Relatório de Gestão 2023 - Prodi
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7. Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional
Resultado da Gestão
Mensagem do Pró-Reitor

Pró-Reitor de Desenvolvimento Institucional
O ano de 2023 foi de grandes realizações para o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), marcado por avanços significativos em bem-estar, desenvolvimento de pessoal, inovação tecnológica e expansão estratégica. Na Atenção à Saúde do Servidor impregaram-se ações notáveis, destacando-se em perícias médicas, promoção da saúde e lançamento do Programa Viver Bem Ifes, alinhados à Política Nacional de Segurança e Saúde do Trabalhador. Nas áreas de seleção e desenvolvimento, realizamos progressos significativos, nomeando novos integrantes e promovendo o desenvolvimento profissional que beneficiou um terço de nossa força de trabalho. Eventos como a Semana do Servidor e a implementação de políticas de progressão funcional reforçaram nosso compromisso com a excelência e o crescimento pessoal.
Em termos de governança, cadastro e pagamentos de pessoal, nossas práticas refletiram um compromisso com a eficiência e a transparência, garantindo uma gestão financeira responsável e apoiando a missão institucional.
Paralelamente, a área de Tecnologia da Informação (TI) se transformou com projetos inovadores, como a integração do Ambiente Virtual de Aprendizagem com o SIGAA, destacando nosso foco em melhorar continuamente os serviços à comunidade acadêmica.
A área de Planejamento foi fundamental na expansão e inovação do Ifes, colaborando com a captação mais de R$ 5 milhões para a Cidade da Inovação e promovendo o desenvolvimento de novas unidades educacionais. A adoção de metodologias modernas como BIM e REVIT e o esforço na fiscalização de obras enfatizaram nosso empenho na modernização e no crescimento sustentável.
Em suma, 2023 foi um ano de realizações notáveis em diversas frentes voltadas para o desenvolvimento institucional e o bem-estar de nossa comunidade. Com essas bases sólidas, o Ifes se consolida ainda mais como uma referência em educação, inovação e qualidade de vida no trabalho, entusiasmado com as perspectivas futuras e pronto para enfrentar novos desafios e alcançar ainda mais sucesso.
7.1 Gestão de Pessoas
7.1.1 Atenção à Saúde do Servidor
A Coordenadoria de Atenção à Saúde do Servidor (CASS), no ano de 2023, teve suas atividades realizadas em conformidade com Regimento Interno da Reitoria do IFES, atuando nos três eixos da Política Nacional de Segurança e Saúde do Trabalhador, a saber: perícia, vigilância e promoção da saúde.
7.1.1.1 Eixo Perícia
7.1.1.1.1 Perícias Odontológicas
Considerando que a CASS não apresenta profissional de odontologia em sua equipe de saúde, foram viabilizadas, a partir da colaboração e parceria com o Ministério da Saúde, 18 perícias odontológicas para concessão de licença para tratamento da própria saúde do servidor.
7.1.1.1.2 Perícias Médicas
A equipe médica da CASS realizou e/ou viabilizou:
- 790 perícias médicas singulares, sendo 706 perícias para concessão de licença para tratamento da própria saúde do servidor e 84 para acompanhamento de familiar;
- 206 perícias por junta médica, sendo 126 juntas para concessão de licença em saúde e 80 para avaliação dos processos em saúde;
- 2 perícias externas.
7.1.1.1.3 Lançamento de atestados de curta duração
Foram lançados 2.603 atestados pelos técnicos de enfermagem e equipe médica, sendo:
- 2.076 atestados para tratamento de saúde do próprio servidor;
- 527 atestados para acompanhamento de pessoa da família.
Ao todo, foram lançados 3.519 afastamentos no SIASS em 2023. Ressalta-se que a maioria dos afastamentos lançados no SIASS são atestados referentes a licenças para tratamento de saúde do próprio servidor (82%), dos quais 71,4% são atestados de curta duração, seguidos de perícia singular (24,3%) e junta médica oficial (4,3%). Os outros 18% são atestados relacionados a afastamentos para acompanhar pessoa da família, concedidos por meio de atestados de curta duração ou perícia médica. Tais informações podem ser verificadas na Imagem 7.1. Tais números consistem no somatório de atestados lançados pela CASS e pela Unidade SIASS de Alegre.

