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Relatório de Gestão 2023 - Prodi

Última atualização em Sexta, 14 de Junho de 2024, 17h18

Índice de Artigos

7. Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional
Resultado da Gestão

Mensagem do Pró-Reitor

Luciano de Oliveira Toledo
Pró-Reitor de Desenvolvimento Institucional

O ano de 2023 foi de grandes realizações para o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), marcado por avanços significativos em bem-estar, desenvolvimento de pessoal, inovação tecnológica e expansão estratégica. Na Atenção à Saúde do Servidor impregaram-se ações notáveis, destacando-se em perícias médicas, promoção da saúde e lançamento do Programa Viver Bem Ifes, alinhados à Política Nacional de Segurança e Saúde do Trabalhador. Nas áreas de seleção e desenvolvimento, realizamos progressos significativos, nomeando novos integrantes e promovendo o desenvolvimento profissional que beneficiou um terço de nossa força de trabalho. Eventos como a Semana do Servidor e a implementação de políticas de progressão funcional reforçaram nosso compromisso com a excelência e o crescimento pessoal.

Em termos de governança, cadastro e pagamentos de pessoal, nossas práticas refletiram um compromisso com a eficiência e a transparência, garantindo uma gestão financeira responsável e apoiando a missão institucional.

Paralelamente, a área de Tecnologia da Informação (TI) se transformou com projetos inovadores, como a integração do Ambiente Virtual de Aprendizagem com o SIGAA, destacando nosso foco em melhorar continuamente os serviços à comunidade acadêmica.

A área de Planejamento foi fundamental na expansão e inovação do Ifes, colaborando com a captação mais de R$ 5 milhões para a Cidade da Inovação e promovendo o desenvolvimento de novas unidades educacionais. A adoção de metodologias modernas como BIM e REVIT e o esforço na fiscalização de obras enfatizaram nosso empenho na modernização e no crescimento sustentável.

Em suma, 2023 foi um ano de realizações notáveis em diversas frentes voltadas para o desenvolvimento institucional e o bem-estar de nossa comunidade. Com essas bases sólidas, o Ifes se consolida ainda mais como uma referência em educação, inovação e qualidade de vida no trabalho, entusiasmado com as perspectivas futuras e pronto para enfrentar novos desafios e alcançar ainda mais sucesso.

7.1 Gestão de Pessoas

7.1.1 Atenção à Saúde do Servidor

A Coordenadoria de Atenção à Saúde do Servidor (CASS), no ano de 2023, teve suas atividades realizadas em conformidade com Regimento Interno da Reitoria do IFES, atuando nos três eixos da Política Nacional de Segurança e Saúde do Trabalhador, a saber: perícia, vigilância e promoção da saúde.

7.1.1.1 Eixo Perícia

7.1.1.1.1 Perícias Odontológicas

Considerando que a CASS não apresenta profissional de odontologia em sua equipe de saúde, foram viabilizadas, a partir da colaboração e parceria com o Ministério da Saúde, 18 perícias odontológicas para concessão de licença para tratamento da própria saúde do servidor.

7.1.1.1.2 Perícias Médicas

A equipe médica da CASS realizou e/ou viabilizou:

  • 790 perícias médicas singulares, sendo 706 perícias para concessão de licença para tratamento da própria saúde do servidor e 84 para acompanhamento de familiar;
  • 206 perícias por junta médica, sendo 126 juntas para concessão de licença em saúde e 80 para avaliação dos processos em saúde;
  • 2 perícias externas.
7.1.1.1.3 Lançamento de atestados de curta duração

Foram lançados 2.603 atestados pelos técnicos de enfermagem e equipe médica, sendo:

  • 2.076 atestados para tratamento de saúde do próprio servidor;
  • 527 atestados para acompanhamento de pessoa da família.

Ao todo, foram lançados 3.519 afastamentos no SIASS em 2023. Ressalta-se que a maioria dos afastamentos lançados no SIASS são atestados referentes a licenças para tratamento de saúde do próprio servidor (82%), dos quais 71,4% são atestados de curta duração, seguidos de perícia singular (24,3%) e junta médica oficial (4,3%). Os outros 18% são atestados relacionados a afastamentos para acompanhar pessoa da família, concedidos por meio de atestados de curta duração ou perícia médica. Tais informações podem ser verificadas na Imagem 7.1. Tais números consistem no somatório de atestados lançados pela CASS e pela Unidade SIASS de Alegre.

Imagem 7.1 - Número de afastamentos lançados em 2023 –

7.1.1.2 Eixos Vigilância e Promoção da Saúde

7.1.1.2.1 Atividades referentes à Medicina do Trabalho
  • Participação em 152 Perícias Oficiais no Sistema SIASS;
  • Realizados 20 Exames Admissionais de candidatos a cargo no IFES;
  • Avaliados 16 Comunicações de Acidente de Trabalho analisadas no SIGRH/IFES, sendo elaborados 10 Pareceres Técnicos em processos de servidor sobre CAT;
  • Elaboração do Relatório de Acidentes de Trabalho e Doenças relacionadas ao trabalho no IFES referente ao ano de 2022;
  • Participação na resposta ao Ministério Público do Trabalho - PP 000123.2022.17.001/2;
  • Elaboração de Parecer Técnico:
    • 04 - processos de servidor com restrição médica de horário de trabalho;
    • 01 - processo de servidor sobre pedido de mudança de setor;
    • 01 - processo sobre constatação de deficiência de servidor docente;
    • 07 - processos de servidor sobre tempo especial de trabalho;
    • 07 - Perfis Profissiográficos Previdenciários (PPP).
7.1.1.2.2 Atividades referentes à Engenharia de Segurança do Trabalho
  • Análise e emissão de laudo técnico de 6 processos de insalubridade/periculosidade;
  • Instrução técnica e processual de 04 processos de insalubridade/periculosidade;
  • Elaboração de Laudo Técnico sobre Avaliação de Ambiente de Trabalho – Campus Cachoeiro de Itapemirim; Campus Montanha; Campus Ibatiba;
  • Participação de Audiência PP 123.2022.17.001/2 – INTIMAÇÃO PRT-17/PTMCI Nº 1084.2023 – Procuradoria Regional do Trabalho da 17ª Região – Cachoeiro de Itapemirim/ES (em 15/05/2023);
  • Assistência Técnica, na modalidade Engenharia de Segurança do Trabalho, à Procuradoria Federal junto ao Ifes nos desdobramentos do Processo nº 23147.007813/2022-85. Assunto: Ação Preventiva sobre Controle e Fiscalização da Gestão Pública;
  • Manifestação ao Laudo do Jurisperito. Assistência Técnica em Perícia. Atendimento ao Ofício n. 02230/2023/EATE-TRAB/EADM2/PGF/AGU, referente à ação judicial nº ATOrd 0000743-73.2023.5.17.0141, da Vara do Trabalho de Colatina.
  • Investigação de acidente de trabalho, em observação às etapas e métodos - Campus Guarapari;
  • 07 viagens técnicas.
7.1.1.2.3 Atividades referentes à Equipe de Promoção da Saúde
I. Manutenção dos espaços virtuais da CASS no site institucional do Ifes

Foi criado o Programa Viver Bem Ifes, um espaço virtual no site Institucional pensado para divulgar temas e ações sobre promoção da saúde do servidor. Tem como objetivo organizar, sistematizar e divulgar as ações da Coordenadoria de Atenção à Saúde do Servidor – Reitoria do IFES, visando desenvolver processos e atividades que modifiquem o estilo de vida, estimulando as pessoas e grupos a adotarem hábitos de vida saudáveis e, desta forma, contribuir na melhoria da qualidade de vida e bem-estar dos servidores.

Foram publicados 3 materiais educativos em saúde no espaço “Saúde do Servidor” no ano de 2023 (Tabela 7.1), elaborados pela equipe multiprofissional desta coordenadoria, totalizando 50 conteúdos em saúde desde o início de sua criação em 2020. Tal iniciativa expandiu e viabilizou o acesso virtual a conteúdos relevantes em saúde para todos os servidores do Ifes.

Tabela 7.1 - Materiais educativos em saúde publicados pela CASS em 2023
Título do MaterialMêsResponsável Técnico
Síndrome metabólica Março Nutricionista
Autocuidado e qualidade de vida Maio Nutricionista e Enfermeira
Agosto dourado: Incentive o aleitamento materno Agosto Nutricionista
II. Calendário de Promoção da Saúde em 2023

No mês de abril, a CASS realizou uma Triagem em Saúde em alusão ao Dia Mundial da Saúde, com o tema “Saúde para Todos”. Tal atividade foi aberta a todos os servidores e colaboradores do Ifes, realizada de forma presencial na Reitoria, alcançando 41 pessoas. Foram feitos atendimentos individuais pela nutricionista (avaliação antropométrica e de composição corporal), pela enfermeira (aferição da pressão arterial, glicemia, frequência cardíaca e oximetria) e um acolhimento psicológico inicial pelas psicólogas do setor. Inicialmente, a ação foi planejada para acontecer apenas no dia 05/04/2023, porém, devido à alta demanda e a capacidade de atendimento da equipe de saúde, a ação foi estendida por todo o mês de abril. A ação foi divulgada por e-mail e pelo site institucional

Em maio, a CASS promoveu a “Campanha de Vacinação Contra a Gripe/Vírus da Influenza”, contemplando 122 servidores da Reitoria, Cefor e Campus Viana. A vacinação ocorreu nos dias 17 e 30 de maio de 2023. A divulgação da campanha foi feita via e-mail, direcionada aos servidores pertencentes ao quadro da Reitoria, Cefor e Campus Viana.

