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Relatório de Gestão 2023 - Facto

Última atualização em Segunda, 20 de Maio de 2024, 18h11

Índice de Artigos

10. Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Ciência e Tecnologia – Facto

10.1 O Papel das Fundações de Apoio

Imagem 10.1 – O Papel das Fundações de Apoio

A Facto é a Fundação de Apoio credenciada ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (facto.org.br). Atua no gerenciamento de projetos de ensino, pesquisa, extensão, desenvolvimento institucional, científico e tecnológico e estímulo à inovação junto ao Ifes, ampliando sua capacidade de parcerias com a sociedade, potencializando suas competências e contribuindo para os seus objetivos estratégicos e sua missão institucional.

As fundações de apoio têm sua atuação regulamentada por lei específica (Lei n. 8958/94). Para atuarem, as fundações de apoio precisam de um credenciamento específico às instituições em que pretendem apoiar, tal credenciamento é de competência do Grupo de Apoio Técnico (GAT), estrutura compartilhada entre o Mistério da Educação (MEC) e o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

A Facto apresenta seus Relatórios de Gestão anualmente, documento que além de comporem o balanço das realizações dos períodos, constituem, também, um importante referencial do que é possível projetar para o futuro, além de analisar o desenvolvimento da Instituição.

Imagem 10.2 – Propósito, Visão e Missão

10.2 Estrutura Administrativa-Operacional

A estrutura administrativa-operacional da Fundação, seguindo o modelo das organizações modernas, conta com o Conselho de administração, responsável pela tomada de decisões quanto às proncipais atividades da Instituição, devendo sempre estar ciente das compras de materiais, imóveis dentre outras ações. Há ainda o Conselho Fiscal, que tem o papel de fiscalizar e aprovar o balancete contendo toda a movimentação financeira anual da fundação. A composição encontra-se disponível aqui.

A Diretoria Executiva atua diretamente na empresa e é a principal responsável pelos assuntos comerciais, administrativos e financeiros da organização, atualmente é composta por:

  • Renato Tannure Rotta de Almeida – diretor presidente
  • Adonai José Lacruz – diretor administrativo-financeiro
  • Márcio de Sousa Bolzan – Diretor-Científico

10.3 Unidades de Negócios Escritórios de Projetos

Responsável pela captação e gestão de recursos oriundos de projetos nas áreas de pesquisa, extensão, desenvolvimento institucional científico e tecnológico e estímulo à inovação. Sua atuação está ligada diretamente ao apoio administrativo e financeiro desses projetos.

Tabela 10.1 – Execução Financeira dos Projetos – em R$
Rubricas Orçamento - Recursos Públicos Orçamento - Recursos Privados Valor Total Despesas Realizadas em 2023
Tarifas bancárias R$ 123.611,11 R$ 305.159,56 R$ 428.770,67 R$ 44.539,21
Bolsas R$ 59.069.049,62 R$ 11.976.686,82 R$ 71.045.736,44 R$ 16.584.259,75
Equipamentos - Material Permanente R$ 38.864.667,77 R$ 4.387.427,95 R$ 43.252.095,72 R$ 4.434.551,52
Material de Consumo R$ 2.172.447,41 R$ 2.959.245,91 R$ 5.131.693,32 R$ 1.061.348,98
Passagens R$ 1.187.247,97 R$ 471.415,00 R$ 1.658.662,97 R$ 585.014,88
Diárias R$ 968.170,95 R$ 469.577,88 R$ 1.437.748,83 R$ 615.906,93
Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica R$ 5.203.785,27 R$ 2.828.825,50 R$ 8.032.610,77 R$ 1.723.002,47
Serviços de Terceiros - Pessoa Física - RPA R$ 2.636.167,72 R$ 743.209,66 R$ 3.379.377,38 R$ 1.095.107,19
Contratação de Pessoas - CLT R$ 2.031.965,19 R$ 1.405.843,88 R$ 3.437.809,07 R$ 716.109,03
Despesas Operacionais e Administrativas - Facto R$ 7.359.954,78 R$ 1.988.579,40 R$ 9.348.534,18 R$ 2.466.450,02
Recursos Financeiros (Contrapartida IFES) R$ 1.462.200,87 R$ 394.315,75 R$ 1.856.516,62 R$ 744.914,37
Devolução de Recursos Remanescentes R$ 289.314,36 R$ 482.831,96 R$ 772.146,32 R$ -
Total R$ 121.368.583,02 R$ 28.413.119,27 R$ 149.781.702,29 R$ 30.071.204,35
Tabela 10.2 – Execução administrativa dos projetos
Indicador Resultado em 2023
Número de operações em contratos de bolsas 2290
Número de pregões realizados 196
Número de dispensas de licitações 21
Número de compras diretas 512
Tabela 10.3 – Execução Financeira dos Processos Seletivos e Concursos – em R$
Rubricas Despesas realizadas - Recursos Públicos Despesas realizadas - Recursos Privados Total de Despesas realizadas em 2023 Orçamento - Recursos Públicos Orçamento - Recursos Privados
Tarifas Bancárias R$ 39.497,08 R$ 862,51 R$ 40.359,59 R$ 134.000,00 -
Material de Consumo R$ 38.704,04 - R$ 38.704,04 R$ 79.768,15 -
Passagens R$ 55.746,93 - R$ 55.746,93 R$ 90.163,12 -
Diária R$ 83.800,65 - R$ 83.800,65 R$ 112.324,20 -
Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica R$ 664.358,71 R$ 24.018,87 R$ 688.377,58 R$ 1.680.811,98 -
Serviços de Terceiros - Pessoa Física - RPA R$ 2.649.740,21 - R$ 2.649.740,21 R$ 5.908.919,71 -
Contratação De Pessoas - CLT - R$ 221.418,98 R$ 221.418,98 - R$ 322.604,88
Despesas Operacionais e Administrativas - FACTO R$ 1.013.405,24 R$ 20.156,31 R$ 1.033.561,55 R$ 1.261.990,20 R$ 49.308,12
Devolução de Recursos Remanescentes R$ 141.588,03 - R$ 141.588,03 - -
Total R$ 4.686.840,89 R$ 266.456,67 R$ 4.953.297,56 R$ 9.267.977,36  

10.4 Unidades de Negócios Concursos Públicos e Processos Seletivos

Responsável pela captação e gestão de recursos oriundos de projetos de Concursos e Processos Seletivos nas áreas de pesquisa e pós-graduação, ensino e desenvolvimento institucional. Sua atuação está ligada diretamente ao apoio administrativo e financeiro desses projetos.

Tabela 10.4 – Execução Administrativa dos Concursos e Processos Seletivos
Número de operações em contratos com PF e PJ 483
Número de candidatos atendido 66.538
Número de municípios em que se foi realizado o concurso ou processo seletivo 62

Empresas Parceiras

Imagem 10.3 – Empresas Parceiras
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