7.1.1.2 Eixos Vigilância e Promoção da Saúde
7.1.1.2.1 Atividades referentes à Medicina do Trabalho
- Participação em 152 Perícias Oficiais no Sistema SIASS;
- Realizados 20 Exames Admissionais de candidatos a cargo no IFES;
- Avaliados 16 Comunicações de Acidente de Trabalho analisadas no SIGRH/IFES, sendo elaborados 10 Pareceres Técnicos em processos de servidor sobre CAT;
- Elaboração do Relatório de Acidentes de Trabalho e Doenças relacionadas ao trabalho no IFES referente ao ano de 2022;
- Participação na resposta ao Ministério Público do Trabalho - PP 000123.2022.17.001/2;
- Elaboração de Parecer Técnico:
- 04 - processos de servidor com restrição médica de horário de trabalho;
- 01 - processo de servidor sobre pedido de mudança de setor;
- 01 - processo sobre constatação de deficiência de servidor docente;
- 07 - processos de servidor sobre tempo especial de trabalho;
- 07 - Perfis Profissiográficos Previdenciários (PPP).
7.1.1.2.2 Atividades referentes à Engenharia de Segurança do Trabalho
- Análise e emissão de laudo técnico de 6 processos de insalubridade/periculosidade;
- Instrução técnica e processual de 04 processos de insalubridade/periculosidade;
- Elaboração de Laudo Técnico sobre Avaliação de Ambiente de Trabalho – Campus Cachoeiro de Itapemirim; Campus Montanha; Campus Ibatiba;
- Participação de Audiência PP 123.2022.17.001/2 – INTIMAÇÃO PRT-17/PTMCI Nº 1084.2023 – Procuradoria Regional do Trabalho da 17ª Região – Cachoeiro de Itapemirim/ES (em 15/05/2023);
- Assistência Técnica, na modalidade Engenharia de Segurança do Trabalho, à Procuradoria Federal junto ao Ifes nos desdobramentos do Processo nº 23147.007813/2022-85. Assunto: Ação Preventiva sobre Controle e Fiscalização da Gestão Pública;
- Manifestação ao Laudo do Jurisperito. Assistência Técnica em Perícia. Atendimento ao Ofício n. 02230/2023/EATE-TRAB/EADM2/PGF/AGU, referente à ação judicial nº ATOrd 0000743-73.2023.5.17.0141, da Vara do Trabalho de Colatina.
- Investigação de acidente de trabalho, em observação às etapas e métodos - Campus Guarapari;
- 07 viagens técnicas.
7.1.1.2.3 Atividades referentes à Equipe de Promoção da Saúde
I. Manutenção dos espaços virtuais da CASS no site institucional do Ifes
Foi criado o Programa Viver Bem Ifes, um espaço virtual no site Institucional pensado para divulgar temas e ações sobre promoção da saúde do servidor. Tem como objetivo organizar, sistematizar e divulgar as ações da Coordenadoria de Atenção à Saúde do Servidor – Reitoria do IFES, visando desenvolver processos e atividades que modifiquem o estilo de vida, estimulando as pessoas e grupos a adotarem hábitos de vida saudáveis e, desta forma, contribuir na melhoria da qualidade de vida e bem-estar dos servidores.
Foram publicados 3 materiais educativos em saúde no espaço “Saúde do Servidor” no ano de 2023 (Tabela 7.1), elaborados pela equipe multiprofissional desta coordenadoria, totalizando 50 conteúdos em saúde desde o início de sua criação em 2020. Tal iniciativa expandiu e viabilizou o acesso virtual a conteúdos relevantes em saúde para todos os servidores do Ifes.
Tabela 7.1 - Materiais educativos em saúde publicados pela CASS em 2023 | ||
---|---|---|
Título do Material | Mês | Responsável Técnico |
Síndrome metabólica | Março | Nutricionista |
Autocuidado e qualidade de vida | Maio | Nutricionista e Enfermeira |
Agosto dourado: Incentive o aleitamento materno | Agosto | Nutricionista |
II. Calendário de Promoção da Saúde em 2023
No mês de abril, a CASS realizou uma Triagem em Saúde em alusão ao Dia Mundial da Saúde, com o tema “Saúde para Todos”. Tal atividade foi aberta a todos os servidores e colaboradores do Ifes, realizada de forma presencial na Reitoria, alcançando 41 pessoas. Foram feitos atendimentos individuais pela nutricionista (avaliação antropométrica e de composição corporal), pela enfermeira (aferição da pressão arterial, glicemia, frequência cardíaca e oximetria) e um acolhimento psicológico inicial pelas psicólogas do setor. Inicialmente, a ação foi planejada para acontecer apenas no dia 05/04/2023, porém, devido à alta demanda e a capacidade de atendimento da equipe de saúde, a ação foi estendida por todo o mês de abril. A ação foi divulgada por e-mail e pelo site institucional
Em maio, a CASS promoveu a “Campanha de Vacinação Contra a Gripe/Vírus da Influenza”, contemplando 122 servidores da Reitoria, Cefor e Campus Viana. A vacinação ocorreu nos dias 17 e 30 de maio de 2023. A divulgação da campanha foi feita via e-mail, direcionada aos servidores pertencentes ao quadro da Reitoria, Cefor e Campus Viana.
No dia 03 de agosto, a CASS realizou uma Triagem em Saúde “in loco” para os servidores do CEFOR, a pedido desta Unidade do Ifes, de forma presencial, alcançando 21 pessoas. Foram feitos atendimentos individuais pela nutricionista (avaliação antropométrica), pela enfermeira (aferição da pressão arterial, glicemia, frequência cardíaca e oximetria) e pelas psicólogas (prática meditativa e acolhimento psicológico). A divulgação dessa ação aconteceu de forma interna para a Unidade do Ifes contemplada.
No mês de agosto, realizou-se o “Ciclo de Palestras: Saúde e Qualidade de vida”, uma atividade virtual para todos os servidores do Ifes, com a atuação da equipe Multiprofissional da CASS. Foram ministradas 4 palestras virtuais sobre temas variados em saúde e qualidade de vida (Tabela 7.2), com intervalo de uma semana entre as palestras. A atividade foi divulgada por e-mail e pelo site institucional..
Tabela 7.2 - Ciclo de Palestras sobre saúde e qualidade de vida realizado pela CASS em 2023 | |||
---|---|---|---|
Título da Palestra | Responsável Técnico | Nº de participantes | Data |
Saúde e qualidade de vida: A importância do autocuidado | Enfermeira | 59 | 09/08/2023 |
Alimentação saudável: Organização da rotina | Nutricionista | 65 | 16/08/2023 |
Relações interpessoais e promoção da saúde | Assistente Social | 90 | 22/08/2023 |
Tomada de decisão e saúde mental | Psicólogas | 74 | 30/08/2023 |
Em dezembro, A CASS em parceria com a GEAP Saúde, também promoveu a “Palestra: Saúde Bucal”, uma atividade presencial realizada no miniauditório da Reitoria no dia 13/12/2023, com a participação de 22 servidores. A palestrante desta atividade foi uma Odontóloga e Radiologista parceira da GEAP, tendo em vista que a CASS não apresenta tal área técnica em sua equipe multiprofissional de saúde. A divulgação da ação foi feita via e-mail e WhatsApp direcionada aos servidores pertencentes ao quadro da Reitoria e CEFOR, bem como pelo site Institucional.
Programa Viver Bem IfesEquipe multiprofissional de saúde-Fevereiro a Dezembro de 2023Tabela 7.3 - Ações de promoção da saúde realizadas em 2023 pela CASS | |||
---|---|---|---|
Ações de Promoção da Saúde | Responsável Técnico | Nº de participantes | Data |
Publicação de Materiais Educativos em Saúde | Nutricionista e Enfermeira | - | Março a Agosto de 2023 |
Triagem em Saúde – Dia Mundial da Saúde: Saúde para Todos | Nutricionista, Enfermeira e Psicólogas | 39 | Abril de 2023 |
Campanha de Vacinação contra Gripe/Influenza | Enfermeira | 122 | 17 e 30 de Maio de 2023 |
Triagem em Saúde no CEFOR | Nutricionista, Enfermeira e Psicólogas | 21 | 03/08/2023 |
Ciclo de Palestras da CASS: Saúde e Qualidade de Vida | Nutricionista, Enfermeira, Psicólogas e Assistente Social | 288 | 09, 16, 22 e 30 de Agosto de 2023 |
Palestra: Saúde Bucal | Odontóloga e Radiologista convidada | 22 | 13/12/2023 |
III. Atendimentos e acolhimentos individuais em saúde
Foram realizados 523 atendimentos/acolhimentos/visitas em saúde com os servidores do Ifes, de forma individualizada, presencial e/ou virtualmente, em cada área técnica da equipe multiprofissional da CASS (Tabela 7.4).
Tabela 7.4 - Atendimentos individuais em saúde realizados de forma presencial e/ou virtual | |||
---|---|---|---|
Profissional | Período | Nº de Atendimentos / Acolhimentos | Nº de visitas Institucionais (Domiciliares e Hospitalares) |
Assistente Social | janeiro a dezembro de 2023 | 315 | 03 |
Enfermeira | janeiro a dezembro de 2023 | 74 | - |
Nutricionista | janeiro a dezembro de 2023 | 51 | - |
Psicólogas | janeiro a dezembro de 2023 | 78 | 02 |
IV. Projeto de acolhimento psicossocial aos candidatos no admissional
O programa tem o objetivo de conhecer melhor os candidatos, abordando aspectos de saúde, família, vida social e profissional através da atuação da assistente social e psicóloga da CASS. Os candidatos também são informados quanto ao funcionamento do serviço de saúde da Instituição, aos projetos e possíveis atendimentos por parte da equipe multiprofissional, bem como orientados quanto aos afastamentos relativos à saúde e outros benefícios concedidos. A Tabela 7.5 mostra o quantitativo de candidatos atendidos em 2023.
Tabela 7.5 - Quantitativo de candidatos atendidos pelo programa em 2023 | |
---|---|
Período | Número de candidatos* |
janeiro a dezembro de 2020 | 20 |
* Os candidatos atendidos neste programa também passam pelo Exame Admissional realizado pelo Médico do Trabalho da CASS, o qual solicita exames e laudos pertinentes à avaliação do candidato. |
7.1.1.3 Aprovação da Política de Atenção à Saúde e Segurança do Trabalho dos Servidores do Ifes (PASS-IFES)
Em 2023, a Comissão responsável por elaborar a Minuta da PASS-IFES retomou as atividades seguindo as etapas de tramitação para implantação da referida política, a saber:
- Atualização da Minuta no que diz respeito às legislações vigentes, diretrizes e princípios, bem como todo o texto norteador para sua implementação no Ifes;
- Apresentação da Minuta ao Fórum de Diretores Gerais do Ifes em 12 de abril de 2023;
- Apresentação e aprovação da Minuta pelo Conselho Superior do Ifes em 22 de setembro de 2023;
- Publicação da Resolução Consup/Ifes nº176 de 23 de setembro de 2023, a qual aprova a Política de Atenção à Saúde e Segurança do Trabalho dos Servidores do Instituto Federal do Espírito Santo (PASS-IFES).
7.1.1.4 Participação da CASS na Elaboração da Minuta da Política de Qualidade de Vida no Trabalho
Foram designadas para Comissão de Elaboração da Minuta da Política de Qualidade de Vida no Trabalho, a nutricionista e psicóloga da CASS. Tais profissionais participaram de reuniões da comissão e realizaram pesquisas, estudos e devidas contribuições na minuta. A Política de Qualidade de Vida no Trabalho foi apresentado ao Conselho Superior do Ifes e aprovada, conforme Resolução CONSUP/IFES nº 207 de 15 de dezembro de 2023.
7.1.1.5 Participação da CASS na Comissão Local de Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) da Reitoria
Foram designadas para comporem a comissão e contribuírem nas ações de QVT a nutricionista e psicóloga da CASS. Tais profissionais participaram de reuniões quinzenais e/ou mensais da comissão, além de auxiliarem no planejamento e execução das atividades de QVT realizadas para os servidores da Reitoria no ano de 2023 (Tabela 7.6), a saber:
Tabela 7.6 - Resumo das ações de QVT, 2023 | |||
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Ações de QVT | Local | Nº de participantes | Frequência/Data |
Visita Guiada na exposição: “O extraordinário universo de Leonardo da Vinci” | Cidade da Inovação | 36 | Atividade Pontual 11 e 14 de abril de 2023 |
Arraial da Reitoria | Reitoria | - | 30 de Junho de 2023 |
Visita guiada nas Exposições: “Documentação em Obra: Produção do Acervo de Arte Contemporânea Capixaba” e "Mulheres Artistas no Acervo da UFES" | UFES | 20 | Atividade Pontual 19 e 20 de julho de 2023 |
"Práticas terapêuticas e Meditativas - Yoga e Meditação" | Reitoria | 18 | Atividade permanente, duas vezes na semana. |
7.1.1.6 Participação da CASS em Comissão sobre Exames Periódicos 2023
A Comissão responsável pelo procedimento licitatório referente à contratação dos exames periódicos para os servidores do Ifes, da qual fazem parte três servidores da CASS, a saber: médico do trabalho, enfermeira e assistente social, durante o ano de 2023 elaborou o termo de referência, com atualização dos exames a serem ofertados, incluindo a contabilização dos quantitativos de exames específicos aos riscos ocupacionais de 10 unidades do IFES (Reitoria, Cefor, Campi Vitória, Vila Velha, Serra, Aracruz, Piúma, Cachoeiro, São Mateus e Linhares). Foram solicitados os orçamentos para empresas especializadas no assunto e em seguida foi realizada a abertura do processo licitatório.
7.1.1.7 Colaboração técnica da CASS no Programa Pedala IFES
Foram realizados atendimentos em saúde pela Medicina do Trabalho da CASS aos 07 participantes do Programa Pedala IFES na Reitoria, como previsto no Edital do Programa Pedala Ifes nº 01/2023, Edição 2023/2024.
7.1.2 Seleção e Desenvolvimento de Pessoas
7.1.2.1 Seleção de Pessoas
Em 2023, foram nomeados e empossados 21 servidores entre Técnico-Administrativos em Educação (TAEs) e professores da carreira do Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT), conforme a tabela a seguir.
Tabela 7.7 - Quantitativo de convocados e nomeados em 2023 | |||
---|---|---|---|
Carreira | Convocação | Nomeação | |
TAE | 31 | 13 | |
EBTT | 11 | 8 | |
Total | 42 | 21 | |
Fonte: GeDoc |
7.1.2.2 Estágio Probatório
O estágio probatório corresponde à avaliação da aptidão e capacidade do servidor durante o período de 3 (três) anos, a partir da sua entrada em efetivo exercício, visando a sua confirmação ou não no cargo.
Para os servidores da carreira dos Técnico-Administrativos em Educação (TAEs), são observados os fatores: assiduidade, disciplina, capacidade de iniciativa, produtividade e responsabilidade.
Para os servidores da carreira do Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT), além dos fatores utilizados na avaliação dos TAEs, também é observado o fator desempenho didático-pedagógico.
Tabela 7.8 - Quantitativo de homologação de estágio probatório de 2023 | ||
---|---|---|
Carreira | Homologação | Exoneração |
TAE | 7 | 1 |
EBTT | 14 | 1 |
Total | 21 | 2 |
Fonte: GeDoc |
7.1.2.3 Desenvolvimento de Pessoas
A Diretoria de Gestão de Pessoas, por meio da Coordenadoria de Seleção e Desenvolvimento de Pessoas (CSDP) da Reitoria, das Coordenadorias Gerais de Gestão de Pessoas (CGGPs) dos campi e da Coordenadoria de Gestão de Pessoas (CGP) da Reitoria, atua para impulsionar a capacitação e a qualificação dos servidores, de acordo com a Política de Capacitação de Pessoas deste instituto e a Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoas (PNDP), instituída pelo Decreto nº 9.991/2019.
O principal instrumento da PNDP é o Plano de Desenvolvimento de Pessoas (PDP). No PDP de 2023 do IFES, foram indicadas 222 necessidades de desenvolvimento de pessoas. Dessas necessidades, 70,72% foram atendidas por meio da execução de 941 ações de desenvolvimento, que somaram uma carga horária de 89.513 horas (exceto educação formal), alcançando 914 servidores, o que representa 33% da força de trabalho desta instituição.
Fonte: CGGPs dos campi e CGP da Reitoria

O investimento com as ações de desenvolvimento de pessoas em 2023 foi de R$ 1.620.806,80 (exceto gastos com a manutenção da remuneração dos servidores afastados).
As ações de desenvolvimento podem ser viabilizadas por meio de uma das formas de afastamento previstas no art. 18 do Decreto nº 9.991/2019 ou por meio de Ação de Desenvolvimento em Serviço (ADS). Abaixo, é possível observar uma visão gráfica das ações de desenvolvimento agrupadas por esse critério, levando-se em consideração todas as unidades do Ifes.
Fonte: CGGPs dos campi e CGP da Reitoria

