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Relatório de Gestão 2023 - Internacionalização, Inovação e Comunicação

Última atualização em Segunda, 20 de Maio de 2024, 18h11

Índice de Artigos

3. Ações de Internacionalização, Inovação e Comunicação do Ifes

3.1. Relações Internacionais

A Assessoria de Relações Internacionais (Arinter) é uma unidade de apoio imediato à Reitoria, que desenvolve, orienta e promove a Política de Internacionalização do Ifes, inserindo a Instituição no cenário internacional por meio da cooperação e do intercâmbio científico, tecnológico, cultural e acadêmico. Criado em 2014, este setor teve seu Regimento Interno aprovado pela Resolução do Conselho Superior nº 17/2017 de 14/07/2017, sendo a missão da Assessoria “promover a inserção internacional do Ifes por meio da cooperação e do intercâmbio científico, tecnológico, cultural e acadêmico”.

A Arinter possui a visão e o objetivo de internacionalizar o Ifes com êxito nas redes de educação nacional e internacional. Defende e é movida por diversos valores como: igualdade entre os povos, desenvolvimento baseado na educação, honestidade, empatia, inteligência cultural e socioemocional e, a cultura da paz.

Enfatizando esta questão, o setor tem como diretrizes, prospectar e estabelecer acordos de cooperação com Instituições parceiras envolvendo o ensino, a pesquisa, a extensão e a gestão, promovendo, incentivando e auxiliando na Mobilidade Acadêmica em âmbito local, nacional e internacional de discentes e servidores. A Arinter também atua recepcionando e orientando alunos estrangeiros, monitorando e divulgando oportunidades de bolsas de estudo e financiamento e assessorando a Reitoria, as Pró-Reitorias, os campi e as demais unidades administrativas em questões de cunho internacional.

Em 2023, a Arinter continuou a execução do Plano de Ação 2022-2025 para fortalecer, desenvolver e auxiliar a implementação da Política de Internacionalização do Ifes; receber, orientar e prestar assistência a demandas, tanto externas, quanto institucionais; promover e apoiar a realização de eventos de cunho internacional no Ifes; e representar o Ifes em fóruns, reuniões e comitês nacionais e internacionais. Página oficial da Arinter: ifes.edu.br/relacoes-internacionais.

A Arinter, como unidade de apoio imediato à Reitoria, tem contribuído desde a sua criação com a elaboração de objetivos e metas com foco na consolidação de redes de internacionalização colaborativas. Estas metas foram divididas entre os três pilares da academia: ensino, pesquisa e extensão, evitando a sobreposição de uma área específica em detrimento de outras. As ações e metas traçadas visam internacionalizar o ambiente institucional, fortalecendo a presença de atores internacionais nos campi, bem como promover a Internacionalização em Casa (IeC). Esta, trata-se de processo pelo qual a comunidade acadêmica local tem acesso a ações de Internacionalização sem a necessidade de deslocamento geográfico, como por exemplo: aprendizagem de conteúdos diversos por meio de outras línguas de instrução, no formato presencial ou no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA); inscrição e curso em disciplinas optativas e; palestrantes internacionais presentes nos campi do Ifes.

Por esta razão, as estratégias de Internacionalização foram traçadas levando-se em conta as diferentes relações dos cursos, projetos e programas desenvolvidos nos 24 campi, no Cefor e na Reitoria, considerando a visão e a missão do Instituto Federal do Espírito Santo.

A Arinter, sempre em busca de parcerias voltadas para a Internacionalização do Ifes, iniciou em setembro de 2021, a primeira etapa da criação dos Núcleos de Relações Internacionais (NRIs) em cada campus, através da Resolução CS N 34/2021. O papel fundamental dos NRIs é oferecer oportunidades para o desenvolvimento das habilidades e competências para o século XXI por meio de experiências acadêmicas internacionais para a comunidade do Ifes e tem como objetivo geral (de acordo com o Art. 5º da CS N 34/2021), atuar no apoio, planejamento e ações relativas à Internacionalização da Educação, no uso de abordagens e metodologias educacionais que internacionalizem o currículo promovendo assim a Internacionalização plena e integral do Ifes.

A partir da implantação e colaboração dos NRIs, podemos então mapear as ações de ensino, pesquisa e extensão relacionadas à Internacionalização que já se encontram em desenvolvimento nos campi do Ifes.

Para a definição das estratégias de implementação das ações de Internacionalização do Ifes é necessário o desenvolvimento de uma Política de Internacionalização abrangente em consonância com a missão, visão e valores institucionais. E esta, por sua vez, deve contemplar as diversas dimensões da Internacionalização propiciando o embasamento para a construção de políticas específicas de apoio à Internacionalização do Ifes.

