonomia no trabalho remoto 

 


Vacinação Contra Gripe

A gripe é uma doença infecciosa aguda causada pelo vírus influenza. É uma doença de alta transmissibilidade, por meio de partículas da saliva de uma pessoa infectada, expelidas sobretudo através da respiração, da fala, da tosse e do espirro.

A vacina deve ser administrada antes do começo da temporada de gripe (meses de inverno), geralmente no período do outono, e é indicada para prevenção da gripe. A composição da mesma, é feita com base em dados epidemiológicos acerca da criação de diferentes tipos e subtipos do vírus Influenza no mundo, atendendo às recomendações da Organização Mundial de Saúde.

A vacinação é recomendada devidoa sua importância para a prevenção de doenças, além de ser uma campanha de promoção da saúde no ambiente de trabalho, a qual contribuirá com a qualidade de vida dos nossos servidores pela imunização, minimizando o adoecimento dos mesmos.

 


Exames Periódicos

O exame médico periódico, instituído pela Lei nº 8.112, de 1990 e regulamentado pelo Decreto nº 6.856/2009, tem o objetivo de realizar a detecção precoce de doenças, sejam elas relacionadas ao trabalho ou não, promovendo uma avaliação da condição de saúde do servidor através de exames clínicos e avaliações laboratoriais.

A realização dos exames médicos periódicos também viabiliza a junção de informações para traçar o perfil epidemiológico dos servidores federais, de forma a embasar ações de promoção e atenção à saúde. 

 

Fim do conteúdo da página