Também é possível observar a distribuição das ações de desenvolvimento por unidade, de acordo com o critério de agrupamento das formas de afastamento ou ADS:
Fonte: CGGPs dos campi e CGP da Reitoria

Os principais temas das ações executadas no PDP de 2023 podem ser observados na tabela a
Tabela 7.9 – Top 10 dos temas de desenvolvimento em 2023 (exceto educação formal) | |
---|---|
Gestão do Tempo e Produtividade | 19 |
Manutenção em Mobilidade Elétrica Avançada | 10 |
Inteligência Emocional | 9 |
Principais Inovações e Aspectos Práticos da Nova Lei de Licitações e Contratos | 8 |
Nova Lei de Licitações e Contratos: Aspectos Gerais e Pontos de Atenção | 7 |
4º Congresso Brasileiro de Compras Públicas | 7 |
XXXII Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental | 6 |
Liderança | 6 |
Capacitação de Emergência de Segurança de Violência Ativa | 6 |
Reforma da Previdência – EC nº 103/2019, Aplicada aos Sistemas SIAPE e SIAPECAD | 5 |
Fonte: CGGPs dos campi e CGP da Reitoria |
Em 2023, foi elaborado o PDP de 2024, com intensa participação e envolvimento dos servidores do IFES. Todo o processo foi realizado por meio do portal do Sistema de Pessoal Civil da Administração Federal (SIPEC). Foram 736 necessidades de desenvolvimento identificadas, as quais deverão ser atendidas por ações em 2024.
7.1.2.4 Semana do Servidor - 2023
Evento realizado no mês de outubro. Trata-se da data comemorativa do Dia do Servidor, que ocorre no dia 28. Entre outras ações, o evento contou com 2 (duas) palestras pelo canal do Ifes no YouTube: uma palestra com o tema “Há motivos para se motivar no serviço público?” e outra sobre “Mindset para criatividade, adaptação e bem-estar”.
7.1.2.5 Desenvolvimento nas Carreiras, Gratificações e Incentivos
As carreiras dos Técnico-Administrativos em Educação (TAEs) e dos professores do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) estão estruturadas pelas Leis nº 11.091/2005 e nº 12.772/2012, respectivamente.
7.1.2.5.1 Progressão/Promoção
Progressão Funcional por Mérito - TAE
Na Progressão Funcional por Mérito, o desempenho profissional dos TAEs é avaliado a cada 9 (nove) meses, por meio de autoavaliação e avaliação de equipe. São avaliados os seguintes fatores: assiduidade; disciplina/comprometimento; capacidade de iniciativa; produtividade e qualidade do trabalho; e responsabilidade. O servidor precisa obter, no mínimo, 60% de rendimento na avaliação de desempenho durante o interstício de 18 (dezoito) meses de efetivo exercício para que lhe seja concedida a progressão por mérito.
Progressão por Capacitação - TAE
O servidor TAE também pode progredir por capacitação a cada 18 meses, até atingir o nível de capacitação IV, condicionado à apresentação de certificados de cursos de capacitação e suas devidas cargas horárias.
Progressão Funcional/ Promoção - Professor EBTT
A progressão funcional é a passagem do servidor docente para o nível de vencimento imediatamente superior dentro de uma mesma classe. Ocorre exclusivamente mediante avaliação de desempenho individual, após o cumprimento do interstício de 24 meses de efetivo exercício em cada nível.
A promoção é a passagem do servidor docente de uma classe para outra subsequente, observando-se, também, a aprovação na avaliação de desempenho individual do docente, após o cumprimento do interstício de 24 meses de efetivo exercício no último nível de cada classe.
A avaliação de desempenho do docente, seja para progressão, seja para promoção, leva em consideração 6 (seis) eixos: avaliação discente; atividades de ensino e de apoio ao ensino; capacitação; pesquisa; extensão; e desempenho de gestão (quando aplicável).
Aceleração da Promoção - Professor EBTT
Após a homologação da aprovação em estágio probatório, o servidor docente que atender ao requisito de titulação pode ter sua promoção acelerada para o nível 1 da classe D II, quando apresenta título de especialista, ou para o nível 1 da classe D III, quando apresenta título de mestre ou doutor.
Tabela 7.10 - Progressões e promoções em 2023 (TAE e Docente) | |
---|---|
Tipo | Quantidade |
Progressão Funcional por Mérito - TAE | 689 |
Progressão por Capacitação - TAE | 68 |
Progressão/Promoção - Docente | 85 |
Aceleração da Promoção - Docente | 13 |
Total | 855 |
Fonte: GeDoc |
7.1.2.5.2 Gratificação e Incentivo
Incentivo à Qualificação (IQ) - TAE
O IQ é concedido ao servidor TAE que possui educação formal superior à exigida para o seu cargo. Ele é calculado sobre o padrão de vencimento básico do servidor TAE, cujo percentual depende do nível de educação acima daquele exigido para ingresso no cargo e da relação entre a área de conhecimento do curso e o ambiente organizacional de atuação do servidor.
Retribuição por Titulação (RT) - Professor EBTT
A RT é a gratificação concedida ao servidor docente que apresenta titulação superior àquela exigida para seu ingresso no cargo, cujo valor varia em função do nível da titulação apresentada pelo servidor.
Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC) - Professor EBTT
RSC é a gratificação concedida ao docente após avaliação e aprovação, por comissão especial, dos conhecimentos e habilidades decorrentes da sua experiência individual e profissional, inclusive no exercício de atividades no âmbito acadêmico.
Tabela 7.11 - Gratificações e Incentivos em 2023 (TAE e Docente) | |
---|---|
Tipo | Quantidade |
Incentivo à Qualificação - TAE | 127 |
Retribuição por Titulação - Docente | 64 |
RSC - Docente | 96 |
Total | 287 |
Fonte: GeDoc |
7.1.3 Governança de Pessoas
A Coordenadoria de Governança de Pessoas realizou, no ano de 2023, a condução da Comissão do Grupo de Trabalho responsável pelo estudo e construção da Política de Qualidade de Vida no Trabalho do Ifes, conforme Portaria do Gabinete do Reitor nº 1135/2022. A minuta da política de qualidade de vida no trabalho do Ifes foi aprovada na reunião do Conselho Superior no dia 15/12/2023, a qual virou a Resolução do Conselho Superior nº 207/2023.
A referida coordenadoria também está coordenando a Comissão Local de Qualidade de Vida no Trabalho da Reitoria, conforme Portaria nº 444/2023, alterada pela Portaria nº 2.047/2023.
Além do programa de qualidade de vida no trabalho, a coordenadoria atua conjuntamente com a Diretoria de Gestão de Pessoas no assessoramento e acompanhamento das atividades desenvolvidas no âmbito desta Diretoria e pelos órgãos integrantes de sua estrutura no que se refere aos aspectos administrativos, legais, técnicos e operacionais.
7.1.4 Cadastro e Pagamento de Pessoas
Apresentamos dados para o ano de 2023 relacionados ao cadastro de pessoas e o pagamento de pessoas do Ifes.
Tabela 7.12 - Força de Trabalho por Situação Funcional | |
---|---|
Situação Funcional | Quantitativo |
Ativo Permanente | 2808 |
Aposentado | 677 |
Cedido | 8 |
Anistiado | 40 |
Colaboração Técnica | 12 |
Estagiário | 162 |
Exercício descentralizado | 2 |
Exercício provisório | 8 |
Professor Substituto | 224 |
Instituidor de Pensão | 245 |
Fonte: SIGRH x DW |
Tabela 7.13 - Servidores ativos permanentes por categoria | ||
---|---|---|
Categoria | Quantitativo | (%) |
Docente | 1488 | 47,0% |
Técnico Administrativo | 1320 | 53,0% |
Total | 2808 | 100,0% |
Fonte: SIGRH x DW |
Tabela 7.14 - Servidores ocupantes de CD, FG e FCC | |
---|---|
Funções | Quantitativo |
CD-01 | 1 |
CD-02 | 26 |
CD-03 | 30 |
CD-04 | 73 |
FG-01 | 123 |
FG-02 | 175 |
FG-03 | 12 |
FG-04 | 5 |
FCC | 144 |
Fonte: SIGRH x DW |
Fonte: SIGRH x DW

Fonte: SIGRH x DW

Fonte: SIGRH x DW

Fonte: SIGRH x DW

Fonte: SIGRH x DW

Tabela 7.15 -Servidores por faixa etária | ||
---|---|---|
Faixa Etária | Quantitativo | (%) |
De 22 a 25 anos | 7 | 0,25% |
De 26 a 30 anos | 49 | 1,75% |
De 31 a 40 anos | 954 | 33,97% |
De 41 a 50 anos | 1054 | 37,54% |
De 51 a 60 anos | 577 | 20,55% |
De 61 a 70 anos | 161 | 5,73% |
De 71 a 74 anos | 13 | 0,46% |
Total | 2808 | 100,00% |
Fonte: SIGRH x DW |
Fonte: SIGRH x DW

Tabela 7.16 -Servidores por escolaridade | ||||
---|---|---|---|---|
Escolaridade | Docente | TAE | ||
Quantitativo | (%) | Quantitativo | (%) | |
Doutorado | 706 | 47,45% | 60 | 4,82% |
Mestrado | 719 | 48,32% | 402 | 32,29% |
Especialização | 53 | 3,56% | 585 | 46,99% |
Ensino Superior | 10 | 0,67% | 117 | 9,40% |
2º Grau | - | - | 75 | 6,02% |
Alfabetizado | - | - | 5 | 0,40% |
Primeiro Grau incompleto | - | - | 1 | 0,08% |
Total | 1.488 | 100,00% | 1.245 | 100,00% |
Fonte: SIGRH x DW |
Fonte: SIGRH x DW