No dia 03 de agosto, a CASS realizou uma Triagem em Saúde “in loco” para os servidores do CEFOR, a pedido desta Unidade do Ifes, de forma presencial, alcançando 21 pessoas. Foram feitos atendimentos individuais pela nutricionista (avaliação antropométrica), pela enfermeira (aferição da pressão arterial, glicemia, frequência cardíaca e oximetria) e pelas psicólogas (prática meditativa e acolhimento psicológico). A divulgação dessa ação aconteceu de forma interna para a Unidade do Ifes contemplada.

No mês de agosto, realizou-se o “Ciclo de Palestras: Saúde e Qualidade de vida”, uma atividade virtual para todos os servidores do Ifes, com a atuação da equipe Multiprofissional da CASS. Foram ministradas 4 palestras virtuais sobre temas variados em saúde e qualidade de vida (Tabela 7.2), com intervalo de uma semana entre as palestras. A atividade foi divulgada por e-mail e pelo site institucional..

Tabela 7.2 - Ciclo de Palestras sobre saúde e qualidade de vida realizado pela CASS em 2023
Título da PalestraResponsável TécnicoNº de participantesData
Saúde e qualidade de vida: A importância do autocuidado Enfermeira 59 09/08/2023
Alimentação saudável: Organização da rotina Nutricionista 65 16/08/2023
Relações interpessoais e promoção da saúde Assistente Social 90 22/08/2023
Tomada de decisão e saúde mental Psicólogas 74 30/08/2023

Em dezembro, A CASS em parceria com a GEAP Saúde, também promoveu a “Palestra: Saúde Bucal”, uma atividade presencial realizada no miniauditório da Reitoria no dia 13/12/2023, com a participação de 22 servidores. A palestrante desta atividade foi uma Odontóloga e Radiologista parceira da GEAP, tendo em vista que a CASS não apresenta tal área técnica em sua equipe multiprofissional de saúde. A divulgação da ação foi feita via e-mail e WhatsApp direcionada aos servidores pertencentes ao quadro da Reitoria e CEFOR, bem como pelo site Institucional.

Programa Viver Bem IfesEquipe multiprofissional de saúde-Fevereiro a Dezembro de 2023
Tabela 7.3 - Ações de promoção da saúde realizadas em 2023 pela CASS
Ações de Promoção da SaúdeResponsável TécnicoNº de participantesData
Publicação de Materiais Educativos em Saúde Nutricionista e Enfermeira - Março a Agosto de 2023
Triagem em Saúde – Dia Mundial da Saúde: Saúde para Todos Nutricionista, Enfermeira e Psicólogas 39 Abril de 2023
Campanha de Vacinação contra Gripe/Influenza Enfermeira 122 17 e 30 de Maio de 2023
Triagem em Saúde no CEFOR Nutricionista, Enfermeira e Psicólogas 21 03/08/2023
Ciclo de Palestras da CASS: Saúde e Qualidade de Vida Nutricionista, Enfermeira, Psicólogas e Assistente Social 288 09, 16, 22 e 30 de Agosto de 2023
Palestra: Saúde Bucal Odontóloga e Radiologista convidada 22 13/12/2023
III. Atendimentos e acolhimentos individuais em saúde

Foram realizados 523 atendimentos/acolhimentos/visitas em saúde com os servidores do Ifes, de forma individualizada, presencial e/ou virtualmente, em cada área técnica da equipe multiprofissional da CASS (Tabela 7.4).

Tabela 7.4 - Atendimentos individuais em saúde realizados de forma presencial e/ou virtual
ProfissionalPeríodoNº de Atendimentos / AcolhimentosNº de visitas Institucionais
(Domiciliares e Hospitalares)
Assistente Social janeiro a dezembro de 2023 315 03
Enfermeira janeiro a dezembro de 2023 74 -
Nutricionista janeiro a dezembro de 2023 51 -
Psicólogas janeiro a dezembro de 2023 78 02
IV. Projeto de acolhimento psicossocial aos candidatos no admissional

O programa tem o objetivo de conhecer melhor os candidatos, abordando aspectos de saúde, família, vida social e profissional através da atuação da assistente social e psicóloga da CASS. Os candidatos também são informados quanto ao funcionamento do serviço de saúde da Instituição, aos projetos e possíveis atendimentos por parte da equipe multiprofissional, bem como orientados quanto aos afastamentos relativos à saúde e outros benefícios concedidos. A Tabela 7.5 mostra o quantitativo de candidatos atendidos em 2023.

Tabela 7.5 - Quantitativo de candidatos atendidos pelo programa em 2023
PeríodoNúmero de candidatos*
janeiro a dezembro de 2020 20
* Os candidatos atendidos neste programa também passam pelo Exame Admissional realizado pelo Médico do Trabalho da CASS, o qual solicita exames e laudos pertinentes à avaliação do candidato.

7.1.1.3 Aprovação da Política de Atenção à Saúde e Segurança do Trabalho dos Servidores do Ifes (PASS-IFES)

Em 2023, a Comissão responsável por elaborar a Minuta da PASS-IFES retomou as atividades seguindo as etapas de tramitação para implantação da referida política, a saber:

  • Atualização da Minuta no que diz respeito às legislações vigentes, diretrizes e princípios, bem como todo o texto norteador para sua implementação no Ifes;
  • Apresentação da Minuta ao Fórum de Diretores Gerais do Ifes em 12 de abril de 2023;
  • Apresentação e aprovação da Minuta pelo Conselho Superior do Ifes em 22 de setembro de 2023;
  • Publicação da Resolução Consup/Ifes nº176 de 23 de setembro de 2023, a qual aprova a Política de Atenção à Saúde e Segurança do Trabalho dos Servidores do Instituto Federal do Espírito Santo (PASS-IFES).

7.1.1.4 Participação da CASS na Elaboração da Minuta da Política de Qualidade de Vida no Trabalho

Foram designadas para Comissão de Elaboração da Minuta da Política de Qualidade de Vida no Trabalho, a nutricionista e psicóloga da CASS. Tais profissionais participaram de reuniões da comissão e realizaram pesquisas, estudos e devidas contribuições na minuta. A Política de Qualidade de Vida no Trabalho foi apresentado ao Conselho Superior do Ifes e aprovada, conforme Resolução CONSUP/IFES nº 207 de 15 de dezembro de 2023.

7.1.1.5 Participação da CASS na Comissão Local de Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) da Reitoria

Foram designadas para comporem a comissão e contribuírem nas ações de QVT a nutricionista e psicóloga da CASS. Tais profissionais participaram de reuniões quinzenais e/ou mensais da comissão, além de auxiliarem no planejamento e execução das atividades de QVT realizadas para os servidores da Reitoria no ano de 2023 (Tabela 7.6), a saber:

Tabela 7.6 - Resumo das ações de QVT, 2023
Ações de QVTLocalNº de participantesFrequência/Data
Visita Guiada na exposição: “O extraordinário universo de Leonardo da Vinci” Cidade da Inovação 36 Atividade Pontual
11 e 14 de abril de 2023
Arraial da Reitoria Reitoria - 30 de Junho de 2023
Visita guiada nas Exposições: “Documentação em Obra: Produção do Acervo de Arte Contemporânea Capixaba” e "Mulheres Artistas no Acervo da UFES" UFES 20 Atividade Pontual
19 e 20 de julho de 2023
"Práticas terapêuticas e Meditativas - Yoga e Meditação" Reitoria 18 Atividade permanente, duas vezes na semana.

7.1.1.6 Participação da CASS em Comissão sobre Exames Periódicos 2023

A Comissão responsável pelo procedimento licitatório referente à contratação dos exames periódicos para os servidores do Ifes, da qual fazem parte três servidores da CASS, a saber: médico do trabalho, enfermeira e assistente social, durante o ano de 2023 elaborou o termo de referência, com atualização dos exames a serem ofertados, incluindo a contabilização dos quantitativos de exames específicos aos riscos ocupacionais de 10 unidades do IFES (Reitoria, Cefor, Campi Vitória, Vila Velha, Serra, Aracruz, Piúma, Cachoeiro, São Mateus e Linhares). Foram solicitados os orçamentos para empresas especializadas no assunto e em seguida foi realizada a abertura do processo licitatório.

7.1.1.7 Colaboração técnica da CASS no Programa Pedala IFES

Foram realizados atendimentos em saúde pela Medicina do Trabalho da CASS aos 07 participantes do Programa Pedala IFES na Reitoria, como previsto no Edital do Programa Pedala Ifes nº 01/2023, Edição 2023/2024.

7.1.2 Seleção e Desenvolvimento de Pessoas

7.1.2.1 Seleção de Pessoas

Em 2023, foram nomeados e empossados 21 servidores entre Técnico-Administrativos em Educação (TAEs) e professores da carreira do Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT), conforme a tabela a seguir.

Tabela 7.7 - Quantitativo de convocados e nomeados em 2023
CarreiraConvocaçãoNomeação
TAE 31 13
EBTT 11 8
Total 42 21
Fonte: GeDoc

7.1.2.2 Estágio Probatório

O estágio probatório corresponde à avaliação da aptidão e capacidade do servidor durante o período de 3 (três) anos, a partir da sua entrada em efetivo exercício, visando a sua confirmação ou não no cargo.

Para os servidores da carreira dos Técnico-Administrativos em Educação (TAEs), são observados os fatores: assiduidade, disciplina, capacidade de iniciativa, produtividade e responsabilidade.

