Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Relatório de Gestão 2023 - Cefor

Última atualização em Segunda, 13 de Maio de 2024, 18h01

Índice de Artigos

9. Centro de Referência em Formação e em Educação a Distância – Cefor

Aline Freitas da Silva de Carvalho
Diretora do Cefor

Mensagem da Diretora do Cefor

Estimados membros da nossa comunidade acadêmica, colaboradores institucionais e todos aqueles que desempenharam um papel crucial no êxito do Centro de Referência em Formação e em Educação a Distância (Cefor) ao longo dos anos.

Ao refletirmos sobre o ano que passou, é com grande satisfação que reconhecemos os esforços conjuntos que nos permitiram alcançar marcos significativos em nossa jornada para promover uma educação de qualidade e acessível a todos.

Nesse relatório, destacamos as narrativas de comprometimento, inovação e superação que o nosso trabalho evidencia.

Em 2023, enfrentamos desafios, mas também testemunhamos a resiliência e a adaptabilidade da nossa equipe, dos nossos estudantes e parceiros. Através de um esforço mútuo. Os objetivos do Cefor em 2023 abrangiam a ampliação da oferta de cursos de qualidade, a melhoria contínua dos processos pedagógicos e tecnológicos, a expansão do alcance a públicos diversificados e a consolidação de parcerias estratégicas para a promoção da Educação a Distância. Esses esforços resultaram na expansão da nossa oferta de cursos, proporcionando mais de 23 mil vagas distribuídas em diversos programas formativos que vão desde cursos de aperfeiçoamento e formação inicial e continuada a formação técnica e especializações.

Este feito é fruto da nossa dedicação à missão de fomentar e apoiar a Educação a Distância (EaD) e o uso de tecnologias educacionais, contribuindo assim para o desenvolvimento profissional contínuo de professores e técnicos administrativos da educação.

Destacamos ainda que o Centro de Referência em Formação e Educação a Distância (Cefor), é instituição de referência em Educação a Distância (EaD) no Brasil, e que está em constante busca pela excelência em suas práticas educacionais, aprimorando metodologias e ferramentas para atender a uma demanda crescente por educação flexível, de qualidade e acessível.

A metodologia empregada pelo Cefor para alcançar seus objetivos envolve uma abordagem multidisciplinar, integrando as áreas de tecnologia da informação, pedagogia e gestão. Foi dada ênfase à inovação pedagógica, ao desenvolvimento de conteúdos digitais de alta qualidade e à implementação de plataformas tecnológicas robustas para suporte ao ensino e aprendizagem.

Durante o ano de 2023, o Cefor realizou uma série de iniciativas significativas, entre elas podemos destacar as seguintes:

  1. Migração do Moodle 3.1 para o 3.9 e da plataforma Mooc.
  2. Trilha Cefor.
  3. Apoio ao Projeto em Rede.
  4. Apoio Institucional.

9.1 Migração do Moodle 3.1 para o 3.9 e da plataforma Mooc

No primeiro semestre de 2023 – todos os novos cursos iniciaram na versão 3.9 do Moodle, assim como todos os cursos do Cefor.

Esta nova versão no Moodle trouxe vários benefícios para a comunidade acadêmica, entre eles:

  • Interface gráfica totalmente reformulada e similar à plataforma de cursos abertos do Ifes (Mooc), oferecendo assim mais familiaridade para todos os usuários.
  • Visão geral aprimorada das salas, sendo possível classificar, ocultar e favoritar com mais eficiência a sua disciplina.
  • Novos recursos e novos tipos de atividades, como por exemplo H5P.
  • Utilização do Turnitin (software de verificação de originalidade) diretamente pelo Moodle.
  • Melhoria no desempenho, diminuindo assim lentidão do sistema e travamentos.
  • Mais segurança e integração com o sistema acadêmico.

Isso faz com que os usuários se sintam mais familiarizados com a plataforma gerando ainda mais salas para uso dos professores e alunos, como é possível verificar. O Ambiente Virtual de Aprendizagem - AVA 3.1 contava com aproximadamente 35 mil salas e o AVA 3.9 em poucos meses de uso já conta com mais de 5 mil novas salas.

Imagem 9.1 – Quantidade de salas e alunos por unidade de ensino AVA

Tudo isso fortalecendo o processo de ensino e aprendizado dos nossos estudantes, desde os cursos de Formação Inicial e Continuada - FIC ao Doutorado.