Fonte: SIGRH x DW

Fonte: SIGRH x DW

Fonte: SIGRH x D

Tabela 7.17 - Remuneração em R$ | ||||||||||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
Rubrica | Descrição | Jan | Fev | Mar | Abr | Mai | Jun | Jul | Ago | Set | Out | Nov | Dez | Total |
Remuneração | Servidores (Ativos) | 15.054.967,73 | 15.003.919,40 | 15.110.567,78 | 15.127.961,71 | 16.481.723,48 | 16.632.087,09 | 16.609.747,14 | 16.516.261,65 | 16.787.912,30 | 16.853.534,85 | 17.351.743,76 | 17.315.951,17 | 194.846.378,06 |
00742 | Contrato Temporário Art. 37 C.F Professores | 628.286,58 | 626.565,97 | 665.376,38 | 669.992,10 | 777.669,74 | 786.401,22 | 777.434,03 | 815.395,15 | 812.822,03 | 835.326,95 | 837.588,26 | 841.090,07 | 9.073.948,48 |
83172 | Bolsa De Estágio | 90.577,07 | 78.622,32 | 75.309,36 | 80.930,34 | 86.793,16 | 102.302,58 | 112.664,69 | 123.662,53 | 129.315,71 | 133.927,55 | 129.741,43 | 129.925,56 | 1.273.772,30 |
Totais | 15.773.831,38 | 15.709.107,69 | 15.851.253,52 | 15.878.884,15 | 17.346.186,38 | 17.520.790,89 | 17.499.845,86 | 17.455.319,33 | 17.730.050,04 | 17.822.789,35 | 18.319.073,45 | 18.286.966,80 | 205.194.098,84 |
Tabela 7.18 - Adicionais em R$ | ||||||||||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
Rubrica | Descrição | Jan | Fev | Mar | Abr | Mai | Jun | Jul | Ago | Set | Out | Nov | Dez | Total |
00028 | Adicional Noturno | 16.613,44 | 8.289,57 | 13.093,71 | 18.809,75 | 19.065,45 | 21.833,93 | 18.771,90 | 17.788,73 | 21.297,28 | 20.756,90 | 21.976,35 | 18.792,87 | 217.089,88 |
00067 | Adicional de Periculosidade | 18.353,74 | 18.353,74 | 19.734,05 | 18.779,99 | 21.338,38 | 21.062,30 | 24.265,14 | 21.169,50 | 21.169,50 | 21.169,50 | 21.169,50 | 20.620,76 | 247.186,10 |
00053 | Adicional de Insalubridade | 36.700,19 | 38.612,62 | 38.348,74 | 40.407,70 | 43.758,38 | 45.866,71 | 45.242,61 | 45.783,82 | 48.640,60 | 48.039,86 | 48.421,34 | 49.116,71 | 528.939,28 |
00133 | Adicional de Insalubridade-Clt | 199,60 | 199,60 | 199,60 | 199,60 | 199,60 | 199,60 | 199,60 | 199,60 | 199,60 | 199,60 | 199,60 | 199,60 | 2.395,20 |
83117 | Acerto Adicional de Insalubridade | 0,00 | 0,00 | 138,52 | 21,32 | 0,00 | 17,78 | 0,00 | 0,00 | 0,00 | 7.635,58 | 0,00 | 0,00 | 7.813,20 |
Totais | 71.866,97 | 65.455,53 | 71.514,62 | 78.218,36 | 84.361,81 | 88.980,32 | 88.479,25 | 84.941,65 | 91.306,98 | 97.801,44 | 91.766,79 | 88.729,94 | 1.003.423,66 |
Tabela 7.19 - Auxílios e Benefícios em R$ | ||||||||||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
Rubrica | Descrição | Jan | Fev | Mar | Abr | Mai | Jun | Jul | Ago | Set | Out | Nov | Dez | Total |
82848 | Auxílio Alimentação Cdt | 63.495,43 | 75.257,60 | 78.459,49 | 112.292,48 | 128.576,52 | 117.357,64 | 108.847,42 | 133.962,77 | 124.123,65 | 129.177,34 | 129.096,66 | 106.521,20 | 1.307.168,20 |
82849 | Assistência Pré-Escolar Cdt | 7.062,00 | 6.420,00 | 6.420,00 | 10.100,80 | 8.346,00 | 8.041,05 | 9.309,00 | 10.914,00 | 10.914,00 | 10.914,00 | 10.593,00 | 11.877,00 | 110.910,85 |
00121 | Auxílio Natalidade | 7.251,75 | 1.977,75 | 5.603,63 | 5.274,00 | 3.414,91 | 4.311,48 | 5.748,64 | 3.592,90 | 3.592,90 | 5.030,06 | 6.345,56 | 8.263,67 | 60.407,25 |
00700 | Assistência Pré-Escolar | 213.786,00 | 210.576,00 | 212.123,68 | 211.300,84 | 211.335,70 | 210.576,00 | 209.292,00 | 206.403,00 | 204.477,00 | 204.477,00 | 202.872,00 | 203.209,05 | 2.500.428,27 |
00136 | Auxílio-Alimentação | 1.289.209,05 | 1.284.790,04 | 1.284.914,92 | 1.845.788,94 | 1.842.330,29 | 1.840.701,46 | 1.841.147,37 | 1.824.972,15 | 1.831.224,65 | 1.831.365,66 | 1.830.950,36 | 1.816.931,31 | 20.364.326,20 |
82737 | Per Capita - Saúde Suplementar | 544.528,73 | 546.263,30 | 540.070,22 | 539.990,26 | 534.879,03 | 531.003,67 | 530.980,70 | 529.061,05 | 532.506,45 | 533.454,12 | 525.318,06 | 527.564,11 | 6.415.619,70 |
Totais | 2.125.332,96 | 2.125.284,69 | 2.127.591,94 | 2.724.747,32 | 2.728.882,45 | 2.711.991,30 | 2.705.325,13 | 2.708.905,87 | 2.706.838,65 | 2.714.418,18 | 2.705.175,64 | 2.674.366,34 | 30.758.860,47 |
Tabela 7.20 - Indenizações em R$ | ||||||||||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
Rubrica | Descrição | Jan | Fev | Mar | Abr | Mai | Jun | Jul | Ago | Set | Out | Nov | Dez | Total |
83086 | Auxílio Moradia | 9.615,88 | 14.136,48 | 11.936,48 | 11.936,48 | 11.935,88 | 14.036,48 | 11.936,48 | 11.936,48 | 11.936,48 | 9.936,48 | 13.936,48 | 9.725,88 | 143.005,96 |
00951 | Auxílio-Transporte | 25.880,03 | 42.271,12 | 43.392,90 | 48.949,89 | 45.906,83 | 48.878,71 | 40.445,16 | 55.243,17 | 58.189,48 | 44.722,32 | 41.884,25 | 43.815,81 | 539.579,67 |
82850 | Auxílio-Transporte Cdt | 3.127,48 | 3.539,57 | 6.934,38 | 11.017,52 | 7.658,92 | 10.813,52 | 10.126,12 | 11.521,83 | 12.509,82 | 12.695,82 | 16.368,49 | 13.780,04 | 120.093,51 |
82695 | Auxílio-Transporte Estagiário | 8.628,34 | 16.210,00 | 14.640,00 | 19.230,00 | 19.925,34 | 29.390,00 | 25.913,40 | 31.350,00 | 31.460,00 | 30.368,64 | 25.650,00 | 29.659,02 | 282.424,74 |
82538 | Indenização A Gestante | 4.304,92 | 4.304,92 | 9.067,84 | 32.882,44 | 43.903,77 | 0,00 | 0,00 | 0,00 | 0,00 | 0,00 | 578,15 | 0,00 | 95.042,04 |
Totais | 51.556,65 | 80.462,09 | 85.971,60 | 124.016,33 | 129.330,74 | 103.118,71 | 88.421,16 | 110.051,48 | 114.095,78 | 97.723,26 | 98.417,37 | 96.980,75 | 1.180.145,92 |
Tabela 7.21 - Pagamentos de Exercícios Anteriores em R$ | ||||||||||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
Rubrica | Descrição | Jan | Fev | Mar | Abr | Mai | Jun | Jul | Ago | Set | Out | Nov | Dez | Total |
82888 | Exercício Anterior Auxílio Alimentação | 0,00 | 0,00 | 0,00 | 0,00 | 0,00 | 0,00 | 3.664,00 | 1.729,37 | 0,00 | 124,91 | 0,00 | 0,00 | 5.518,28 |
82890 | Exercício Anterior Auxílio Transporte | 0,00 | 0,00 | 458,00 | 0,00 | 0,00 | 830,09 | 0,00 | 364,08 | 0,00 | 0,00 | 0,00 | 0,00 | 1.652,17 |
00571 | Exercício Anterior Gratificação Natalina - At | 0,00 | 0,00 | 0,00 | 0,00 | 0,00 | 0,00 | 0,00 | 240,64 | 0,00 | 0,00 | 0,00 | 0,00 | 240,64 |
82891 | Exercício Anterior Assistência Pré-Escola | 0,00 | 0,00 | 0,00 | 3.199,30 | 0,00 | 0,00 | 0,00 | 545,70 | 0,00 | 0,00 | 0,00 | 0,00 | 3.745,00 |
00058 | Exercício Anterior Ativo | 32.559,23 | 7.261.695,21 | 89.501,14 | 26.721,93 | 22.404,30 | 37.035,75 | 24.621,95 | 16.829,02 | 0,00 | 16.809,87 | 15.094,97 | 13.850,18 | 7.557.123,55 |
82970 | Exercício Anterior Cdt - Pessoal | 0,00 | 0,00 | 0,00 | 0,00 | 0,00 | 555,48 | 0,00 | 0,00 | 0,00 | 0,00 | 0,00 | 0,00 | 555,48 |
83017 | Exercício Anterior Indenização Férias | 0,00 | 52.641,12 | 0,00 | 0,00 | 0,00 | 0,00 | 0,00 | 0,00 | 0,00 | 0,00 | 0,00 | 0,00 | 52.641,12 |
82892 | Exercício Anterior Per Capita | 10.053,50 | 16.118,45 | 6.462,68 | 7.484,20 | 34.273,89 | 11.568,28 | 0,00 | 14.507,42 | 0,00 | 4.233,76 | 0,00 | 0,00 | 104.702,18 |
82967 | Exercício Anterior S/Incid Pss At | 388,93 | 33.622,07 | 16.637,44 | 8.679,09 | 3.277,37 | 6.264,66 | 692,91 | 43,46 | 0,00 | 589,20 | 417,49 | 7.552,80 | 78.165,42 |
82959 | Exercício Anterior Gratificação Natalina Cdt | 0,00 | 0,00 | 0,00 | 0,00 | 0,00 | 0,00 | 2.460,33 | 0,00 | 0,00 | 0,00 | 0,00 | 0,00 | 2.460,33 |
82971 | Exercício Anterior Indenização Férias - Cdt | 0,00 | 0,00 | 0,00 | 0,00 | 0,00 | 0,00 | 0,00 | 0,00 | 0,00 | 0,00 | 0,00 | 0,00 | 0,00 |
82379 | Exercício Anterior Abono Permanência - At | 0,00 | 671.834,65 | 0,00 | 0,00 | 0,00 | 0,00 | 0,00 | 0,00 | 0,00 | 0,00 | 0,00 | 0,00 | 671.834,65 |
Totais | 43.001,66 | 8.035.911,50 | 113.059,26 | 46.084,52 | 59.955,56 | 56.254,26 | 31.439,19 | 34.259,69 | 0,00 | 21.757,74 | 15.512,46 | 21.402,98 | 8.478.638,82 |
Tabela 7.22 - Ações Judiciais em R$ | ||||||||||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
Rubrica | Descrição | Jan | Fev | Mar | Abr | Mai | Jun | Jul | Ago | Set | Out | Nov | Dez | Total |
01007 | Decisão Judicial Transitado Julgado Auxílio Transporte | 102.822,31 | 24.006,31 | 93.329,66 | 124.839,85 | 121.838,18 | 142.628,14 | 126.110,36 | 121.023,61 | 121.787,99 | 148.393,02 | 121.155,26 | 120.580,84 | 1.368.515,53 |
01100 | Decisão Judicial Transitado Julgado Is/Pss-At | 5.160,84 | 5.160,84 | 5.160,84 | 5.160,84 | 5.709,11 | 5.709,11 | 5.709,11 | 0,00 | 0,00 | 0,00 | 0,00 | 0,00 | 37.770,69 |
15277 | Decisão Judicial Transitado Julgado At. | 5.852,53 | 5.852,53 | 5.852,53 | 5.852,53 | 3.202,05 | 3.202,05 | 3.202,05 | 3.202,05 | 3.202,05 | 3.202,05 | 3.202,05 | 3.202,05 | 49.026,52 |
01113 | Decisão Judicial Não Transitado Julgado Is/Pss - At | 2.868,81 | 2.868,81 | 2.725,58 | -1.627,03 | 0,00 | 0,00 | 0,00 | 0,00 | 0,00 | 0,00 | 0,00 | 0,00 | 6.836,17 |
10288 | Decisao Judicial N Tran Jug At | 3.303,50 | 3.303,50 | 3.303,50 | 3.303,50 | 3.303,50 | 3.303,50 | 3.303,50 | 3.303,50 | 0,00 | 0,00 | 5.492,30 | 3.741,26 | 35.661,56 |
01303 | Decisão Judicial Deposito Em Juizo At | 0,00 | 0,00 | 0,00 | 0,00 | 0,00 | 0,00 | 0,00 | 0,00 | 0,00 | 0,00 | 0,00 | 0,00 | 0,00 |
20063 | Adicionais Opcionais Transitado Julgado | 0,00 | 0,00 | 0,00 | 0,00 | 0,00 | 0,00 | 0,00 | 0,00 | 0,00 | 0,00 | 0,00 | 0,00 | 0,00 |
20062 | Adicionais Ocupacionais Não Transitado Julgado | 7.350,42 | 6.482,35 | 9.417,00 | 8.075,17 | 8.793,47 | 7.626,49 | 7.847,27 | 7.756,71 | 7.756,71 | 7.756,71 | 7.461,29 | 7.348,41 | 93.672,00 |
Totais | 127.358,41 | 47.674,34 | 119.789,11 | 145.604,86 | 142.846,31 | 162.469,29 | 146.172,29 | 135.285,87 | 132.746,75 | 159.351,78 | 137.310,90 | 134.872,56 | 1.591.482,47 |
Tabela 7.23 - Substituições de Cargo de Chefia em R$ | |||||||||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
Descrição | Jan | Fev | Mar | Abr | Mai | Jun | Jul | Ago | Set | Out | Nov | Dez | Total |
Substituição/Interino | 13.752,63 | 26.244,94 | 5.189,36 | 2.212,68 | 2.999,13 | 4.699,71 | 5.387,47 | 19.198,29 | 7.245,88 | 15.497,60 | 10.525,80 | 13.667,02 | 126.620,51 |
Tabela 7.24 - Reposição Ao Erário em R$ | ||||||||||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
Rubrica | Descrição | Jan | Fev | Mar | Abr | Mai | Jun | Jul | Ago | Set | Out | Nov | Dez | Total |
00145 | Reposição Ao Erário Lei 8112/90-10486/02 | 62.712,30 | 58.737,82 | 65.520,74 | 69.183,45 | 67.992,90 | 64.803,21 | 61.187,79 | 62.534,67 | 61.337,93 | 60.386,57 | 66.887,39 | 66.313,46 | 767.598,23 |
82954 | Reposição Ao Erário Lei 8112/90 Custeio | 3.942,75 | 6.011,03 | 2.887,98 | 5.032,62 | 4.351,46 | 6.364,32 | 8.048,20 | 5.149,14 | 14.823,01 | 10.928,35 | 9.466,24 | 9.105,75 | 86.110,85 |
Totais | 66.655,05 | 64.748,85 | 68.408,72 | 74.216,07 | 72.344,36 | 71.167,53 | 69.235,99 | 67.683,81 | 76.160,94 | 71.314,92 | 76.353,63 | 75.419,21 | 853.709,08 |
Tabela 7.25 - Despesa com Gratificação por Encargo de Curso e Concurso (GECC) em R$ | ||||||||||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
Rubrica | Descrição | Jan | Fev | Mar | Abr | Mai | Jun | Jul | Ago | Set | Out | Nov | Dez | Total |
82885 | Exercício Anterior Gecc | 0,00 | 51.467,08 | 43.624,37 | 0,00 | 0,00 | 0,00 | 4.900,95 | 0,00 | 0,00 | 89.949,27 | 1.382,24 | 0,00 | 191.323,91 |
83119 | Gecc | 0,00 | 0,00 | 0,00 | 0,00 | 0,00 | 0,00 | 68.395,58 | 0,00 | 0,00 | 0,00 | 8.018,29 | 74.539,93 | 150.953,80 |
Totais | 0,00 | 51.467,08 | 43.624,37 | 0,00 | 0,00 | 0,00 | 73.296,53 | 0,00 | 0,00 | 89.949,27 | 9.400,53 | 74.539,93 | 342.277,71 |
Tabela 7.26 - Salário Maternidade em R$ | ||||||||||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
Rubrica | Descrição | Jan | Fev | Mar | Abr | Mai | Jun | Jul | Ago | Set | Out | Nov | Dez | Total |
00086 | Salário Maternidade | 0,00 | 0,00 | 0,00 | 0,00 | 0,00 | 0,00 | 0,00 | 0,00 | 0,00 | 0,00 | 0,00 | 0,00 | 0,00 |