Para os servidores da carreira do Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT), além dos fatores utilizados na avaliação dos TAEs, também é observado o fator desempenho didático-pedagógico.

Tabela 7.8 - Quantitativo de homologação de estágio probatório de 2023
CarreiraHomologaçãoExoneração
TAE 7 1
EBTT 14 1
Total 21 2
Fonte: GeDoc

7.1.2.3 Desenvolvimento de Pessoas

A Diretoria de Gestão de Pessoas, por meio da Coordenadoria de Seleção e Desenvolvimento de Pessoas (CSDP) da Reitoria, das Coordenadorias Gerais de Gestão de Pessoas (CGGPs) dos campi e da Coordenadoria de Gestão de Pessoas (CGP) da Reitoria, atua para impulsionar a capacitação e a qualificação dos servidores, de acordo com a Política de Capacitação de Pessoas deste instituto e a Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoas (PNDP), instituída pelo Decreto nº 9.991/2019.

O principal instrumento da PNDP é o Plano de Desenvolvimento de Pessoas (PDP). No PDP de 2023 do IFES, foram indicadas 222 necessidades de desenvolvimento de pessoas. Dessas necessidades, 70,72% foram atendidas por meio da execução de 941 ações de desenvolvimento, que somaram uma carga horária de 89.513 horas (exceto educação formal), alcançando 914 servidores, o que representa 33% da força de trabalho desta instituição.

Imagem 7.2 – Servidores Capacitados/em Capacitação em 2023
Fonte: CGGPs dos campi e CGP da Reitoria

O investimento com as ações de desenvolvimento de pessoas em 2023 foi de R$ 1.620.806,80 (exceto gastos com a manutenção da remuneração dos servidores afastados).

As ações de desenvolvimento podem ser viabilizadas por meio de uma das formas de afastamento previstas no art. 18 do Decreto nº 9.991/2019 ou por meio de Ação de Desenvolvimento em Serviço (ADS). Abaixo, é possível observar uma visão gráfica das ações de desenvolvimento agrupadas por esse critério, levando-se em consideração todas as unidades do Ifes.

Imagem 7.3 – Ações de Desenvolvimento em 2023 por Carreira por meio de:
Fonte: CGGPs dos campi e CGP da Reitoria

Também é possível observar a distribuição das ações de desenvolvimento por unidade, de acordo com o critério de agrupamento das formas de afastamento ou ADS:

Imagem 7.4 – Ações de Capacitação (em Andamento ou Concluídas em 2023) por meio de:
Fonte: CGGPs dos campi e CGP da Reitoria

Os principais temas das ações executadas no PDP de 2023 podem ser observados na tabela a

Tabela 7.9 – Top 10 dos temas de desenvolvimento em 2023 (exceto educação formal)
Gestão do Tempo e Produtividade 19
Manutenção em Mobilidade Elétrica Avançada 10
Inteligência Emocional 9
Principais Inovações e Aspectos Práticos da Nova Lei de Licitações e Contratos 8
Nova Lei de Licitações e Contratos: Aspectos Gerais e Pontos de Atenção 7
4º Congresso Brasileiro de Compras Públicas 7
XXXII Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental 6
Liderança 6
Capacitação de Emergência de Segurança de Violência Ativa 6
Reforma da Previdência – EC nº 103/2019, Aplicada aos Sistemas SIAPE e SIAPECAD 5
Fonte: CGGPs dos campi e CGP da Reitoria

Em 2023, foi elaborado o PDP de 2024, com intensa participação e envolvimento dos servidores do IFES. Todo o processo foi realizado por meio do portal do Sistema de Pessoal Civil da Administração Federal (SIPEC). Foram 736 necessidades de desenvolvimento identificadas, as quais deverão ser atendidas por ações em 2024.

7.1.2.4 Semana do Servidor - 2023

Evento realizado no mês de outubro. Trata-se da data comemorativa do Dia do Servidor, que ocorre no dia 28. Entre outras ações, o evento contou com 2 (duas) palestras pelo canal do Ifes no YouTube: uma palestra com o tema “Há motivos para se motivar no serviço público?” e outra sobre “Mindset para criatividade, adaptação e bem-estar”.

7.1.2.5 Desenvolvimento nas Carreiras, Gratificações e Incentivos

As carreiras dos Técnico-Administrativos em Educação (TAEs) e dos professores do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) estão estruturadas pelas Leis nº 11.091/2005 e nº 12.772/2012, respectivamente.

7.1.2.5.1 Progressão/Promoção
Progressão Funcional por Mérito - TAE

Na Progressão Funcional por Mérito, o desempenho profissional dos TAEs é avaliado a cada 9 (nove) meses, por meio de autoavaliação e avaliação de equipe. São avaliados os seguintes fatores: assiduidade; disciplina/comprometimento; capacidade de iniciativa; produtividade e qualidade do trabalho; e responsabilidade. O servidor precisa obter, no mínimo, 60% de rendimento na avaliação de desempenho durante o interstício de 18 (dezoito) meses de efetivo exercício para que lhe seja concedida a progressão por mérito.

Progressão por Capacitação - TAE

O servidor TAE também pode progredir por capacitação a cada 18 meses, até atingir o nível de capacitação IV, condicionado à apresentação de certificados de cursos de capacitação e suas devidas cargas horárias.

Progressão Funcional/ Promoção - Professor EBTT

A progressão funcional é a passagem do servidor docente para o nível de vencimento imediatamente superior dentro de uma mesma classe. Ocorre exclusivamente mediante avaliação de desempenho individual, após o cumprimento do interstício de 24 meses de efetivo exercício em cada nível.

A promoção é a passagem do servidor docente de uma classe para outra subsequente, observando-se, também, a aprovação na avaliação de desempenho individual do docente, após o cumprimento do interstício de 24 meses de efetivo exercício no último nível de cada classe.

A avaliação de desempenho do docente, seja para progressão, seja para promoção, leva em consideração 6 (seis) eixos: avaliação discente; atividades de ensino e de apoio ao ensino; capacitação; pesquisa; extensão; e desempenho de gestão (quando aplicável).

Aceleração da Promoção - Professor EBTT

Após a homologação da aprovação em estágio probatório, o servidor docente que atender ao requisito de titulação pode ter sua promoção acelerada para o nível 1 da classe D II, quando apresenta título de especialista, ou para o nível 1 da classe D III, quando apresenta título de mestre ou doutor.

Tabela 7.10 - Progressões e promoções em 2023 (TAE e Docente)
TipoQuantidade
Progressão Funcional por Mérito - TAE 689
Progressão por Capacitação - TAE 68
Progressão/Promoção - Docente 85
Aceleração da Promoção - Docente 13
Total 855
Fonte: GeDoc
7.1.2.5.2 Gratificação e Incentivo
Incentivo à Qualificação (IQ) - TAE

O IQ é concedido ao servidor TAE que possui educação formal superior à exigida para o seu cargo. Ele é calculado sobre o padrão de vencimento básico do servidor TAE, cujo percentual depende do nível de educação acima daquele exigido para ingresso no cargo e da relação entre a área de conhecimento do curso e o ambiente organizacional de atuação do servidor.

Retribuição por Titulação (RT) - Professor EBTT

A RT é a gratificação concedida ao servidor docente que apresenta titulação superior àquela exigida para seu ingresso no cargo, cujo valor varia em função do nível da titulação apresentada pelo servidor.

Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC) - Professor EBTT

RSC é a gratificação concedida ao docente após avaliação e aprovação, por comissão especial, dos conhecimentos e habilidades decorrentes da sua experiência individual e profissional, inclusive no exercício de atividades no âmbito acadêmico.

Tabela 7.11 - Gratificações e Incentivos em 2023 (TAE e Docente)
TipoQuantidade
Incentivo à Qualificação - TAE 127
Retribuição por Titulação - Docente 64
RSC - Docente 96
Total 287
Fonte: GeDoc

7.1.3 Governança de Pessoas

A Coordenadoria de Governança de Pessoas realizou, no ano de 2023, a condução da Comissão do Grupo de Trabalho responsável pelo estudo e construção da Política de Qualidade de Vida no Trabalho do Ifes, conforme Portaria do Gabinete do Reitor nº 1135/2022. A minuta da política de qualidade de vida no trabalho do Ifes foi aprovada na reunião do Conselho Superior no dia 15/12/2023, a qual virou a Resolução do Conselho Superior nº 207/2023.

A referida coordenadoria também está coordenando a Comissão Local de Qualidade de Vida no Trabalho da Reitoria, conforme Portaria nº 444/2023, alterada pela Portaria nº 2.047/2023.

Além do programa de qualidade de vida no trabalho, a coordenadoria atua conjuntamente com a Diretoria de Gestão de Pessoas no assessoramento e acompanhamento das atividades desenvolvidas no âmbito desta Diretoria e pelos órgãos integrantes de sua estrutura no que se refere aos aspectos administrativos, legais, técnicos e operacionais.

7.1.4 Cadastro e Pagamento de Pessoas

Apresentamos dados para o ano de 2023 relacionados ao cadastro de pessoas e o pagamento de pessoas do Ifes.

