Relatório de Gestão 2023 - Cefor
Índice de Artigos
9. Centro de Referência em Formação e em Educação a Distância – Cefor

Diretora do Cefor
Mensagem da Diretora do Cefor
Estimados membros da nossa comunidade acadêmica, colaboradores institucionais e todos aqueles que desempenharam um papel crucial no êxito do Centro de Referência em Formação e em Educação a Distância (Cefor) ao longo dos anos.
Ao refletirmos sobre o ano que passou, é com grande satisfação que reconhecemos os esforços conjuntos que nos permitiram alcançar marcos significativos em nossa jornada para promover uma educação de qualidade e acessível a todos.
Nesse relatório, destacamos as narrativas de comprometimento, inovação e superação que o nosso trabalho evidencia.
Em 2023, enfrentamos desafios, mas também testemunhamos a resiliência e a adaptabilidade da nossa equipe, dos nossos estudantes e parceiros. Através de um esforço mútuo. Os objetivos do Cefor em 2023 abrangiam a ampliação da oferta de cursos de qualidade, a melhoria contínua dos processos pedagógicos e tecnológicos, a expansão do alcance a públicos diversificados e a consolidação de parcerias estratégicas para a promoção da Educação a Distância. Esses esforços resultaram na expansão da nossa oferta de cursos, proporcionando mais de 23 mil vagas distribuídas em diversos programas formativos que vão desde cursos de aperfeiçoamento e formação inicial e continuada a formação técnica e especializações.
Este feito é fruto da nossa dedicação à missão de fomentar e apoiar a Educação a Distância (EaD) e o uso de tecnologias educacionais, contribuindo assim para o desenvolvimento profissional contínuo de professores e técnicos administrativos da educação.
Destacamos ainda que o Centro de Referência em Formação e Educação a Distância (Cefor), é instituição de referência em Educação a Distância (EaD) no Brasil, e que está em constante busca pela excelência em suas práticas educacionais, aprimorando metodologias e ferramentas para atender a uma demanda crescente por educação flexível, de qualidade e acessível.
A metodologia empregada pelo Cefor para alcançar seus objetivos envolve uma abordagem multidisciplinar, integrando as áreas de tecnologia da informação, pedagogia e gestão. Foi dada ênfase à inovação pedagógica, ao desenvolvimento de conteúdos digitais de alta qualidade e à implementação de plataformas tecnológicas robustas para suporte ao ensino e aprendizagem.
Durante o ano de 2023, o Cefor realizou uma série de iniciativas significativas, entre elas podemos destacar as seguintes:
- Migração do Moodle 3.1 para o 3.9 e da plataforma Mooc.
- Trilha Cefor.
- Apoio ao Projeto em Rede.
- Apoio Institucional.
9.1 Migração do Moodle 3.1 para o 3.9 e da plataforma Mooc
No primeiro semestre de 2023 – todos os novos cursos iniciaram na versão 3.9 do Moodle, assim como todos os cursos do Cefor.
Esta nova versão no Moodle trouxe vários benefícios para a comunidade acadêmica, entre eles:
- Interface gráfica totalmente reformulada e similar à plataforma de cursos abertos do Ifes (Mooc), oferecendo assim mais familiaridade para todos os usuários.
- Visão geral aprimorada das salas, sendo possível classificar, ocultar e favoritar com mais eficiência a sua disciplina.
- Novos recursos e novos tipos de atividades, como por exemplo H5P.
- Utilização do Turnitin (software de verificação de originalidade) diretamente pelo Moodle.
- Melhoria no desempenho, diminuindo assim lentidão do sistema e travamentos.
- Mais segurança e integração com o sistema acadêmico.
Isso faz com que os usuários se sintam mais familiarizados com a plataforma gerando ainda mais salas para uso dos professores e alunos, como é possível verificar. O Ambiente Virtual de Aprendizagem - AVA 3.1 contava com aproximadamente 35 mil salas e o AVA 3.9 em poucos meses de uso já conta com mais de 5 mil novas salas.

Tudo isso fortalecendo o processo de ensino e aprendizado dos nossos estudantes, desde os cursos de Formação Inicial e Continuada - FIC ao Doutorado.