7.2 Gestão da Tecnologia da Informação
7.2.1 Status dos Projetos
Os projetos previstos no Relatório de Gestão de 2022 para serem executados no ano de 2023 tiveram avanços distintos.
Destacamos o projeto Desenvolvimento de Funcionalidade de Integração do AVA com o SIGAA, que avançou de maneira satisfatória, uma vez que as funcionalidades de integração do AVA (Moodle) com o SIGAA/SIG foram desenvolvidas estando disponíveis a criação de turmas, inserção de estudantes e a atualização de notas. Todas as funcionalidades foram desenvolvidas de modo a permitir a atualização do Moodle Institucional.
As ações de Expansão das Equipes Institucionais dos serviços de TI, foram iniciadas e duas equipes institucionais foram instanciadas: Equipe Institucional do Ambiente de Gestão de Eventos de Serviços de TI - LOG e Equipe Institucional de Desenvolvimento e Sustentação do SIG.
Sobre a Descontinuidade de Serviços de TI legados concorrentes ao SIG, essa ação ainda carece de maior atenção, uma vez que a descontinuidade de serviços legados e que concorrem ao SIG enfrenta resistências naturais para esse tipo de projeto.
Por fim, a Captação de Recursos externos para Investimento na Infraestrutura e no Corpo Técnico de TI, ainda não teve um encaminhamento efetivo e novas ações estão planejadas para o ano de 2024.
7.2.2 Conformidade Legal
Com o objetivo de atender as questões legais que envolvem a área de Tecnologia da Informação, o Ifes possui políticas e documentos atrelados à área de Tecnologia da Informação. Os seguintes documentos estão em vigência:
- Política de Utilização dos Recursos de TI;
- Política de Segurança da Informação;
- Política de Governança Digital;
- Política de Gestão de Riscos de TI;
- Plano Diretor de Tecnologia da Informação com Planejamento Estratégico de Tecnologia da Informação;
Todas as políticas e suas respectivas normativas estão disponíveis em:
- https://prodi.ifes.edu.br/drti/comite-gestor-de-ti; e
- https://prodi.ifes.edu.br/drti/comite-gestor-de-seguranca-da-informacao
7.2.3 Modelo de Governança de TI
O Ifes possui o modelo de governança de TI disposto da seguinte forma:
- 1. Comitê Gestor de Tecnologia da Informação
- 2. Fórum de Tecnologia da Informação
- 3. Comitê Gestor de Segurança da Informação
- 4. Diretoria de Tecnologia da Informação
-
5. Coordenadorias subordinadas à DRTI
- Coordenadoria Geral de Infraestrutura e Telecomunicações (CGIT);
- Coordenadoria Geral de Sistemas de Informação (CGSI);
- Coordenadoria Geral de Governança de TI (CGGovTI);
- Central de Serviços (CS); e
- Coordenadoria de Segurança de TI (CST).
- Coordenadorias de Tecnologia da Informação dos Campi do Ifes
Vizualize o Organograma do Ifes
7.2.4 Detalhamento dos Projetos e Ações Executadas em 2023
Durante o ano de 2023, diversas ações foram conduzidas diretamente pela área de Tecnologia da Informação e outras a TI auxiliou as áreas de negócio.
7.2.4.1 Fortalecimento e utilização do SIGAA no Ifes
Os projetos priorizados foram aqueles relacionados à transformação digital da área-fim do Ifes. Dentre as principais entregas, destacamos a estruturação e emissão do diploma digital no SIGAA por meio do serviço disponibilizado pela RNP para estudantes de graduação. Também, foram realizadas ações para emissão de certificados de conclusão de cursos de pós-graduação via SIGAA.
Nessa mesma linha de digitalização, foi desenvolvido e disponibilizado para utilização o Módulo de Certificação Encceja no SIGAA. Todas essas entregas buscam fortalecer a digitalização dos serviços, tornando o processo de emissão de documentos acadêmicos mais ágil e com custo operacional baixo, sendo de grande importância para a Instituição e também para a comunidade geral.
Outra ação importante foi o desenvolvimento de funcionalidades de integração do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) com o SIGAA/SIG. Como dito anteriormente, as funcionalidades desenvolvidas tornará o processo de operacionalização do ambiente mais facilitado e próximo do que existe hoje no Ifes.
Em parceria com nossos estudantes, em uma ação inédita, foi desenvolvida a funcionalidade de Identidade Estudantil na Área do Discente no SIGAA. Essa solução trouxe maior facilidade para os estudantes na utilização do documento de identificação estudantil e também facilitou o processo dos setores responsáveis pela confecção dos documentos.
7.2.4.2 Ações de Estruturação Administrativa e Conformidade Legal
Visando a conformidade legal com a LGPD, o sistema de coleta de consentimento foi desenvolvido com novas funcionalidades. A solução desenvolvida utiliza como autenticador o Gov.BR para os pais dos menores de 18 anos e permite a inserção de novos serviços que necessitam de coleta de consentimento, como por exemplo o ICPEdu.
Também auxiliamos os setores de ensino, pesquisa e extensão na implantação do Extrator de Dados que conecta com o Monitor da Setec/MEC.
Foi disponibilizado também para a Comissão Central do Programa de Gestão do Ifes o sistema Polare (desenvolvido pela UFRN) em substituição ao SUSEP (PDG - Desenvolvido pelo Ministério da Economia). Essa ação visa disponibilizar um sistema aderente às regras atuais do Programa de Gestão e Desempenho do Ministério da Gestão e Inovação (MGI).
Por fim, com vistas a melhorar a organização das atividades associadas ao desenvolvimento de soluções, foi implementada uma metodologia com o objetivo de ter clareza e facilitar a gestão das entregas, bem como o monitoramento dos prazos estabelecidos.
7.2.4.3 Gestão e Ampliação da Oferta de Serviços de Infraestrutura
Visando a estruturação e aumento da confiabilidade do Data Center Institucional, foram elaborados processos de contratação de renovação de garantia dos servidores e do software do ambiente de backup, além dos switches principais do Data Center Institucional. Essas renovações foram necessárias para a garantia do pleno funcionamento do ambiente de processamento de dados e visam a melhoria na oferta dos recursos computacionais para as demais unidades do Ifes.
Isso porque, diante da dificuldade de investimento em equipamentos de TI e com a orientação de priorizar a computação em nuvem, o Ifes tem realizado ações de centralização de serviços e hospedagem de máquinas virtuais no Data Center Institucional. Nesta linha, foram realizadas ações de centralização do serviço de arquivos e hospedagem de sites. Essa migração visa aprimorar a segurança e disponibilidade dos serviços online. Sobre os sites, sua gestão permanece sob a responsabilidade do Campus, garantindo a continuidade e autonomia na administração das plataformas.
Além desses serviços, há unidades que realizaram a migração de seus serviços que eram hospedados localmente para o Data Center Institucional. Destaque para a migração feita pelo Campus Barra de São Francisco no momento em que seus serviços ficaram indisponíveis por falha nos equipamentos locais. Atualmente o campus opera com uma infraestrutura mínima no local, enquanto os serviços essenciais são executados remotamente no Data Center Institucional, com maior estabilidade e confiabilidade, além de simplificar a manutenção e gestão da infraestrutura de rede.
Nessa linha de melhorias das ofertas de serviços, a solução de e-mail do Ifes foi atualizada para a versão mais recente da ferramenta, proporcionando maior segurança e modernização. Essa atualização também traz o benefício da compatibilidade com aplicativos e navegadores mais recentes, garantindo uma experiência de uso mais fluida e eficiente para os usuários.
Ampliamos também a utilização do serviço de rede wireless Eduroam no Ifes. Os campi Serra, Cachoeiro de Itapemirim, Piúma, Venda Nova do Imigrante e São Mateus agora também oferecem esse acesso para a Comunidade Acadêmica. Essa rede sem fio visa proporcionar maior comodidade e facilidade de acesso à internet para estudantes, servidores e visitantes de outras instituições que também aderiram ao programa, fortalecendo a integração internacional e a colaboração acadêmica.
Por fim, ampliamos a infraestrutura na Cidade da Inovação para atender a chegada de novos setores e incremento de ambientes para eventos (ex.: Auditório). Essa ampliação foi possível a partir da aquisição, instalação e configuração de novos equipamentos.
7.2.4.4 Governança de TI e Atendimento ao Usuário
Durante o ano de 2023, aprimoramos as ações de atendimento aos usuários. Foi realizada a atualização do Sistema de Gestão de Chamados do Ifes. Esse sistema é responsável por receber todas as requisições e incidentes que são reportados pelos usuários e nele são realizadas ações de gestão dos chamados recebidos.
No total, em 2023 foram registrados 13.237 chamados no Sistema de Suporte da TI do Ifes. E todos os chamados foram analisados e atribuídos para atendimento pela equipe da Central de Serviços da DRTI. Importante destacar que a Central de Serviços também é responsável pelo atendimento de chamados de primeiro nível da Reitoria e também dos sistemas institucionais.
Outras ações com o foco na transparência e documentação foram realizadas no ano de 2023. Destaque para as campanhas de divulgação dos serviços disponíveis para a comunidade acadêmica, como: Webconferência, E-mail, Spam e SigEleição. Com o objetivo de facilitar a uniformização dos procedimentos de atendimento, vários serviços receberam documentação de fluxo de atendimento, sendo tais informações inseridas na base de conhecimento do sistema de chamados do Ifes.
Aos usuários, material de apoio para utilização de serviços e também de resolução de problemas foram criados na estrutura de “Perguntas Frequentes” ou “Frequently Asked Questions” (FAQ) do sistema de chamados. Vários usuários passaram a fazer uso dessa estrutura e isso resultou em uma diminuição do número de chamados e também na melhoria na estruturação destes.
Por fim, ainda na linha de melhoria na documentação foram mapeados vários processos de trabalho da DRTI, dentre eles destacamos: Atribuição de Chamados, Monitoramento de SLAs, Criação de Usuários, Movimentação Usuários, Solicitação Insumos, Manutenção Catálogo Serviços, Baixa Equipamentos de TI, Comunicação Interrupção Serviços e Sistemas TI e Manutenção Preventiva.
7.2.4.5 Plano Diretor de Tecnologia da Informação do Ifes para os anos de 2023-2024-2025
Foi realizada a consolidação do monitoramento das ações realizadas pelas unidades no PDTIC do ciclo 2021-2022. Esta ação teve papel importante no desenvolvimento do novo plano diretor de tecnologia da informação para os anos seguintes.
O novo plano diretor possui sua organização e estruturação a partir da metodologia do OKR (Objective Key Results - Objetivos e Resultados Chaves). Essa ação visa melhorar a forma de monitoramento dos objetivos estratégicos de TI com as necessidades inventariadas.
Para a priorização das necessidades, foi mantida a metodologia de priorização BASICO (Benefícios para a organização - Abrangência dos resultados - Satisfação dos colaboradores - Investimentos necessários - Cliente externo - Operacionalização).
Por fim, o PDTIC do novo ciclo possui 3 anos de vigência e foi construído de modo a melhorar o planejamento de tecnologia da informação do Ifes em relação aos anos anteriores.
7.2.4.6 Atividades Desempenhadas pela Equipe da DRTI (atendimento de chamados)
De acordo com o Sistema de Gestão de Chamados do Ifes, foram abertas 13.237 solicitações de serviços (chamados). Deste total, a DRTI atuou no atendimento de aproximadamente 41,16% dos chamados. Abaixo segue a tabela com o quantitativo dos chamados abertos nas entidades (Campus) e que foram atribuídos/atendidos pelas equipes técnicas.