Considerando o papel da Rede Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (RFEPCT) para o fomento de uma nova etapa da Educação Profissional e Tecnológica do país, materializado por meio dos programas e políticas específicas para o setor, buscando a formação humana, cidadã e globalizada e que esta nos traz constantes desafios e, dentre eles a formação de profissionais com visão geral de mundo, mas, ao mesmo tempo, com habilidades específicas; vemos então a necessidade de reformularmos nossos objetivos educacionais, referentes à formação de trabalhadores que atendam a este panorama mundial, relacionado ao processo de globalização, sendo assim, a Internacionalização do Ifes almeja uma integração regional e mundial em diversos âmbitos e proporcionando benefícios significativos aos parceiros envolvidos.

A Política de Internacionalização do Ifes tem também, como finalidade a excelência acadêmica, pautando-se pela qualidade das parcerias internacionais em andamento e por aquelas a serem estabelecidas, bem como pela construção continuada de um alto perfil institucional para a Instituição. Procura, também, acolher a diferença, abrigar saberes múltiplos (em seus vários níveis de aperfeiçoamento: o tradicional, o ensino fundamental e médio, a graduação e a pós-graduação em seus múltiplos estágios) e contribuir para a constituição de uma sociedade mais igualitária e justa e de comunidades acadêmicas cada vez mais multiculturais e abertas à diversidade.

Para atingir seus objetivos, a Política de Internacionalização do Ifes pauta como planejamento estratégico: I) Ensino e aprendizagem de línguas; II) Pesquisa conjunta e articulação de grupos de pesquisa; III) Acordos de Cooperação; IV) Organização e participação em eventos e congressos; V) Mobilidade acadêmica; VI) Projetos de ensino, pesquisa e extensão com cooperação internacional e; VI) Comunicação/divulgação dos dados e indicadores.

Para consolidar seu planejamento estratégico a Política de Internacionalização do Ifes, traz três grandes agentes envolvidos na gestão da internacionalização:

  • Estratégico: Reitoria e Pró-Reitorias;
  • Tático: Assessoria de Relações Internacionais (Arinter);
  • Operacional: Arinter e campi.

O envolvimento e a sinergia entre estes atores tendem a beneficiar a eficiência e a eficácia do processo de internacionalização culminando em resultados mais objetivos e mensuráveis.

Para que as diretrizes e normas da Política de Internacionalização do Ifes fiquem claras para todos e sejam aplicadas de forma consistente e justa na Instituição, no ano de 2022, a Arinter iniciou seu planejamento estratégico (horizonte 2022-2025) e a criação de comissões para o estudo, criação e implantação das Políticas que devem reger a Internacionalização do Ifes, implementando sua regularização a partir do ano de 2023. São estas:

  • Política Linguística Institucional (construção em 2024);
  • Política de Mobilidade Acadêmica Estudantil (em tramitação);
  • Política de Mobilidade Acadêmica de Servidores Docentes, Servidores Técnico-Administrativos, e Colaboração em Pesquisa (construção em 2024);
  • Política de Dupla Diplomação (em tramitação);
  • Política de Acolhimento - Host Family (em tramitação);
  • Política de Acordos de Cooperação (regulamentada);
  • Política Internacional da Pesquisa e Inovação (em consulta pública);
  • Política de Alianças Estratégicas de Cooperação (construção em 2024);
  • Política de Parcerias Cross-Border (construção em 2025); e
  • Política de Apropriação do Conhecimento e Experiências Adquiridas (construção em 2024).

 

Considerando toda esta possibilidade de compartilhar experiências em diversos formatos, o Plano de Internacionalização do Ifes (Horizonte 2022-2025), tem como objetivo principal consolidar o processo de Internacionalização de forma sustentável como uma instituição de ensino superior de classe mundial, com consciência internacional e intercultural da comunidade escolar, integrando ensino, pesquisa, extensão com produção de conhecimento; implicando a cooperação internacional e a solidariedade, tornando-se uma instituição de referência mundial na educação profissional e tecnológica e para a cidadania “glocal”.

Definimos assim o passo a passo para a execução das ações 2022-2025:

  • Conscientização: Difusão de uma cultura de Internacionalização dentro do Ifes;
  • Comprometimento: Infraestrutura da Arinter (orçamento, equipe, grau de autonomia de atuação, etc);
  • Planejamento: Plano de ação intersetorial/ integração multicampi (definição do papel dos diversos setores do Ifes) através dos NRIs;
  • Operacionalização: Serviços e atividades acadêmicas, fatores organizacionais, princípios orientadores;
  • Monitoramento e avaliação sistemáticas: Revisão periódica das ações em execução/criação de plano de monitoramento com indicadores de resultados; e
  • Reconhecimento: Criar mecanismos de valorização dos esforços individuais e coletivos dos servidores do Ifes (premiação, menção honrosa, etc).