Tabela 7.12 - Força de Trabalho por Situação Funcional
Situação FuncionalQuantitativo
Ativo Permanente 2808
Aposentado 677
Cedido 8
Anistiado 40
Colaboração Técnica 12
Estagiário 162
Exercício descentralizado 2
Exercício provisório 8
Professor Substituto 224
Instituidor de Pensão 245
Fonte: SIGRH x DW
Tabela 7.13 - Servidores ativos permanentes por categoria
Categoria Quantitativo (%)
Docente 1488 47,0%
Técnico Administrativo 1320 53,0%
Total 2808 100,0%
Fonte: SIGRH x DW
Tabela 7.14 - Servidores ocupantes de CD, FG e FCC
FunçõesQuantitativo
CD-01 1
CD-02 26
CD-03 30
CD-04 73
FG-01 123
FG-02 175
FG-03 12
FG-04 5
FCC 144
Fonte: SIGRH x DW
Imagem 7.5 - Servidores por gênero (%)
Fonte: SIGRH x DW
Imagem 7.6 - Servidores Docentes por gênero (%)
Fonte: SIGRH x DW
Imagem 7.7 – Servidores Docentes por gênero (%)
Fonte: SIGRH x DW
Imagem 7.8 – Servidores TAE por carga horária semanal (%)
Fonte: SIGRH x DW
Imagem 7.9 - Servidores Docente por carga horária semanal (%)
Fonte: SIGRH x DW
Tabela 7.15 -Servidores por faixa etária
Faixa EtáriaQuantitativo(%)
De 22 a 25 anos 7 0,25%
De 26 a 30 anos 49 1,75%
De 31 a 40 anos 954 33,97%
De 41 a 50 anos 1054 37,54%
De 51 a 60 anos 577 20,55%
De 61 a 70 anos 161 5,73%
De 71 a 74 anos 13 0,46%
Total 2808 100,00%
Fonte: SIGRH x DW
Imagem 7.10 – Servidores docente com RSC
Fonte: SIGRH x DW
Tabela 7.16 -Servidores por escolaridade
EscolaridadeDocenteTAE
Quantitativo(%)Quantitativo(%)
Doutorado 706 47,45% 60 4,82%
Mestrado 719 48,32% 402 32,29%
Especialização 53 3,56% 585 46,99%
Ensino Superior 10 0,67% 117 9,40%
2º Grau - - 75 6,02%
Alfabetizado - - 5 0,40%
Primeiro Grau incompleto - - 1 0,08%
Total 1.488 100,00% 1.245 100,00%
Fonte: SIGRH x DW
Imagem 7.11 – Servidores Docente por classe
Fonte: SIGRH x DW
Imagem 7.12 – Servidores TAE com classe
Fonte: SIGRH x DW
Imagem 7.13 – Concessões aos servidores em 2023
Fonte: SIGRH x DW
Imagem 7.14 – Concessões aos servidores em 2023
Fonte: SIGRH x D
Tabela 7.17 - Remuneração em R$
RubricaDescriçãoJanFevMarAbrMaiJunJulAgoSetOutNovDezTotal
Remuneração Servidores (Ativos) 15.054.967,73 15.003.919,40 15.110.567,78 15.127.961,71 16.481.723,48 16.632.087,09 16.609.747,14 16.516.261,65 16.787.912,30 16.853.534,85 17.351.743,76 17.315.951,17 194.846.378,06
00742 Contrato Temporário Art. 37 C.F Professores 628.286,58 626.565,97 665.376,38 669.992,10 777.669,74 786.401,22 777.434,03 815.395,15 812.822,03 835.326,95 837.588,26 841.090,07 9.073.948,48
83172 Bolsa De Estágio 90.577,07 78.622,32 75.309,36 80.930,34 86.793,16 102.302,58 112.664,69 123.662,53 129.315,71 133.927,55 129.741,43 129.925,56 1.273.772,30
Totais 15.773.831,38 15.709.107,69 15.851.253,52 15.878.884,15 17.346.186,38 17.520.790,89 17.499.845,86 17.455.319,33 17.730.050,04 17.822.789,35 18.319.073,45 18.286.966,80 205.194.098,84
Tabela 7.18 - Adicionais em R$
Rubrica Descrição Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Total
00028 Adicional Noturno 16.613,44 8.289,57 13.093,71 18.809,75 19.065,45 21.833,93 18.771,90 17.788,73 21.297,28 20.756,90 21.976,35 18.792,87 217.089,88
00067 Adicional de Periculosidade 18.353,74 18.353,74 19.734,05 18.779,99 21.338,38 21.062,30 24.265,14 21.169,50 21.169,50 21.169,50 21.169,50 20.620,76 247.186,10
00053 Adicional de Insalubridade 36.700,19 38.612,62 38.348,74 40.407,70 43.758,38 45.866,71 45.242,61 45.783,82 48.640,60 48.039,86 48.421,34 49.116,71 528.939,28
00133 Adicional de Insalubridade-Clt 199,60 199,60 199,60 199,60 199,60 199,60 199,60 199,60 199,60 199,60 199,60 199,60 2.395,20
83117 Acerto Adicional de Insalubridade 0,00 0,00 138,52 21,32 0,00 17,78 0,00 0,00 0,00 7.635,58 0,00 0,00 7.813,20
Totais 71.866,97 65.455,53 71.514,62 78.218,36 84.361,81 88.980,32 88.479,25 84.941,65 91.306,98 97.801,44 91.766,79 88.729,94 1.003.423,66
Tabela 7.19 - Auxílios e Benefícios em R$
Rubrica Descrição Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Total
82848 Auxílio Alimentação Cdt 63.495,43 75.257,60 78.459,49 112.292,48 128.576,52 117.357,64 108.847,42 133.962,77 124.123,65 129.177,34 129.096,66 106.521,20 1.307.168,20
82849 Assistência Pré-Escolar Cdt 7.062,00 6.420,00 6.420,00 10.100,80 8.346,00 8.041,05 9.309,00 10.914,00 10.914,00 10.914,00 10.593,00 11.877,00 110.910,85
00121 Auxílio Natalidade 7.251,75 1.977,75 5.603,63 5.274,00 3.414,91 4.311,48 5.748,64 3.592,90 3.592,90 5.030,06 6.345,56 8.263,67 60.407,25
00700 Assistência Pré-Escolar 213.786,00 210.576,00 212.123,68 211.300,84 211.335,70 210.576,00 209.292,00 206.403,00 204.477,00 204.477,00 202.872,00 203.209,05 2.500.428,27
00136 Auxílio-Alimentação 1.289.209,05 1.284.790,04 1.284.914,92 1.845.788,94 1.842.330,29 1.840.701,46 1.841.147,37 1.824.972,15 1.831.224,65 1.831.365,66 1.830.950,36 1.816.931,31 20.364.326,20
82737 Per Capita - Saúde Suplementar 544.528,73 546.263,30 540.070,22 539.990,26 534.879,03 531.003,67 530.980,70 529.061,05 532.506,45 533.454,12 525.318,06 527.564,11 6.415.619,70
Totais 2.125.332,96 2.125.284,69 2.127.591,94 2.724.747,32 2.728.882,45 2.711.991,30 2.705.325,13 2.708.905,87 2.706.838,65 2.714.418,18 2.705.175,64 2.674.366,34 30.758.860,47
Tabela 7.20 - Indenizações em R$
Rubrica Descrição Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Total
83086 Auxílio Moradia 9.615,88 14.136,48 11.936,48 11.936,48 11.935,88 14.036,48 11.936,48 11.936,48 11.936,48 9.936,48 13.936,48 9.725,88 143.005,96
00951 Auxílio-Transporte 25.880,03 42.271,12 43.392,90 48.949,89 45.906,83 48.878,71 40.445,16 55.243,17 58.189,48 44.722,32 41.884,25 43.815,81 539.579,67
82850 Auxílio-Transporte Cdt 3.127,48 3.539,57 6.934,38 11.017,52 7.658,92 10.813,52 10.126,12 11.521,83 12.509,82 12.695,82 16.368,49 13.780,04 120.093,51
82695 Auxílio-Transporte Estagiário 8.628,34 16.210,00 14.640,00 19.230,00 19.925,34 29.390,00 25.913,40 31.350,00 31.460,00 30.368,64 25.650,00 29.659,02 282.424,74
82538 Indenização A Gestante 4.304,92 4.304,92 9.067,84 32.882,44 43.903,77 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 578,15 0,00 95.042,04
Totais 51.556,65 80.462,09 85.971,60 124.016,33 129.330,74 103.118,71 88.421,16 110.051,48 114.095,78 97.723,26 98.417,37 96.980,75 1.180.145,92
Tabela 7.21 - Pagamentos de Exercícios Anteriores em R$
Rubrica Descrição Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Total
82888 Exercício Anterior Auxílio Alimentação 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 3.664,00 1.729,37 0,00 124,91 0,00 0,00 5.518,28
82890 Exercício Anterior Auxílio Transporte 0,00 0,00 458,00 0,00 0,00 830,09 0,00 364,08 0,00 0,00 0,00 0,00 1.652,17
00571 Exercício Anterior Gratificação Natalina - At 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 240,64 0,00 0,00 0,00 0,00 240,64
82891 Exercício Anterior Assistência Pré-Escola 0,00 0,00 0,00 3.199,30 0,00 0,00 0,00 545,70 0,00 0,00 0,00 0,00 3.745,00
00058 Exercício Anterior Ativo 32.559,23 7.261.695,21 89.501,14 26.721,93 22.404,30 37.035,75 24.621,95 16.829,02 0,00 16.809,87 15.094,97 13.850,18 7.557.123,55
82970 Exercício Anterior Cdt - Pessoal 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 555,48 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 555,48
83017 Exercício Anterior Indenização Férias 0,00 52.641,12 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 52.641,12
82892 Exercício Anterior Per Capita 10.053,50 16.118,45 6.462,68 7.484,20 34.273,89 11.568,28 0,00 14.507,42 0,00 4.233,76 0,00 0,00 104.702,18
82967 Exercício Anterior S/Incid Pss At 388,93 33.622,07 16.637,44 8.679,09 3.277,37 6.264,66 692,91 43,46 0,00 589,20 417,49 7.552,80 78.165,42
82959 Exercício Anterior Gratificação Natalina Cdt 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 2.460,33 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 2.460,33
82971 Exercício Anterior Indenização Férias - Cdt 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00
82379 Exercício Anterior Abono Permanência - At 0,00 671.834,65 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 671.834,65
Totais 43.001,66 8.035.911,50 113.059,26 46.084,52 59.955,56 56.254,26 31.439,19 34.259,69 0,00 21.757,74 15.512,46 21.402,98 8.478.638,82
Tabela 7.22 - Ações Judiciais em R$
Rubrica Descrição Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Total
01007 Decisão Judicial Transitado Julgado Auxílio Transporte 102.822,31 24.006,31 93.329,66 124.839,85 121.838,18 142.628,14 126.110,36 121.023,61 121.787,99 148.393,02 121.155,26 120.580,84 1.368.515,53
01100 Decisão Judicial Transitado Julgado Is/Pss-At 5.160,84 5.160,84 5.160,84 5.160,84 5.709,11 5.709,11 5.709,11 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 37.770,69
15277 Decisão Judicial Transitado Julgado At. 5.852,53 5.852,53 5.852,53 5.852,53 3.202,05 3.202,05 3.202,05 3.202,05 3.202,05 3.202,05 3.202,05 3.202,05 49.026,52
01113 Decisão Judicial Não Transitado Julgado Is/Pss - At 2.868,81 2.868,81 2.725,58 -1.627,03 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 6.836,17
10288 Decisao Judicial N Tran Jug At 3.303,50 3.303,50 3.303,50 3.303,50 3.303,50 3.303,50 3.303,50 3.303,50 0,00 0,00 5.492,30 3.741,26 35.661,56
01303 Decisão Judicial Deposito Em Juizo At 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00
20063 Adicionais Opcionais Transitado Julgado 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00
20062 Adicionais Ocupacionais Não Transitado Julgado 7.350,42 6.482,35 9.417,00 8.075,17 8.793,47 7.626,49 7.847,27 7.756,71 7.756,71 7.756,71 7.461,29 7.348,41 93.672,00
Totais 127.358,41 47.674,34 119.789,11 145.604,86 142.846,31 162.469,29 146.172,29 135.285,87 132.746,75 159.351,78 137.310,90 134.872,56 1.591.482,47
Tabela 7.23 - Substituições de Cargo de Chefia em R$
Descrição Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Total
Substituição/Interino 13.752,63 26.244,94 5.189,36 2.212,68 2.999,13 4.699,71 5.387,47 19.198,29 7.245,88 15.497,60 10.525,80 13.667,02 126.620,51
Tabela 7.24 - Reposição Ao Erário em R$
Rubrica Descrição Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Total
00145 Reposição Ao Erário Lei 8112/90-10486/02 62.712,30 58.737,82 65.520,74 69.183,45 67.992,90 64.803,21 61.187,79 62.534,67 61.337,93 60.386,57 66.887,39 66.313,46 767.598,23
82954 Reposição Ao Erário Lei 8112/90 Custeio 3.942,75 6.011,03 2.887,98 5.032,62 4.351,46 6.364,32 8.048,20 5.149,14 14.823,01 10.928,35 9.466,24 9.105,75 86.110,85
Totais 66.655,05 64.748,85 68.408,72 74.216,07 72.344,36 71.167,53 69.235,99 67.683,81 76.160,94 71.314,92 76.353,63 75.419,21 853.709,08
Tabela 7.25 - Despesa com Gratificação por Encargo de Curso e Concurso (GECC) em R$
Rubrica Descrição Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Total
82885 Exercício Anterior Gecc 0,00 51.467,08 43.624,37 0,00 0,00 0,00 4.900,95 0,00 0,00 89.949,27 1.382,24 0,00 191.323,91
83119 Gecc 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 68.395,58 0,00 0,00 0,00 8.018,29 74.539,93 150.953,80
Totais 0,00 51.467,08 43.624,37 0,00 0,00 0,00 73.296,53 0,00 0,00 89.949,27 9.400,53 74.539,93 342.277,71
Tabela 7.26 - Salário Maternidade em R$
Rubrica Descrição Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Total
00086 Salário Maternidade 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00