9.2 Trilha Cefor 2023
Para divulgar e capacitar os servidores nos Campis para o uso desta nova versão do Moodle e tudo que ela trouxe de benefícios, foi criado o Trilha Cefor, um momento de formação que buscou compartilhar e construir conhecimento sobre a nova versão do Moodle. Foi uma verdadeira maratona de aprendizado com incríveis 1.280 km percorridos, 215 participantes nas oficinas, 22 campis impactados e 28 servidores diretamente envolvidos na organização. Foram oferecidos:
- Oficina: "Comece por Aqui”
Apresentação do Moodle do Ifes e suas principais mudanças. A profa. Rutinelli da Penha Fávero e a servidora Juliana Cristina da Silva Cassaro foram responsáveis por apresentar a nova forma de organização do ambiente virtual de aprendizagem Moodle Ifes e suas funcionalidades mais interessantes. Uma verdadeira imersão nas novidades do Moodle. ✅?️ - Oficina: "Gamificação”
As professoras Marize Lyra e Mariella Berger conduziram uma reflexão sobre a gamificação no Moodle, explorando suas possibilidades e desafios. Os participantes puderam adquirir conhecimentos para tornar o processo de aprendizagem mais efetivo e divertido. ?? - Oficina: "HP5 - Vídeos Interativos"
Nessa oficina, os servidores Marcus Vinicius Accioly e Elton Vinicius Silva mostraram algumas potencialidades na utilização do H5P para criar vídeos e interativos para as salas virtuais. Além disso, buscaram visualizar como lançar notas dessas atividades diretamente no Moodle. Uma forma envolvente de acompanhar o conteúdo! ?✨ - Oficina: “Turnitin”
Foi uma oportunidade para os participantes aprenderem a configurar e utilizar essa ferramenta dentro do ambiente virtual de aprendizagem. O Turnitin é uma solução adotada pela instituição que analisa textos e verifica sua originalidade, auxiliando na detecção de possíveis similaridades em trabalhos acadêmicos. Ministrada pela profa. Aline Pinto Amorim, os participantes da oficina tiveram a chance de explorar o plugin de forma prática, realizando testes de configuração e aprendendo a visualizar o relatório de similaridade gerado pelo Turnitin.
9.3 Apoio ao Projeto em Rede e outros projetos
Centro de Referência em Formação e em Educação a Distância - Cefor juntamente com reitoria do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) promove uma ação de articulação com todos os campi do Ifes, denominada Projeto de Cursos a Distância em Rede do Ifes.
Trata-se de ação promovida com o objetivo de incentivar a oferta de cursos em Rede na modalidade a distância, sem distinção entre cursos já ofertados ou novos cursos, tendo os campi do Ifes como campus ofertante e/ou campus polo. Oportunamente, os polos da Universidade Aberta do Brasil (UAB) também podem aderir ao projeto. Podem ser ofertados desde cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), Aperfeiçoamentos, cursos técnicos, graduação e pós-graduação Lato Sensu, e os processos seletivos são centralizados.
O objetivo macro desta ação é aumentar o número de matrículas por meio da Educação a Distância (EaD) e fomentar a modalidade a distância de forma institucionalizada.
No ano de 2023 foram ofertadas 1.160 vagas de cursos, entre eles: FIC Inglês Básico, FIC Práticas Pedagógicas no Ensino Fundamental I e II, entre outros.
Tabela 9.1 - Projeto Cursos em Rede | ||||
---|---|---|---|---|
Ciclo | Cursos | Vagas | Insc | Mat |
4º ciclo | FIC Assistente Administrativo | 200 | 801 | 200 |
FIC Inglês Básico | 160 | 547 | 155 | |
FIC Operador de Computador | 240 | 363 | 163 | |
FIC Organizador de Eventos | 120 | 141 | 77 | |
FIC Práticas Pedagógicas no Ensino Fundamental I | 240 | 321 | 137 | |
FIC Práticas Pedagógicas no Ensino Fundamental II | 200 | 271 | 155 | |
Total | 1.160 | 2.444 | 887 |
9.4 Apoio Institucional
Este é um importante papel no Cefor dentro do Ifes, pois além de ser a referência de EaD para os demais campi, o Cefor tem o papel de apoiar no planejamento e nas ações relativas à Educação a Distância e ao uso de tecnologias educacionais.