3.1.1 Editais, eventos, ações, filiações e projetos e executados em 2023

3.1.1.1 Editais

Em 2023 iniciamos os editais com ajuda de custo do Ifes para a seleção de alunos de cursos da graduação dos campi visando mobilidade acadêmica de um semestre letivo no Instituto Politécnico de Bragança (IPB), em Portugal e na na Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), em Foz do Iguaçu, Brasil.

Estes editais consolidam os acordos de cooperação que o Ifes tem promovido junto a seus parceiros internacionais visando proporcionar uma experiência internacional para os estudantes, possibilitando assim o contato com outras culturas e a ampliação das possibilidades de formação profissional e humana; contribuindo para a elevação da qualidade da formação acadêmica dos discentes do Ifes através da formação partilhada entre duas ou mais Instituições de Ensino Superior.

  • Edital do Programa Internacional entre Ifes e o Instituto Politécnico de Bragança (IPB/Portugal) para alunos ingressantes na graduação e oriundos do Ensino Médio. Ajuda de custo (um a dois semestres) para dois alunos sendo: uma bolsa de R$15.000,00 (quinze mil reais) e uma bolsa de R$7.500,00 (sete mil e quinhentos reais).
  • Edital sem ajuda de custo do Ifes (semestral) para o Programa Internacional entre Ifes e o Instituto Politécnico de Bragança (IPB/Portugal) para alunos da graduação e pós-graduação.
  • Edital Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila). Ajuda de custo (um semestre) para dois alunos com R$8.000,00 (oito mil reais) para cada.
  • Edital 15/2023: Programa Institucional de Apoio à Pós-Graduação Stricto Sensu (Propós). Concessão de auxílios aos programas da pós-graduação stricto sensu do Ifes, com o propósito de contribuir com suas atividades por meio do Propós. O edital contemplou os programas stricto sensu com o valor de R$25.000,00 (vinte e cinco mil reais) para cada programa, com o objetivo de promover e fortalecer a mobilidade internacional de alunos e docentes dos programas.

3.1.1.2 Projetos

  • Aplicação Prolin (Exame de proficiência em Língua Inglesa): 325 alunos certificados entre 2021 e 2023. Entre os dias 18/10/2023 e 20/10/2023, a Arinter aplicou o Prolin para os alunos dos programas stricto sensu do Ifes, com 21 alunos certificados.

    Todas as aplicações Prolin são precedidas por reuniões on-line com orientações e atendimento aos alunos por grupo de whatsapp, específico para cada aplicação. No grupo, os alunos são orientados com atividades envolvendo 3 habilidades (listening, reading, writing) e um simulado da avaliação de proficiência.

  • Acompanhamento do programa Pontes Americanas: Visa facilitar o acesso das instituições da Rede Federal aos centros de aconselhamento do Education USA e aos Espaços Americanos.
  • Criação do projeto InovaLanguage – parceria Arinter e Agifes.
  • Criação do curso de línguas Reitoria Bilíngue – parceria Arinter e Proex.
  • Criação do curso de línguas Facto Bilíngue – parceria Arinter e Facto.
  • Implantação do projeto de ensino e de pesquisa Linhamundo.
  • Acompanhamento e apoio ao projeto Embrace, com fomento do Fundo Europeu e em parceria com a Universidade de Hamk, Finlândia.

3.1.1.3 Projeto Embrace

Destacamos o projeto Embrace, por ser de extrema relevância para a Internacionalização do Ifes. O projeto Embrace é um projeto de cooperação em educação superior digital projeto de cooperação em educação superior digital com parceiros latino-americanos, contando com parceiros de quatro países: Brasil, Colômbia, Finlândia e Portugal. A iniciativa visa atender às necessidades destes parceiros no desenvolvimento e implementação de reformas institucionais para modernizar o ensino superior.

Através da participação colaborativa, o projeto envolve as instituições de ensino: Universidade de Hamk (Finlândia), que lidera o projeto; Instituto Federal do Espírito Santo, Instituto Federal de São Paulo e Universidade Federal do ABC (Brasil); Instituto Tecnológico de Pereira e Universidade Areandina (Colômbia); e Instituto Politécnico de Bragança (Portugal).

O projeto terá duração de 3 anos, recebendo fomento do Fundo Europeu, através do Programa Erasmus +, contando com a participação de 60 professores das instituições envolvidas. O primeiro encontro foi realizado de 28 de agosto a 1 de setembro de 2023, no Centro de Referência em Formação e em Educação a Distância do Ifes (Cefor).