7.2 Gestão da Tecnologia da Informação

7.2.1 Status dos Projetos

Os projetos previstos no Relatório de Gestão de 2022 para serem executados no ano de 2023 tiveram avanços distintos.

Destacamos o projeto Desenvolvimento de Funcionalidade de Integração do AVA com o SIGAA, que avançou de maneira satisfatória, uma vez que as funcionalidades de integração do AVA (Moodle) com o SIGAA/SIG foram desenvolvidas estando disponíveis a criação de turmas, inserção de estudantes e a atualização de notas. Todas as funcionalidades foram desenvolvidas de modo a permitir a atualização do Moodle Institucional.

As ações de Expansão das Equipes Institucionais dos serviços de TI, foram iniciadas e duas equipes institucionais foram instanciadas: Equipe Institucional do Ambiente de Gestão de Eventos de Serviços de TI - LOG e Equipe Institucional de Desenvolvimento e Sustentação do SIG.

Sobre a Descontinuidade de Serviços de TI legados concorrentes ao SIG, essa ação ainda carece de maior atenção, uma vez que a descontinuidade de serviços legados e que concorrem ao SIG enfrenta resistências naturais para esse tipo de projeto.

Por fim, a Captação de Recursos externos para Investimento na Infraestrutura e no Corpo Técnico de TI, ainda não teve um encaminhamento efetivo e novas ações estão planejadas para o ano de 2024.

7.2.2 Conformidade Legal

Com o objetivo de atender as questões legais que envolvem a área de Tecnologia da Informação, o Ifes possui políticas e documentos atrelados à área de Tecnologia da Informação. Os seguintes documentos estão em vigência:

  1. Política de Utilização dos Recursos de TI;
  2. Política de Segurança da Informação;
  3. Política de Governança Digital;
  4. Política de Gestão de Riscos de TI;
  5. Plano Diretor de Tecnologia da Informação com Planejamento Estratégico de Tecnologia da Informação;

Todas as políticas e suas respectivas normativas estão disponíveis em:

7.2.3 Modelo de Governança de TI

O Ifes possui o modelo de governança de TI disposto da seguinte forma:

  1. 1. Comitê Gestor de Tecnologia da Informação
  2. 2. Fórum de Tecnologia da Informação
  3. 3. Comitê Gestor de Segurança da Informação
  4. 4. Diretoria de Tecnologia da Informação
  5. 5. Coordenadorias subordinadas à DRTI
    1. Coordenadoria Geral de Infraestrutura e Telecomunicações (CGIT);
    2. Coordenadoria Geral de Sistemas de Informação (CGSI);
    3. Coordenadoria Geral de Governança de TI (CGGovTI);
    4. Central de Serviços (CS); e
    5. Coordenadoria de Segurança de TI (CST).
  6. Coordenadorias de Tecnologia da Informação dos Campi do Ifes

Vizualize o Organograma do Ifes

7.2.4 Detalhamento dos Projetos e Ações Executadas em 2023

Durante o ano de 2023, diversas ações foram conduzidas diretamente pela área de Tecnologia da Informação e outras a TI auxiliou as áreas de negócio.

7.2.4.1 Fortalecimento e utilização do SIGAA no Ifes

Os projetos priorizados foram aqueles relacionados à transformação digital da área-fim do Ifes. Dentre as principais entregas, destacamos a estruturação e emissão do diploma digital no SIGAA por meio do serviço disponibilizado pela RNP para estudantes de graduação. Também, foram realizadas ações para emissão de certificados de conclusão de cursos de pós-graduação via SIGAA.

Nessa mesma linha de digitalização, foi desenvolvido e disponibilizado para utilização o Módulo de Certificação Encceja no SIGAA. Todas essas entregas buscam fortalecer a digitalização dos serviços, tornando o processo de emissão de documentos acadêmicos mais ágil e com custo operacional baixo, sendo de grande importância para a Instituição e também para a comunidade geral.

Outra ação importante foi o desenvolvimento de funcionalidades de integração do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) com o SIGAA/SIG. Como dito anteriormente, as funcionalidades desenvolvidas tornará o processo de operacionalização do ambiente mais facilitado e próximo do que existe hoje no Ifes.

Em parceria com nossos estudantes, em uma ação inédita, foi desenvolvida a funcionalidade de Identidade Estudantil na Área do Discente no SIGAA. Essa solução trouxe maior facilidade para os estudantes na utilização do documento de identificação estudantil e também facilitou o processo dos setores responsáveis pela confecção dos documentos.

7.2.4.2 Ações de Estruturação Administrativa e Conformidade Legal

Visando a conformidade legal com a LGPD, o sistema de coleta de consentimento foi desenvolvido com novas funcionalidades. A solução desenvolvida utiliza como autenticador o Gov.BR para os pais dos menores de 18 anos e permite a inserção de novos serviços que necessitam de coleta de consentimento, como por exemplo o ICPEdu.

Também auxiliamos os setores de ensino, pesquisa e extensão na implantação do Extrator de Dados que conecta com o Monitor da Setec/MEC.