7.2.5 Principais Desafios (Dificuldades, Fraquezas e Riscos)
7.2.5.1 Redução no Quadro de Servidores de TI
Mantém-se a evasão de servidores e a dificuldade de recomposição das equipes, muito devido a manutenção das ofertas do mercado de TI. Ainda que tenham sido realizadas ações de fortalecimento do trabalho remoto, essas não trouxeram impacto na recomposição da equipe, tendo em vista que os vencimentos mensais não são atrativos. Destacamos que no último concurso não houveram candidatos aprovados para o cargo de técnico de TI.
Esse cenário torna insustentável, no curto/médio prazo, a manutenção adição de novos serviços que foram/serão digitalizados.
É urgente a adoção de estratégia para recomposição do quadro de servidores e a valorização dos servidores atuais. Isso é importante para que seja possível a divisão das atividades de especialista negocial e técnico por servidores diferentes, trazendo maior qualidade para as equipes dos projetos em andamento. Além disso, permitirá que os servidores foquem em projetos específicos melhorando a qualidade dos serviços ofertados à comunidade.
7.2.6 Principais Projetos para 2024
7.2.6.1 Ampliação das Funcionalidades de Integração do AVA com o SIGAA
Para avançar na implantação do SIGAA, há necessidade de desenvolver soluções técnicas com objetivo de integrar o Moodle (utilizado no ambiente virtual de aprendizagem) a todos os módulos do Sistema Acadêmico SIGAA.
7.2.6.2 Descontinuidade de Serviços de TI legados concorrentes ao SIG
Os sistemas desenvolvidos no passado não possuem os artefatos necessários para sua manutenção, sustentação e evolução. Isso torna tais sistemas dependentes de quem os desenvolveu, sendo que há casos em que o responsável pelo desenvolvimento não é mais servidor do Ifes. A manutenção do funcionamento acarreta em falhas de segurança e em riscos na continuidade do negócio. Sendo necessária a sua substituição por sistemas estruturantes e/ou sistemas que compõem o SIG.
7.2.6.3 Estruturação da Nova Sede da Reitoria e Novas Unidades do Ifes
Para o ano de 2024, está previsto o início da estruturação da nova sede da Reitoria que abrigará todos os seus setores e ainda toda a estrutura do Cefor. Há também novos campi em implantação, como por exemplo: Presidente Kennedy, Pedro Canário e Laranja da Terra. E, por fim, a estruturação da Cidade da Inovação do Ifes.
Essas novas unidades têm um papel fundamental na consolidação do Ifes como referência em todo o estado e também a nível nacional e internacional.
7.3 Desenvolvimento Institucional
Durante o ano de 2023, o Ifes seguiu em sua rota de garantir as estruturas físicas necessárias para a continuidade de suas atividades, tanto em relação à manutenção das unidades existentes, quanto de análise e expansão para novas unidades. Foram atualizados todos os levantamentos de infraestrutura, em parceria com a Setec/MEC, permitindo ao Ifes conhecer sua real capacidade de operação e necessidades de ajuste de infraestrutura. Isso elevou o nível de maturidade para permitir o real planejamento de ações de natureza de manutenção e expansão da instituição.
Em 2023 um estudo identificou que dentre os 24 campi autorizados pelo Ministério da Educação, 9 campi estão localizados em regiões de alta demanda, justificando a necessidade de expansão e reestruturação destas unidades. São eles: Campus Cariacica; Campus Cachoeiro de Itapemirim; Campus Vila Velha; Campus Viana; Campus Aracruz; Campus Linhares; Campus Serra; Campus São Mateus e Campus Guarapari.
A proposta visa ampliar a oferta educacional, alinhada às necessidades locais e regionais, fomentando o desenvolvimento de competências técnicas e tecnológicas cruciais para o mundo do trabalho. O aumento da capacidade dos campi fortalece o compromisso do Ifes em promover educação de qualidade e oportunidades para os jovens do estado, alavancando ainda mais o desenvolvimento regional.