9.2 Trilha Cefor 2023

Para divulgar e capacitar os servidores nos Campis para o uso desta nova versão do Moodle e tudo que ela trouxe de benefícios, foi criado o Trilha Cefor, um momento de formação que buscou compartilhar e construir conhecimento sobre a nova versão do Moodle. Foi uma verdadeira maratona de aprendizado com incríveis 1.280 km percorridos, 215 participantes nas oficinas, 22 campis impactados e 28 servidores diretamente envolvidos na organização. Foram oferecidos:

  • Oficina: "Comece por Aqui”
    Apresentação do Moodle do Ifes e suas principais mudanças. A profa. Rutinelli da Penha Fávero e a servidora Juliana Cristina da Silva Cassaro foram responsáveis por apresentar a nova forma de organização do ambiente virtual de aprendizagem Moodle Ifes e suas funcionalidades mais interessantes. Uma verdadeira imersão nas novidades do Moodle. ✅🖥️

  • Oficina: "Gamificação”
    As professoras Marize Lyra e Mariella Berger conduziram uma reflexão sobre a gamificação no Moodle, explorando suas possibilidades e desafios. Os participantes puderam adquirir conhecimentos para tornar o processo de aprendizagem mais efetivo e divertido. 🎮📚

  • Oficina: "HP5 - Vídeos Interativos"
    Nessa oficina, os servidores Marcus Vinicius Accioly e Elton Vinicius Silva mostraram algumas potencialidades na utilização do H5P para criar vídeos e interativos para as salas virtuais. Além disso, buscaram visualizar como lançar notas dessas atividades diretamente no Moodle. Uma forma envolvente de acompanhar o conteúdo! 🎥✨

  • Oficina: “Turnitin”
    Foi uma oportunidade para os participantes aprenderem a configurar e utilizar essa ferramenta dentro do ambiente virtual de aprendizagem. O Turnitin é uma solução adotada pela instituição que analisa textos e verifica sua originalidade, auxiliando na detecção de possíveis similaridades em trabalhos acadêmicos. Ministrada pela profa. Aline Pinto Amorim, os participantes da oficina tiveram a chance de explorar o plugin de forma prática, realizando testes de configuração e aprendendo a visualizar o relatório de similaridade gerado pelo Turnitin.

9.3 Apoio ao Projeto em Rede e outros projetos

Centro de Referência em Formação e em Educação a Distância - Cefor juntamente com reitoria do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) promove uma ação de articulação com todos os campi do Ifes, denominada Projeto de Cursos a Distância em Rede do Ifes.

Trata-se de ação promovida com o objetivo de incentivar a oferta de cursos em Rede na modalidade a distância, sem distinção entre cursos já ofertados ou novos cursos, tendo os campi do Ifes como campus ofertante e/ou campus polo. Oportunamente, os polos da Universidade Aberta do Brasil (UAB) também podem aderir ao projeto. Podem ser ofertados desde cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), Aperfeiçoamentos, cursos técnicos, graduação e pós-graduação Lato Sensu, e os processos seletivos são centralizados.

O objetivo macro desta ação é aumentar o número de matrículas por meio da Educação a Distância (EaD) e fomentar a modalidade a distância de forma institucionalizada.

No ano de 2023 foram ofertadas 1.160 vagas de cursos, entre eles: FIC Inglês Básico, FIC Práticas Pedagógicas no Ensino Fundamental I e II, entre outros.

Tabela 9.1 - Projeto Cursos em Rede
Ciclo Cursos Vagas Insc Mat
4º ciclo FIC Assistente Administrativo 200 801 200
FIC Inglês Básico 160 547 155
FIC Operador de Computador 240 363 163
FIC Organizador de Eventos 120 141 77
FIC Práticas Pedagógicas no Ensino Fundamental I 240 321 137
FIC Práticas Pedagógicas no Ensino Fundamental II 200 271 155
Total 1.160 2.444 887

9.4 Apoio Institucional

Este é um importante papel no Cefor dentro do Ifes, pois além de ser a referência de EaD para os demais campi, o Cefor tem o papel de apoiar no planejamento e nas ações relativas à Educação a Distância e ao uso de tecnologias educacionais.