Foi disponibilizado também para a Comissão Central do Programa de Gestão do Ifes o sistema Polare (desenvolvido pela UFRN) em substituição ao SUSEP (PDG - Desenvolvido pelo Ministério da Economia). Essa ação visa disponibilizar um sistema aderente às regras atuais do Programa de Gestão e Desempenho do Ministério da Gestão e Inovação (MGI).

Por fim, com vistas a melhorar a organização das atividades associadas ao desenvolvimento de soluções, foi implementada uma metodologia com o objetivo de ter clareza e facilitar a gestão das entregas, bem como o monitoramento dos prazos estabelecidos.

7.2.4.3 Gestão e Ampliação da Oferta de Serviços de Infraestrutura

Visando a estruturação e aumento da confiabilidade do Data Center Institucional, foram elaborados processos de contratação de renovação de garantia dos servidores e do software do ambiente de backup, além dos switches principais do Data Center Institucional. Essas renovações foram necessárias para a garantia do pleno funcionamento do ambiente de processamento de dados e visam a melhoria na oferta dos recursos computacionais para as demais unidades do Ifes.

Isso porque, diante da dificuldade de investimento em equipamentos de TI e com a orientação de priorizar a computação em nuvem, o Ifes tem realizado ações de centralização de serviços e hospedagem de máquinas virtuais no Data Center Institucional. Nesta linha, foram realizadas ações de centralização do serviço de arquivos e hospedagem de sites. Essa migração visa aprimorar a segurança e disponibilidade dos serviços online. Sobre os sites, sua gestão permanece sob a responsabilidade do Campus, garantindo a continuidade e autonomia na administração das plataformas.

Além desses serviços, há unidades que realizaram a migração de seus serviços que eram hospedados localmente para o Data Center Institucional. Destaque para a migração feita pelo Campus Barra de São Francisco no momento em que seus serviços ficaram indisponíveis por falha nos equipamentos locais. Atualmente o campus opera com uma infraestrutura mínima no local, enquanto os serviços essenciais são executados remotamente no Data Center Institucional, com maior estabilidade e confiabilidade, além de simplificar a manutenção e gestão da infraestrutura de rede.

Nessa linha de melhorias das ofertas de serviços, a solução de e-mail do Ifes foi atualizada para a versão mais recente da ferramenta, proporcionando maior segurança e modernização. Essa atualização também traz o benefício da compatibilidade com aplicativos e navegadores mais recentes, garantindo uma experiência de uso mais fluida e eficiente para os usuários.

Ampliamos também a utilização do serviço de rede wireless Eduroam no Ifes. Os campi Serra, Cachoeiro de Itapemirim, Piúma, Venda Nova do Imigrante e São Mateus agora também oferecem esse acesso para a Comunidade Acadêmica. Essa rede sem fio visa proporcionar maior comodidade e facilidade de acesso à internet para estudantes, servidores e visitantes de outras instituições que também aderiram ao programa, fortalecendo a integração internacional e a colaboração acadêmica.

Por fim, ampliamos a infraestrutura na Cidade da Inovação para atender a chegada de novos setores e incremento de ambientes para eventos (ex.: Auditório). Essa ampliação foi possível a partir da aquisição, instalação e configuração de novos equipamentos.

7.2.4.4 Governança de TI e Atendimento ao Usuário

Durante o ano de 2023, aprimoramos as ações de atendimento aos usuários. Foi realizada a atualização do Sistema de Gestão de Chamados do Ifes. Esse sistema é responsável por receber todas as requisições e incidentes que são reportados pelos usuários e nele são realizadas ações de gestão dos chamados recebidos.

No total, em 2023 foram registrados 13.237 chamados no Sistema de Suporte da TI do Ifes. E todos os chamados foram analisados e atribuídos para atendimento pela equipe da Central de Serviços da DRTI. Importante destacar que a Central de Serviços também é responsável pelo atendimento de chamados de primeiro nível da Reitoria e também dos sistemas institucionais.

Outras ações com o foco na transparência e documentação foram realizadas no ano de 2023. Destaque para as campanhas de divulgação dos serviços disponíveis para a comunidade acadêmica, como: Webconferência, E-mail, Spam e SigEleição. Com o objetivo de facilitar a uniformização dos procedimentos de atendimento, vários serviços receberam documentação de fluxo de atendimento, sendo tais informações inseridas na base de conhecimento do sistema de chamados do Ifes.

Aos usuários, material de apoio para utilização de serviços e também de resolução de problemas foram criados na estrutura de “Perguntas Frequentes” ou “Frequently Asked Questions” (FAQ) do sistema de chamados. Vários usuários passaram a fazer uso dessa estrutura e isso resultou em uma diminuição do número de chamados e também na melhoria na estruturação destes.

Por fim, ainda na linha de melhoria na documentação foram mapeados vários processos de trabalho da DRTI, dentre eles destacamos: Atribuição de Chamados, Monitoramento de SLAs, Criação de Usuários, Movimentação Usuários, Solicitação Insumos, Manutenção Catálogo Serviços, Baixa Equipamentos de TI, Comunicação Interrupção Serviços e Sistemas TI e Manutenção Preventiva.

7.2.4.5 Plano Diretor de Tecnologia da Informação do Ifes para os anos de 2023-2024-2025

Foi realizada a consolidação do monitoramento das ações realizadas pelas unidades no PDTIC do ciclo 2021-2022. Esta ação teve papel importante no desenvolvimento do novo plano diretor de tecnologia da informação para os anos seguintes.

O novo plano diretor possui sua organização e estruturação a partir da metodologia do OKR (Objective Key Results - Objetivos e Resultados Chaves). Essa ação visa melhorar a forma de monitoramento dos objetivos estratégicos de TI com as necessidades inventariadas.

Para a priorização das necessidades, foi mantida a metodologia de priorização BASICO (Benefícios para a organização - Abrangência dos resultados - Satisfação dos colaboradores - Investimentos necessários - Cliente externo - Operacionalização).

Por fim, o PDTIC do novo ciclo possui 3 anos de vigência e foi construído de modo a melhorar o planejamento de tecnologia da informação do Ifes em relação aos anos anteriores.

7.2.4.6 Atividades Desempenhadas pela Equipe da DRTI (atendimento de chamados)

De acordo com o Sistema de Gestão de Chamados do Ifes, foram abertas 13.237 solicitações de serviços (chamados). Deste total, a DRTI atuou no atendimento de aproximadamente 41,16% dos chamados. Abaixo segue a tabela com o quantitativo dos chamados abertos nas entidades (Campus) e que foram atribuídos/atendidos pelas equipes técnicas.

Imagem 7.15 – Quantidade de Chamados por unidade do Ifes em 2023
Imagem 7.16 - Quantidade de Chamados por categoria em 2023

7.2.5 Principais Desafios (Dificuldades, Fraquezas e Riscos)

7.2.5.1 Redução no Quadro de Servidores de TI

Mantém-se a evasão de servidores e a dificuldade de recomposição das equipes, muito devido a manutenção das ofertas do mercado de TI. Ainda que tenham sido realizadas ações de fortalecimento do trabalho remoto, essas não trouxeram impacto na recomposição da equipe, tendo em vista que os vencimentos mensais não são atrativos. Destacamos que no último concurso não houveram candidatos aprovados para o cargo de técnico de TI.

Esse cenário torna insustentável, no curto/médio prazo, a manutenção adição de novos serviços que foram/serão digitalizados.

É urgente a adoção de estratégia para recomposição do quadro de servidores e a valorização dos servidores atuais. Isso é importante para que seja possível a divisão das atividades de especialista negocial e técnico por servidores diferentes, trazendo maior qualidade para as equipes dos projetos em andamento. Além disso, permitirá que os servidores foquem em projetos específicos melhorando a qualidade dos serviços ofertados à comunidade.

7.2.6 Principais Projetos para 2024

7.2.6.1 Ampliação das Funcionalidades de Integração do AVA com o SIGAA

Para avançar na implantação do SIGAA, há necessidade de desenvolver soluções técnicas com objetivo de integrar o Moodle (utilizado no ambiente virtual de aprendizagem) a todos os módulos do Sistema Acadêmico SIGAA.

7.2.6.2 Descontinuidade de Serviços de TI legados concorrentes ao SIG

Os sistemas desenvolvidos no passado não possuem os artefatos necessários para sua manutenção, sustentação e evolução. Isso torna tais sistemas dependentes de quem os desenvolveu, sendo que há casos em que o responsável pelo desenvolvimento não é mais servidor do Ifes. A manutenção do funcionamento acarreta em falhas de segurança e em riscos na continuidade do negócio. Sendo necessária a sua substituição por sistemas estruturantes e/ou sistemas que compõem o SIG.

7.2.6.3 Estruturação da Nova Sede da Reitoria e Novas Unidades do Ifes

Para o ano de 2024, está previsto o início da estruturação da nova sede da Reitoria que abrigará todos os seus setores e ainda toda a estrutura do Cefor. Há também novos campi em implantação, como por exemplo: Presidente Kennedy, Pedro Canário e Laranja da Terra. E, por fim, a estruturação da Cidade da Inovação do Ifes.

Essas novas unidades têm um papel fundamental na consolidação do Ifes como referência em todo o estado e também a nível nacional e internacional.

7.3 Desenvolvimento Institucional

Durante o ano de 2023, o Ifes seguiu em sua rota de garantir as estruturas físicas necessárias para a continuidade de suas atividades, tanto em relação à manutenção das unidades existentes, quanto de análise e expansão para novas unidades. Foram atualizados todos os levantamentos de infraestrutura, em parceria com a Setec/MEC, permitindo ao Ifes conhecer sua real capacidade de operação e necessidades de ajuste de infraestrutura. Isso elevou o nível de maturidade para permitir o real planejamento de ações de natureza de manutenção e expansão da instituição.