Entre as diversas ações que envolvem esse apoio pode-se destacar:
- Disciplina de Libras: O Cefor oferece a todos os campi do Ifes aproximadamente 120 vagas para os cursos de bacharelado e Licenciatura a cada semestre do ano.
- Apoio de Mídias, Libras e Eventos: Gravações, transmissões e traduções de eventos institucionais promovidos pela reitoria e pelos diversos campi do Ifes (jornada de integração, apresentação das orquestras dos campi, reuniões, palestras, etc) ; Transmissão das reuniões do Conselho Superior - Consup; Traduções de documentos institucionais para a Língua Brasileira de Sinais - Libras (ROD, Editais, etc);
- Capacitações e Formações: O Cefor por meio do seu grupo de servidores (professores e técnicos administrativos) oferece aos campi oficinas de capacitações sobre diversos temas envolvendo tecnologias educacionais e o AVA.
O ano de 2023 foi marcante para o CEFOR, com avanços significativos na promoção da educação a distância no Brasil. Para o futuro, o centro se compromete a continuar investindo em inovação pedagógica, tecnologia e formação docente, com o objetivo de superar os desafios existentes e expandir ainda mais seu impacto na educação brasileira. A busca por parcerias estratégicas e o foco na qualidade e acessibilidade dos cursos permanecem como pilares fundamentais para o sucesso e a expansão do Cefor.
O Centro de Referência em Formação e Educação a Distância tem o compromisso com a excelência educacional e reforça seu papel crucial na democratização do acesso à educação de qualidade no Brasil.
Buscamos aqui apresentar uma visão abrangente das atividades e iniciativas desenvolvidas pelo Cefor. Essa instituição desempenha um papel crucial na promoção e implementação da Educação a Distância - EaD, bem como na formação inicial e continuada de professores e técnicos administrativos da educação.
Nossos objetivos do Cefor enfocam o fomento e suporte à EaD e ao uso de tecnologias educacionais, além da formação de professores e demais profissionais da educação por meio de ensino, pesquisa e extensão. Os cursos oferecidos são classificados em institucionalizados e fomentados, abrangendo desde técnicos subsequentes em Multimeios Didáticos até diversos programas de pós-graduação lato sensu e aperfeiçoamento, focando em práticas pedagógicas, design educacional, e tecnologias digitais aplicadas à educação, entre outros.
Um destaque é a oferta do curso técnico em Multimeios Didáticos e do curso de pós-graduação Lato Sensu em Práticas Pedagógicas, ambos projetados para atender às necessidades específicas de formação profissional e acadêmica. Além disso, os cursos de aperfeiçoamento e formação inicial e continuada refletem o compromisso do Cefor com a capacitação contínua dos profissionais da educação, preparando-os para atuar eficientemente no ambiente educacional moderno.
Por fim, gostaria de sublinhar o papel de apoio institucional do Cefor dentro do Ifes, destacando sua contribuição para o planejamento e ações relacionadas à EaD e ao uso de tecnologias educacionais. Entre as várias ações mencionadas, destaca-se a oferta semestral da disciplina de Libras EaD, exemplificando o compromisso do Cefor com a inclusão e a acessibilidade na educação.
Este ano, estamos diante de um horizonte repleto de possibilidades para impactar ainda mais o cenário educacional à distância e inovar nos processos de ensino-aprendizagem. Com vistas a propiciar a melhoria dos serviços prestados e ampliar nossos projetos e consolidar ainda mais a nossa comunidade, com o intuito de não apenas atender, mas superar as expectativas de nossos alunos e da sociedade como um todo.
Em tempo, gostaríamos de expressar nossa profunda gratidão a cada membro da nossa equipe, pelo comprometimento incansável e pela paixão dedicada a cada projeto, curso e iniciativa. Valorizamos imensamente o papel vital dos nossos alunos, cujo desejo constante por conhecimento e adaptabilidade às novas formas de aprendizagem nos impulsiona a evoluir e inovar continuamente. Aos nossos parceiros institucionais, estendemos sinceros agradecimentos por acreditarem em nossa visão e contribuírem para o nosso crescimento,
Por fim, este relatório celebra as conquistas alcançadas coletivamente e destaca os desafios que ainda estão por vir. Convido a todos a se unirem a nós nessa contínua jornada de aprendizado, crescimento e inovação.
Redes Sociais