Entre as diversas ações que envolvem esse apoio pode-se destacar:

  • Disciplina de Libras: O Cefor oferece a todos os campi do Ifes aproximadamente 120 vagas para os cursos de bacharelado e Licenciatura a cada semestre do ano.
  • Apoio de Mídias, Libras e Eventos: Gravações, transmissões e traduções de eventos institucionais promovidos pela reitoria e pelos diversos campi do Ifes (jornada de integração, apresentação das orquestras dos campi, reuniões, palestras, etc) ; Transmissão das reuniões do Conselho Superior - Consup; Traduções de documentos institucionais para a Língua Brasileira de Sinais - Libras (ROD, Editais, etc);
  • Capacitações e Formações: O Cefor por meio do seu grupo de servidores (professores e técnicos administrativos) oferece aos campi oficinas de capacitações sobre diversos temas envolvendo tecnologias educacionais e o AVA.

O ano de 2023 foi marcante para o CEFOR, com avanços significativos na promoção da educação a distância no Brasil. Para o futuro, o centro se compromete a continuar investindo em inovação pedagógica, tecnologia e formação docente, com o objetivo de superar os desafios existentes e expandir ainda mais seu impacto na educação brasileira. A busca por parcerias estratégicas e o foco na qualidade e acessibilidade dos cursos permanecem como pilares fundamentais para o sucesso e a expansão do Cefor.

O Centro de Referência em Formação e Educação a Distância tem o compromisso com a excelência educacional e reforça seu papel crucial na democratização do acesso à educação de qualidade no Brasil.

Buscamos aqui apresentar uma visão abrangente das atividades e iniciativas desenvolvidas pelo Cefor. Essa instituição desempenha um papel crucial na promoção e implementação da Educação a Distância - EaD, bem como na formação inicial e continuada de professores e técnicos administrativos da educação.

Nossos objetivos do Cefor enfocam o fomento e suporte à EaD e ao uso de tecnologias educacionais, além da formação de professores e demais profissionais da educação por meio de ensino, pesquisa e extensão. Os cursos oferecidos são classificados em institucionalizados e fomentados, abrangendo desde técnicos subsequentes em Multimeios Didáticos até diversos programas de pós-graduação lato sensu e aperfeiçoamento, focando em práticas pedagógicas, design educacional, e tecnologias digitais aplicadas à educação, entre outros.

Um destaque é a oferta do curso técnico em Multimeios Didáticos e do curso de pós-graduação Lato Sensu em Práticas Pedagógicas, ambos projetados para atender às necessidades específicas de formação profissional e acadêmica. Além disso, os cursos de aperfeiçoamento e formação inicial e continuada refletem o compromisso do Cefor com a capacitação contínua dos profissionais da educação, preparando-os para atuar eficientemente no ambiente educacional moderno.

Por fim, gostaria de sublinhar o papel de apoio institucional do Cefor dentro do Ifes, destacando sua contribuição para o planejamento e ações relacionadas à EaD e ao uso de tecnologias educacionais. Entre as várias ações mencionadas, destaca-se a oferta semestral da disciplina de Libras EaD, exemplificando o compromisso do Cefor com a inclusão e a acessibilidade na educação.

Este ano, estamos diante de um horizonte repleto de possibilidades para impactar ainda mais o cenário educacional à distância e inovar nos processos de ensino-aprendizagem. Com vistas a propiciar a melhoria dos serviços prestados e ampliar nossos projetos e consolidar ainda mais a nossa comunidade, com o intuito de não apenas atender, mas superar as expectativas de nossos alunos e da sociedade como um todo.

Em tempo, gostaríamos de expressar nossa profunda gratidão a cada membro da nossa equipe, pelo comprometimento incansável e pela paixão dedicada a cada projeto, curso e iniciativa. Valorizamos imensamente o papel vital dos nossos alunos, cujo desejo constante por conhecimento e adaptabilidade às novas formas de aprendizagem nos impulsiona a evoluir e inovar continuamente. Aos nossos parceiros institucionais, estendemos sinceros agradecimentos por acreditarem em nossa visão e contribuírem para o nosso crescimento,

Por fim, este relatório celebra as conquistas alcançadas coletivamente e destaca os desafios que ainda estão por vir. Convido a todos a se unirem a nós nessa contínua jornada de aprendizado, crescimento e inovação.

registrado em:
Fim do conteúdo da página