Em 2023 um estudo identificou que dentre os 24 campi autorizados pelo Ministério da Educação, 9 campi estão localizados em regiões de alta demanda, justificando a necessidade de expansão e reestruturação destas unidades. São eles: Campus Cariacica; Campus Cachoeiro de Itapemirim; Campus Vila Velha; Campus Viana; Campus Aracruz; Campus Linhares; Campus Serra; Campus São Mateus e Campus Guarapari.

A proposta visa ampliar a oferta educacional, alinhada às necessidades locais e regionais, fomentando o desenvolvimento de competências técnicas e tecnológicas cruciais para o mundo do trabalho. O aumento da capacidade dos campi fortalece o compromisso do Ifes em promover educação de qualidade e oportunidades para os jovens do estado, alavancando ainda mais o desenvolvimento regional.

Imagem 7.17 – Imagem ilustrativa

7.3.1 Novas Unidades do Ifes

Merece destaque o esforço empreendido para expansão do Ifes no Espírito Santo. Com a obra do campus Pedro Canário licitada e o início da execução dos projetos e da própria obra visando a construção de blocos administrativos e educacionais. Nesta mesma linha, o campus Laranja da Terra encontra-se já com o terreno desapropriado e em posse do Instituto, com as obras em fase de planejamento (elaboração de projetos executivos).

Imagem 7.18 – Imagens ilustrativas

Com relação ao campus em Presidente Kennedy, ocorreram avanços significativos para que a posse do terreno seja transferida para o Ifes em curto prazo. Esta segurança permitiu avançarmos em novas etapas, com a adesão a Ata de Registro de Preço para contratação dos Projetos, cujos trabalhos estão em execução para definição das estruturas desta unidade.

Houve ainda avanços importantes para uma nova implantação em Muniz Freire-ES, na qual foram feitas todas as análises para avaliação do terreno, uma propriedade rural situada a aproximadamente 900 metros do centro da sede do município, cujo processo de desapropriação já está em andamento e possui o prazo estimado para gerar a posse para o município e posterior doação para o Ifes em 2024.

Imagem 7.19 – Reunião, que ocorreu em junho de 2023, entre os Gestores do Ifes e a Prefeitura de Muniz Freire sobre a implantação do novo campus na região.

Confira a reportagem: Prefeitura de Muniz Freire busca parceria para implantação de novo campus do IFES

Também foi possível evoluir para o novo prédio da Reitoria, que atualmente funciona há mais de uma década em prédio alugado em Vitória-ES, gerando despesa e impedindo a adequada operação da administração central do Ifes. Em 2023, empreendeu-se esforço para conseguir junto a Secretaria do Patrimônio da União a cessão do Edifício Vitória Park para o Ifes. No imóvel cedido funcionava a Justiça Federal do Trabalho no Espírito Santo. O prédio, de quase 10 mil m², necessita de adequações que estão agora em fase de planejamento.

Confira as reportagens:

  • Sede administrativa do Ifes vai mudar para o Centro de Vitória
  • Ministério da Gestão cede prédio no centro de Vitória ao Instituto Federal do Espírito Santo
  • Sede administrativa do Ifes vai mudar para o Centro de Vitória

    Imagem 7.20 – Servidores do Ifes em frente à nova sede administrativa da Reitoria

    A previsão é de que as adequações e reformas aconteçam ao longo do ano de 2024 e que os órgãos da Reitoria e os setores do Cefor estejam prontos para atuarem no novo local a partir de janeiro de 2025. Uma comissão de recebimento do patrimônio foi constituída para apresentar um relatório detalhado das condições atuais do imóvel. Outra comissão, de ocupação, está sendo formada com representantes das pró-reitorias e do Cefor, para definirem o plano de necessidades para a transferência.

    Por fim, destacam-se as tratativas em curso para viabilizar nova unidade em Regência - Foz do Rio Doce (Linhares-ES) e também outra que complemente a já existente na capital Vitória, com um Campus vocacionado em formação de professores e tecnologias educacionais, além da Transformação do Campus Viana em uma estrutura maior, do tipo 70/45. Para tanto foram feitas as entregas de estudos detalhados de implantação, que contemplam desde análises socioeconômicas da região da alcance, pactuações para definição de eixo de atuação e ainda dimensionamento completos das necessidades de cargos e estruturas físicas.

    7.3.2 Canal de rádio educativa FM

    O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) firmou um Acordo de Cooperação com a Empresa Brasil de Comunicações (EBC) visando a implementação de uma emissora para prestação de serviços de radiodifusão sonora, na modalidade frequência modulada (FM), em Vitória - ES. Servidores do Ifes em frente à nova sede administrativa da Reitoria

    A cerimônia de assinatura aconteceu em dezembro de 2023, no Palácio do Alvorada, em Brasília. Outros 15 Institutos Federais de todo o país também celebraram acordos com a EBC, para operação de canais em mais 48 cidades. A EBC também assinou um protocolo de intenções com o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) para ampliar essas adesões, viabilizando o licenciamento de mais canais.

    Reportagens disponíveis nos links abaixo:

7.4. Indicadores Institucionais

Os dados apresentados na Plataforma Nilo Peçanha (PNP) oferecem uma visão abrangente dos indicadores institucionais do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) ao longo dos anos, destacando variações em áreas como matrículas, eficiência acadêmica, gasto corrente por matrícula e outras métricas relevantes para a gestão educacional. Para mais detalhes dos dados do Ifes, acessar a Plataforma Nilo Peçanha.

Tabela 7.27 - Indicadores Institucionais
Ano* Unidades Cursos Matrículas Matrículas Equivalentes (Meq) Ingressantes Concluintes Vagas Inscritos
2017 22 297 33.943 30.187,36 13.671 7.965 14.313 61.324
2018 22 325 35.664 32.552,89 13.384 8.801 14.376 66.820
2019 22 329 33.112 30.779,12 12.783 6.868 14.088 64.516
2020 22 299 36.451 30.766,35 14.739 11.890 14.822 54.057
2021 22 302 41.386 35.163,82 20.155 14.732 22.408 83.100
2022 23 330 50.060 37.687,19 26.159 18.237 27.162 63.319
2023 23 351 66.064 44.743,91 36.466 28.661 38.468 88.474
Variação (2023/2022) Estável 6,36% 31,97% 18,7% 39,3% 57,2% 41,6% 39,7%
* Série histórica atualizada conforme versão disponível da PNP no ano de 2023. Variação Percentual (%) = (VF/VI - 1) × 100.

Entre 2017 e 2023, o IFES experimentou um crescimento expressivo no número de matrículas, que aumentaram de 33.943 em 2017 para 66.064 em 2023. Esse crescimento deve-se a diversas iniciativas voltadas para a ampliação da oferta de cursos e à implementação de medidas para reduzir a evasão e a reprovação. O aumento mais notável ocorreu entre 2022 e 2023, com uma variação percentual anual de 31,97%.

Imagem 7.22 – Matrículas ao longo dos anos

Os dados da Plataforma Nilo Peçanha (PNP) evidenciam, também, um crescimento expressivo no número de inscritos Ifes ao longo dos anos, particularmente entre 2022 e 2023, quando o número de inscritos aumentou de 63.319 para 88.474, representando uma variação percentual de 39,7%.

7.4.1. Gasto Corrente por Matrícula - GCM

O gasto corrente por matrícula é um indicador que apresenta o valor investido, em média, para cada matrícula equivalente na Instituição. O cálculo é feito pela divisão do valor total do Gasto Corrente (GC) pelo número de Matrícula Equivalente (Meq). Neste indicador a definição de matrícula equivalente é a quantidade de matrículas que estiveram ativas em pelo menos um dia no ano de referência, ponderada pelos fatores de equivalência previstos na PNP.

Tabela 7.28 - Gasto Corrente por Matrícula
Ano Gasto Corrente por Matrícula Gastos Totais Gastos Correntes** Inativos e Pensionistas Investimentos e Inversões Financeiras Precatórios
2017 R$ 17.730,43 R$ 617.494.632,54 R$ 535.234.739,92 R$ 76.139.470,00 R$ 6.120.422,62 R$ 68.681,74
2018 R$ 17.140,20 R$ 662.212.440,62 R$ 557.963.132,02 R$ 85.538.666,94 R$ 16.462.937,48 R$ 2.247.704,18
2019 R$ 19.113,12 R$ 715.960.082,65 R$ 588.284.843,96 R$ 99.070.078,55 R$ 26.357.641,29 R$ 2.356.518,85
2020 R$ 20.057,10 R$ 766.265.014,45 R$ 617.083,804,60 R$ 104.455.659,60 R$ 42.398.439,58 R$ 2.327.110,67
2021 R$ 18.855,33 R$ 785.105.645,23 R$ 635.785.390,36 R$ 104.321.846,18 R$ 37.056.899,10 R$ 7.941.518,59
2022 R$ 20.080,32 R$ 826.303.374,52 R$ 674.351.754,64 R$ 107.513.414,10 R$ 36.061.487,31 R$ 8.376.718,47
2023 R$ 19.405.85 R$ 902.325.246,32 R$ 717.088.495,51 R$ 118.571.387,49 R$ 66.665.363,32 -
** São considerados todos os gastos da Instituição, exceto os gastos com: 1. Inativos e Pensionistas; 2. Investimentos; 3. Inversões Financeiras; e 3. Precatórios.