7.3.1 Novas Unidades do Ifes
Merece destaque o esforço empreendido para expansão do Ifes no Espírito Santo. Com a obra do campus Pedro Canário licitada e o início da execução dos projetos e da própria obra visando a construção de blocos administrativos e educacionais. Nesta mesma linha, o campus Laranja da Terra encontra-se já com o terreno desapropriado e em posse do Instituto, com as obras em fase de planejamento (elaboração de projetos executivos).


Com relação ao campus em Presidente Kennedy, ocorreram avanços significativos para que a posse do terreno seja transferida para o Ifes em curto prazo. Esta segurança permitiu avançarmos em novas etapas, com a adesão a Ata de Registro de Preço para contratação dos Projetos, cujos trabalhos estão em execução para definição das estruturas desta unidade.
Houve ainda avanços importantes para uma nova implantação em Muniz Freire-ES, na qual foram feitas todas as análises para avaliação do terreno, uma propriedade rural situada a aproximadamente 900 metros do centro da sede do município, cujo processo de desapropriação já está em andamento e possui o prazo estimado para gerar a posse para o município e posterior doação para o Ifes em 2024.

Confira a reportagem: Prefeitura de Muniz Freire busca parceria para implantação de novo campus do IFES
Também foi possível evoluir para o novo prédio da Reitoria, que atualmente funciona há mais de uma década em prédio alugado em Vitória-ES, gerando despesa e impedindo a adequada operação da administração central do Ifes. Em 2023, empreendeu-se esforço para conseguir junto a Secretaria do Patrimônio da União a cessão do Edifício Vitória Park para o Ifes. No imóvel cedido funcionava a Justiça Federal do Trabalho no Espírito Santo. O prédio, de quase 10 mil m², necessita de adequações que estão agora em fase de planejamento.
Confira as reportagens:
- Sede administrativa do Ifes vai mudar para o Centro de Vitória
- Ministério da Gestão cede prédio no centro de Vitória ao Instituto Federal do Espírito Santo
-
Sede administrativa do Ifes vai mudar para o Centro de Vitória
Imagem 7.20 – Servidores do Ifes em frente à nova sede administrativa da Reitoria A previsão é de que as adequações e reformas aconteçam ao longo do ano de 2024 e que os órgãos da Reitoria e os setores do Cefor estejam prontos para atuarem no novo local a partir de janeiro de 2025. Uma comissão de recebimento do patrimônio foi constituída para apresentar um relatório detalhado das condições atuais do imóvel. Outra comissão, de ocupação, está sendo formada com representantes das pró-reitorias e do Cefor, para definirem o plano de necessidades para a transferência.
Por fim, destacam-se as tratativas em curso para viabilizar nova unidade em Regência - Foz do Rio Doce (Linhares-ES) e também outra que complemente a já existente na capital Vitória, com um Campus vocacionado em formação de professores e tecnologias educacionais, além da Transformação do Campus Viana em uma estrutura maior, do tipo 70/45. Para tanto foram feitas as entregas de estudos detalhados de implantação, que contemplam desde análises socioeconômicas da região da alcance, pactuações para definição de eixo de atuação e ainda dimensionamento completos das necessidades de cargos e estruturas físicas.
7.3.2 Canal de rádio educativa FM
O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) firmou um Acordo de Cooperação com a Empresa Brasil de Comunicações (EBC) visando a implementação de uma emissora para prestação de serviços de radiodifusão sonora, na modalidade frequência modulada (FM), em Vitória - ES. Servidores do Ifes em frente à nova sede administrativa da Reitoria
A cerimônia de assinatura aconteceu em dezembro de 2023, no Palácio do Alvorada, em Brasília. Outros 15 Institutos Federais de todo o país também celebraram acordos com a EBC, para operação de canais em mais 48 cidades. A EBC também assinou um protocolo de intenções com o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) para ampliar essas adesões, viabilizando o licenciamento de mais canais.
Reportagens disponíveis nos links abaixo:
- Institutos federais aderem à Rede Nacional de Comunicação Pública
-
Ifes vai ter canal de rádio educativa FM
Imagem 7.21 – O Reitor do Ifes na cerimônia de assinatura do Acordo de Cooperação
7.4. Indicadores Institucionais
Os dados apresentados na Plataforma Nilo Peçanha (PNP) oferecem uma visão abrangente dos indicadores institucionais do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) ao longo dos anos, destacando variações em áreas como matrículas, eficiência acadêmica, gasto corrente por matrícula e outras métricas relevantes para a gestão educacional. Para mais detalhes dos dados do Ifes, acessar a Plataforma Nilo Peçanha.
Tabela 7.27 - Indicadores Institucionais | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
Ano* | Unidades | Cursos | Matrículas | Matrículas Equivalentes (Meq) | Ingressantes | Concluintes | Vagas | Inscritos | ||||||||||||||||||||||||||||||
2017 | 22 | 297 | 33.943 | 30.187,36 | 13.671 | 7.965 | 14.313 | 61.324 | ||||||||||||||||||||||||||||||
2018 | 22 | 325 | 35.664 | 32.552,89 | 13.384 | 8.801 | 14.376 | 66.820 | ||||||||||||||||||||||||||||||
2019 | 22 | 329 | 33.112 | 30.779,12 | 12.783 | 6.868 | 14.088 | 64.516 | ||||||||||||||||||||||||||||||
2020 | 22 | 299 | 36.451 | 30.766,35 | 14.739 | 11.890 | 14.822 | 54.057 | ||||||||||||||||||||||||||||||
2021 | 22 | 302 | 41.386 | 35.163,82 | 20.155 | 14.732 | 22.408 | 83.100 | ||||||||||||||||||||||||||||||
2022 | 23 | 330 | 50.060 | 37.687,19 | 26.159 | 18.237 | 27.162 | 63.319 | ||||||||||||||||||||||||||||||
2023 | 23 | 351 | 66.064 | 44.743,91 | 36.466 | 28.661 | 38.468 | 88.474 | ||||||||||||||||||||||||||||||
Variação (2023/2022) | Estável | 6,36% | 31,97% | 18,7% | 39,3% | 57,2% | 41,6% | 39,7% | ||||||||||||||||||||||||||||||
* Série histórica atualizada conforme versão disponível da PNP no ano de 2023. Variação Percentual (%) = (VF/VI - 1) × 100. |
Entre 2017 e 2023, o IFES experimentou um crescimento expressivo no número de matrículas, que aumentaram de 33.943 em 2017 para 66.064 em 2023. Esse crescimento deve-se a diversas iniciativas voltadas para a ampliação da oferta de cursos e à implementação de medidas para reduzir a evasão e a reprovação. O aumento mais notável ocorreu entre 2022 e 2023, com uma variação percentual anual de 31,97%.