O indicador de gasto corrente por matrícula reflete os investimentos feitos por aluno ao longo dos anos. Ele é essencial para avaliar a eficiência do uso de recursos na instituição. Em 2023, o gasto corrente por matrícula foi de R$ 19.405,85, demonstrando um aumento em relação aos anos anteriores.

7.4.2. Relação Aluno por Professor – RAP

A relação aluno por professor tem se mantido relativamente estável, com uma leve tendência de aumento. Em 2023, o RAP foi de 25,44, acima da meta estabelecida pela Lei 13.005/2014, que é de 20.

Tabela 7.29 - Relação Aluno por Professor
ANO RAP Matrícula Equivalente - RAP Professor Equivalente
2017 21,42 31.099,38 1.450,00
2018 23,12 33.628,78 1.454,50
2019 21,72 31.775,71 1.463,00
2020 22,65 31.761,90 1.402,50
2021 23,29 34.846,72 1.496,00
2022 23,19 34.759,97 1.499,00
2023 25,44 37.977,02 1.493,00

7.4.3. Índice de Eficiência Acadêmica – IEA

Este indicador mede o percentual de alunos que concluíram o curso com êxito dentro do período previsto (+ 1 ano), acrescido de um percentual (projeção) dos alunos retidos no ano de referência que poderão concluir o curso. São considerados apenas os alunos matriculados em ciclos de matrícula com término previsto para o ano anterior ao Ano de Referência, sendo que para este cálculo é empregado o conceito de matrícula e não de matrícula equivalente.

A eficiência acadêmica, que mede o percentual de alunos que concluíram o curso com êxito, apresenta ao longo dos anos, uma melhora constante, atingindo 76,19% em 2023. Esse indicador reflete o sucesso das políticas institucionais em promover a conclusão dos cursos dentro do prazo previsto.

Tabela 7.30 - Índice de Eficiência Acadêmica
Ano* Eficiência Acadêmica Conclusão Ciclo Evasão Ciclo Retenção Ciclo
2017 54,80% 50,80% 41,83% 7,37%
2018 54,50% 51,80% 43,26% 4,94%
2019 57,70% 54,60% 40,08% 5,32%
2020 60,80% 54,98% 35,47% 9,55%
2021 74,20% 66,86% 23,24% 9,90%
2022 73,80% 69,21% 24,58% 6,21%
2023 76,19% 73,62% 22,49% 3,36%
* Série histórica atualizada conforme versão disponível da PNP no ano de 2023.

7.4.4. Taxa de Evasão Anual – Ev

Este indicador mede o percentual de matrículas que perderam o vínculo com a instituição no ano de referência sem a conclusão do curso em relação ao total de matrículas. Para este cálculo é empregado o conceito de matrícula e não de matrícula equivalente.

Tabela 7.31 - Taxa de Evasão Anual
Ano Total Geral Qualificação Profissional (FIC) Técnico Bacharelado Licenciatura Tecnologia Especialização Lato Sensu Mestrado Mestrado Profissional
2017 18,60% 21,58% 18,78% 12,55% 10,62% 28,20% 16,92% 8,00% 2,64%
2018 18,55% 27,04% 16,54% 15,42% 21,09% 24,93% 11,26% 12,50% 3,57%
2019 15,19% 27,40% 11,33% 13,66% 17,02% 18,56% 12,20% 3,64% 2,86%
2020 9,01% 11,48% 6,69% 8,26% 9,27% 18,56% 17,38% 6,52% 4,23%
2021 7,24% 7,17% 4,35% 8,52% 13,60% 19,30% 10,04% 3,54% 5,44%
2022 18,25% 12,46% 22,27% 21,73% 27,93% 24,48% 10,73% 18,66% 8,90%
2023 18,28% 16,56% 14,33% 16,84% 20,34% 24,87% 26,55% 5,08% 8,34%

A taxa de evasão anual continua sendo um desafio para o Ifes, com variações significativas ao longo dos anos. Em 2023, a taxa de evasão foi de 18,28%, uma ligeira redução em comparação ao ano anterior, mas ainda um ponto de atenção para a instituição.

7.4.5. Atendimento Percentuais Estabelecidos na Lei 11.892/08 e no Decreto 5.840/06

No desenvolvimento da sua ação acadêmica, o Instituto, em cada exercício, deverá garantir o mínimo de 50% (cinquenta por cento) de suas vagas para educação profissional técnica de nível médio, prioritariamente na forma de cursos integrados, o mínimo de 20% (vinte por cento) de suas vagas para atender cursos de licenciatura, bem como programas especiais de formação pedagógica, e o mínimo de 10% (dez por cento) de suas vagas para atender para a Educação de Jovens e Adultos – Proeja.

Tabela 7.32 - Percentuais Estabelecidos na Lei 11.892/08 e no Decreto 5.840/06
Ano Técnicos Formação de Professores EJA-EPT
2017 65,70% 11,00% 4,00%
2018 60,90% 14,30% 4,09%
2019 59,09% 14,20% 3,68%
2020 59,90% 14,50% 3,29%
2021 50,30% 21,50% 2,85%
2022 50,90% 14,30% 3,26%
2023 37,20% 24,70% 1,88%

7.4.6. Características do Público Atendido

Em termos de Renda Familiar (RFP), em 2022 dos alunos que declaram renda cerca de 43,55% tem renda per capita inferior a 1,5 salário-mínimo, característica que vem prevalecendo nos últimos anos e que chama atenção para a importância da política de reservas de vagas adotada pelo Instituto e para Assistência Estudantil. Em seguida temos estes dados por categorias e ano.

Tabela 7.33 - Número de matrículas por Renda Familiar
Ano 0 < RFP < 0,5 0,5 < RFP < 1 1 < RFP < 1,5 1,5 < RFP < 2,5 2,5 < RFP < 3,5 RFP > 3,5 Não Declarada
2017 4.230 5.960 3.551 3.281 1.724 2.288 12.909
2018 5.115 6.616 3.656 3.593 1.872 3.006 11.806
2019 4.591 6.364 3.700 3.224 1.694 3.120 10.419
2020 4.808 6.569 4.353 4.060 2.390 5.029 9.242
2021 5.177 6.944 4.894 4.124 2.142 4.371 13.734
2022 5.937 9.027 6.839 5.936 3.204 6.010 13.107
2023 6.612 10.086 8.742 8.408 4.563 7.068 20.621
Tabela 7.34 - Número de matrículas por classificação racial (autodeclaração)
Ano Amarela Branca Indígena Parda Preta Não Declarada
2017 881 12.832 100 13.163 3.089 3.878
2018 829 13.882 138 14.713 3.400 2.702
2019 597 13.040 124 13.389 3.174 2.788
2020 545 15.249 118 14.335 3.419 2.785
2021 466 16.930 124 16.652 4.043 3.171
2022 470 20.116 134 18.966 4.829 5.515
2023 606 26.564 177 25.119 6.850 6.748

Pela disposição dos dados, em 2022, em torno de 50,70% dos alunos matriculados no Ifes eram do sexo femenino, enquanto que 49,30% alunos do sexo masculino. Em termos de faixa etária, em torno de 49% das matrículas foram provenientes de jovens com idade de até 24 anos, o que demonstra uma forte concentração do público jovem atendido pela instituição.

O público com idade entre 25 a 49 anos representa em torno de 40%, enquanto que o público acima de 50 anos gira em torno de 5,36% das matrículas. A pirâmide etária, a seguir, ilustra bem esta disposição do público atendido pelo Ifes.

Imagem 7.23 – Faixa etária e sexo dos estudantes 2023 (%)

7.4.7. Índice de Verticalização - IV

Este indicador busca verificar a condição de verticalização dos cursos oferecidos por uma mesma unidade acadêmica em um mesmo eixo tecnológico, considerando vagas ofertadas em 04 categorias possíveis: Curso de Qualificação Profissional (QP); Curso Técnico (CT); Curso de Graduação (CG) e Curso de Pós-Graduação (PG).

Tabela 7.35 - Índice de Verticalização – IV
Ano Índice de Verticalização – IV
2019 23,00%
2020 15,76%
2021 21,50%
2022 17,50%
2023 21,42%

7.4.8. Taxa de Ocupação - TO

Este indicador busca identificar a ocupação percentual da estrutura das unidades da instituição, considerando o volume de vagas de ingresso oferecidas nos cursos de oferta regular e com recursos ordinários em cada ano, bem como a quantidade de matrículas ativas no ano de referência para os mesmos cursos.

A Taxa de Ocupação visa aferir a relação entre a quantidade de matrículas ativas no ano de referência e a quantidade de vagas ofertadas em um determinado curso de uma Unidade de Ensino.

Tabela 7.36 - Taxa de Ocupação - TO
Ano Taxa de ocupação
2019 97,18%
2020 104,43%
2021 102,10%
2022 113,56%
2023 96,69%

7.4.9 Oferta de Vagas Noturnas

Lei nº 13.005/2014, Plano Nacional de Educação – PNE. A meta 12, item 12.3, é a oferta de pelo menos 33,33% das vagas de graduação para o período noturno.

Tabela 7.37 - Vagas Noturnas
Ano Vagas de Graduação Vagas Noturnas % vagas de Graduação Noturno
2019 2.192 890 40,60%
2020 1.848 530 28,68%
2021 2.272 636 27,99%
2022 2.236 634 28,35%
2023 2.138 671 31,38%
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