Os dados da Plataforma Nilo Peçanha (PNP) evidenciam, também, um crescimento expressivo no número de inscritos Ifes ao longo dos anos, particularmente entre 2022 e 2023, quando o número de inscritos aumentou de 63.319 para 88.474, representando uma variação percentual de 39,7%.
7.4.1. Gasto Corrente por Matrícula - GCM
O gasto corrente por matrícula é um indicador que apresenta o valor investido, em média, para cada matrícula equivalente na Instituição. O cálculo é feito pela divisão do valor total do Gasto Corrente (GC) pelo número de Matrícula Equivalente (Meq). Neste indicador a definição de matrícula equivalente é a quantidade de matrículas que estiveram ativas em pelo menos um dia no ano de referência, ponderada pelos fatores de equivalência previstos na PNP.
Tabela 7.28 - Gasto Corrente por Matrícula | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|
Ano | Gasto Corrente por Matrícula | Gastos Totais | Gastos Correntes** | Inativos e Pensionistas | Investimentos e Inversões Financeiras | Precatórios |
2017 | R$ 17.730,43 | R$ 617.494.632,54 | R$ 535.234.739,92 | R$ 76.139.470,00 | R$ 6.120.422,62 | R$ 68.681,74 |
2018 | R$ 17.140,20 | R$ 662.212.440,62 | R$ 557.963.132,02 | R$ 85.538.666,94 | R$ 16.462.937,48 | R$ 2.247.704,18 |
2019 | R$ 19.113,12 | R$ 715.960.082,65 | R$ 588.284.843,96 | R$ 99.070.078,55 | R$ 26.357.641,29 | R$ 2.356.518,85 |
2020 | R$ 20.057,10 | R$ 766.265.014,45 | R$ 617.083,804,60 | R$ 104.455.659,60 | R$ 42.398.439,58 | R$ 2.327.110,67 |
2021 | R$ 18.855,33 | R$ 785.105.645,23 | R$ 635.785.390,36 | R$ 104.321.846,18 | R$ 37.056.899,10 | R$ 7.941.518,59 |
2022 | R$ 20.080,32 | R$ 826.303.374,52 | R$ 674.351.754,64 | R$ 107.513.414,10 | R$ 36.061.487,31 | R$ 8.376.718,47 |
2023 | R$ 19.405.85 | R$ 902.325.246,32 | R$ 717.088.495,51 | R$ 118.571.387,49 | R$ 66.665.363,32 | - |
** São considerados todos os gastos da Instituição, exceto os gastos com: 1. Inativos e Pensionistas; 2. Investimentos; 3. Inversões Financeiras; e 3. Precatórios. |
O indicador de gasto corrente por matrícula reflete os investimentos feitos por aluno ao longo dos anos. Ele é essencial para avaliar a eficiência do uso de recursos na instituição. Em 2023, o gasto corrente por matrícula foi de R$ 19.405,85, demonstrando um aumento em relação aos anos anteriores.
7.4.2. Relação Aluno por Professor – RAP
A relação aluno por professor tem se mantido relativamente estável, com uma leve tendência de aumento. Em 2023, o RAP foi de 25,44, acima da meta estabelecida pela Lei 13.005/2014, que é de 20.
Tabela 7.29 - Relação Aluno por Professor | |||
---|---|---|---|
ANO | RAP | Matrícula Equivalente - RAP | Professor Equivalente |
2017 | 21,42 | 31.099,38 | 1.450,00 |
2018 | 23,12 | 33.628,78 | 1.454,50 |
2019 | 21,72 | 31.775,71 | 1.463,00 |
2020 | 22,65 | 31.761,90 | 1.402,50 |
2021 | 23,29 | 34.846,72 | 1.496,00 |
2022 | 23,19 | 34.759,97 | 1.499,00 |
2023 | 25,44 | 37.977,02 | 1.493,00 |
7.4.3. Índice de Eficiência Acadêmica – IEA
Este indicador mede o percentual de alunos que concluíram o curso com êxito dentro do período previsto (+ 1 ano), acrescido de um percentual (projeção) dos alunos retidos no ano de referência que poderão concluir o curso. São considerados apenas os alunos matriculados em ciclos de matrícula com término previsto para o ano anterior ao Ano de Referência, sendo que para este cálculo é empregado o conceito de matrícula e não de matrícula equivalente.
A eficiência acadêmica, que mede o percentual de alunos que concluíram o curso com êxito, apresenta ao longo dos anos, uma melhora constante, atingindo 76,19% em 2023. Esse indicador reflete o sucesso das políticas institucionais em promover a conclusão dos cursos dentro do prazo previsto.
Tabela 7.30 - Índice de Eficiência Acadêmica | ||||
---|---|---|---|---|
Ano* | Eficiência Acadêmica | Conclusão Ciclo | Evasão Ciclo | Retenção Ciclo |
2017 | 54,80% | 50,80% | 41,83% | 7,37% |
2018 | 54,50% | 51,80% | 43,26% | 4,94% |
2019 | 57,70% | 54,60% | 40,08% | 5,32% |
2020 | 60,80% | 54,98% | 35,47% | 9,55% |
2021 | 74,20% | 66,86% | 23,24% | 9,90% |
2022 | 73,80% | 69,21% | 24,58% | 6,21% |
2023 | 76,19% | 73,62% | 22,49% | 3,36% |
* Série histórica atualizada conforme versão disponível da PNP no ano de 2023. |
7.4.4. Taxa de Evasão Anual – Ev
Este indicador mede o percentual de matrículas que perderam o vínculo com a instituição no ano de referência sem a conclusão do curso em relação ao total de matrículas. Para este cálculo é empregado o conceito de matrícula e não de matrícula equivalente.
Tabela 7.31 - Taxa de Evasão Anual | |||||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
Ano | Total Geral | Qualificação Profissional (FIC) | Técnico | Bacharelado | Licenciatura | Tecnologia | Especialização Lato Sensu | Mestrado | Mestrado Profissional |
2017 | 18,60% | 21,58% | 18,78% | 12,55% | 10,62% | 28,20% | 16,92% | 8,00% | 2,64% |
2018 | 18,55% | 27,04% | 16,54% | 15,42% | 21,09% | 24,93% | 11,26% | 12,50% | 3,57% |
2019 | 15,19% | 27,40% | 11,33% | 13,66% | 17,02% | 18,56% | 12,20% | 3,64% | 2,86% |
2020 | 9,01% | 11,48% | 6,69% | 8,26% | 9,27% | 18,56% | 17,38% | 6,52% | 4,23% |
2021 | 7,24% | 7,17% | 4,35% | 8,52% | 13,60% | 19,30% | 10,04% | 3,54% | 5,44% |
2022 | 18,25% | 12,46% | 22,27% | 21,73% | 27,93% | 24,48% | 10,73% | 18,66% | 8,90% |
2023 | 18,28% | 16,56% | 14,33% | 16,84% | 20,34% | 24,87% | 26,55% | 5,08% | 8,34% |
A taxa de evasão anual continua sendo um desafio para o Ifes, com variações significativas ao longo dos anos. Em 2023, a taxa de evasão foi de 18,28%, uma ligeira redução em comparação ao ano anterior, mas ainda um ponto de atenção para a instituição.
7.4.5. Atendimento Percentuais Estabelecidos na Lei 11.892/08 e no Decreto 5.840/06
No desenvolvimento da sua ação acadêmica, o Instituto, em cada exercício, deverá garantir o mínimo de 50% (cinquenta por cento) de suas vagas para educação profissional técnica de nível médio, prioritariamente na forma de cursos integrados, o mínimo de 20% (vinte por cento) de suas vagas para atender cursos de licenciatura, bem como programas especiais de formação pedagógica, e o mínimo de 10% (dez por cento) de suas vagas para atender para a Educação de Jovens e Adultos – Proeja.
Tabela 7.32 - Percentuais Estabelecidos na Lei 11.892/08 e no Decreto 5.840/06 | |||
---|---|---|---|
Ano | Técnicos | Formação de Professores | EJA-EPT |
2017 | 65,70% | 11,00% | 4,00% |
2018 | 60,90% | 14,30% | 4,09% |
2019 | 59,09% | 14,20% | 3,68% |
2020 | 59,90% | 14,50% | 3,29% |
2021 | 50,30% | 21,50% | 2,85% |
2022 | 50,90% | 14,30% | 3,26% |
2023 | 37,20% | 24,70% | 1,88% |
7.4.6. Características do Público Atendido
Em termos de Renda Familiar (RFP), em 2022 dos alunos que declaram renda cerca de 43,55% tem renda per capita inferior a 1,5 salário-mínimo, característica que vem prevalecendo nos últimos anos e que chama atenção para a importância da política de reservas de vagas adotada pelo Instituto e para Assistência Estudantil. Em seguida temos estes dados por categorias e ano.
Tabela 7.33 - Número de matrículas por Renda Familiar | |||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|
Ano | 0 < RFP < 0,5 | 0,5 < RFP < 1 | 1 < RFP < 1,5 | 1,5 < RFP < 2,5 | 2,5 < RFP < 3,5 | RFP > 3,5 | Não Declarada |
2017 | 4.230 | 5.960 | 3.551 | 3.281 | 1.724 | 2.288 | 12.909 |
2018 | 5.115 | 6.616 | 3.656 | 3.593 | 1.872 | 3.006 | 11.806 |
2019 | 4.591 | 6.364 | 3.700 | 3.224 | 1.694 | 3.120 | 10.419 |
2020 | 4.808 | 6.569 | 4.353 | 4.060 | 2.390 | 5.029 | 9.242 |
2021 | 5.177 | 6.944 | 4.894 | 4.124 | 2.142 | 4.371 | 13.734 |
2022 | 5.937 | 9.027 | 6.839 | 5.936 | 3.204 | 6.010 | 13.107 |
2023 | 6.612 | 10.086 | 8.742 | 8.408 | 4.563 | 7.068 | 20.621 |
Tabela 7.34 - Número de matrículas por classificação racial (autodeclaração) | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|
Ano | Amarela | Branca | Indígena | Parda | Preta | Não Declarada |
2017 | 881 | 12.832 | 100 | 13.163 | 3.089 | 3.878 |
2018 | 829 | 13.882 | 138 | 14.713 | 3.400 | 2.702 |
2019 | 597 | 13.040 | 124 | 13.389 | 3.174 | 2.788 |
2020 | 545 | 15.249 | 118 | 14.335 | 3.419 | 2.785 |
2021 | 466 | 16.930 | 124 | 16.652 | 4.043 | 3.171 |
2022 | 470 | 20.116 | 134 | 18.966 | 4.829 | 5.515 |
2023 | 606 | 26.564 | 177 | 25.119 | 6.850 | 6.748 |
Pela disposição dos dados, em 2022, em torno de 50,70% dos alunos matriculados no Ifes eram do sexo femenino, enquanto que 49,30% alunos do sexo masculino. Em termos de faixa etária, em torno de 49% das matrículas foram provenientes de jovens com idade de até 24 anos, o que demonstra uma forte concentração do público jovem atendido pela instituição.
O público com idade entre 25 a 49 anos representa em torno de 40%, enquanto que o público acima de 50 anos gira em torno de 5,36% das matrículas. A pirâmide etária, a seguir, ilustra bem esta disposição do público atendido pelo Ifes.

7.4.7. Índice de Verticalização - IV
Este indicador busca verificar a condição de verticalização dos cursos oferecidos por uma mesma unidade acadêmica em um mesmo eixo tecnológico, considerando vagas ofertadas em 04 categorias possíveis: Curso de Qualificação Profissional (QP); Curso Técnico (CT); Curso de Graduação (CG) e Curso de Pós-Graduação (PG).
Tabela 7.35 - Índice de Verticalização – IV | ||
---|---|---|
Ano | Índice de Verticalização – IV | |
2019 | 23,00% | |
2020 | 15,76% | |
2021 | 21,50% | |
2022 | 17,50% | |
2023 | 21,42% |
7.4.8. Taxa de Ocupação - TO
Este indicador busca identificar a ocupação percentual da estrutura das unidades da instituição, considerando o volume de vagas de ingresso oferecidas nos cursos de oferta regular e com recursos ordinários em cada ano, bem como a quantidade de matrículas ativas no ano de referência para os mesmos cursos.
A Taxa de Ocupação visa aferir a relação entre a quantidade de matrículas ativas no ano de referência e a quantidade de vagas ofertadas em um determinado curso de uma Unidade de Ensino.
Tabela 7.36 - Taxa de Ocupação - TO | ||
---|---|---|
Ano | Taxa de ocupação | |
2019 | 97,18% | |
2020 | 104,43% | |
2021 | 102,10% | |
2022 | 113,56% | |
2023 | 96,69% |
7.4.9 Oferta de Vagas Noturnas
Lei nº 13.005/2014, Plano Nacional de Educação – PNE. A meta 12, item 12.3, é a oferta de pelo menos 33,33% das vagas de graduação para o período noturno.
Tabela 7.37 - Vagas Noturnas | |||
---|---|---|---|
Ano | Vagas de Graduação | Vagas Noturnas | % vagas de Graduação Noturno |
2019 | 2.192 | 890 | 40,60% |
2020 | 1.848 | 530 | 28,68% |
2021 | 2.272 | 636 | 27,99% |
2022 | 2.236 | 634 | 28,35% |
2023 | 2.138 | 671 | 31,38% |
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