Imagem 3.1 - Projeto Embrace (semana do Kick off no Cefor)
3.1.1.3.1 Principais objetivos do projeto Embrace
  • Melhorar a competência digital e pedagógica dos professores do ensino superior para planejar, implementar e avaliar eficazmente a educação on-line centrada no aluno e baseada em competências digitais;
  • Apoiar a gestão educacional na implementação de mudanças pedagógicas impactantes e na organização de ecossistemas de aprendizagem inovadores colaborativos; e
  • Promover colaboração entre instituições de ensino superior (IES) e parceiros do mundo do trabalho e da sociedade, resultando em ecossistemas de aprendizagem mais atuantes e desenvolvimento econômico e social.

Para atingir estes objetivos, o projeto apoiará o desenvolvimento profissional de 25 professores através de módulos conjuntos de aprendizagem on-line, processos de desenvolvimento de competências baseados em certificados, cursos MOOCs para 300 professores e o fornecimento de materiais e orientações de aprendizagem de acesso aberto. Além disso, 15 gestores educacionais definirão diretrizes para o desenvolvimento das competências digitais e pedagógicas dos docentes e avaliarão a sustentabilidade da mudança educacional e a concretização dos objetivos do projeto nos ecossistemas de aprendizagem das IES e dos seus parceiros na indústria.

O projeto enfatiza a cocriação incluindo estudantes, professores, gestores e, no mínimo, 10 parceiros da indústria e da sociedade. Juntos, desenvolverão modelos transferíveis para uma colaboração inovadora entre a educação e a indústria.

Durante o cronograma do projeto, mais de 250 estudantes de 5 IES latino-americanas participarão de novas práticas pedagógicas, adquirindo competências relevantes e experiências de trabalho concretas.

O resultado do projeto Embrace serão IES modernas na América Latina, com capacidade de alavancar a digitalização para criar experiências de aprendizagem inclusivas e centradas no aluno.

3.1.1.3.2 Parceiros do projeto Embrace
  • Universidade de Ciências Aplicadas Häme (HAMK) – Finlândia (Coordenação)
  • Fundação Universidade Federal do ABC (UFABC) – Brasil
  • Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) – Brasil
  • Instituto Federal de São Paulo (IFSP) – Brasil
  • UniversidadeTecnológica de Pereira (UTP) – Colômbia
  • Fundação Universitária da Área Andina (AREANDINA) – Colômbia
  • Instituto Politécnico de Bragança (IPB) – Portugal

De 2024 a 2025, o projeto contará com diversas atividades on-line e presenciais, sendo que, de 06/11/2023 a 10/11/2023, as duas coordenadoras do Embrace, e dois pró-reitores do Ifes participaram da terceira etapa do projeto (WP3) na Univerdade de Hamk, Finlândia. A visita de estudo para Gestores foi focada em sessões temáticas e workshops sobre liderança educacional, liderança na mudança pedagógica, desenvolvimento de competências para professores e outros funcionários, desenvolvimento de currículos, digitalização, entre outros temas relevantes. O programa também incluiu visitas a algumas instituições educacionais.

3.1.2 Acordos de Cooperação

Além dos Acordos de Cooperação dos anos anteriores, iniciamos virtualmente contatos com parceiros internacionais visando promover a interação Sul-Sul e Sul-Norte:

  • Acordo de Cooperação com Cambridge Corporate.
  • Acordo de Cooperação com a Universidade Côte D'azur (Nice, França).
  • Acordo de cooperação com a Universidade de Trás-Os-Montes e Alto Douro (Utad) com um novo plano de trabalho junto ao Ppgtecs.
  • Acordo de Cooperação com a Universidade da Ilha dos Açores.
  • Acordo de Cooperação com o Politécnico de Portalegre – Portugal.
  • Acordo de Cooperação com o Politécnico do Porto – Portugal.
  • Acordo de Cooperação com o Politécnico de Bragança – Portugal
  • Acordo de Cooperação com o Politécnico de Leiria – Portugal (em processo de assinatura).
  • Acordo de Cooperação com o Politécnico de Viseu – Portugal (em processo de assinatura).
  • Acordo de Cooperação com a Universidade Nacional da Colômbia (em processo de assinatura).
  • Acordo de Cooperação com o Politécnico Colombiano (em processo de assinatura).
  • Acordo de Cooperação com a Universidade Veracruzana – México.
  • Acordo de Cooperação com a Universidade de Hamk – Finlândia.
  • Acordo de Cooperação com a Universidade de Ciência e Tecnologia da Noruega (NTNU).

3.1.2.1 Acordos Nacionais

  • Acordo de Cooperação com a Unifap.
  • Acordo de Cooperação com a Unila.
  • Acordo de Cooperação com a Unilab.

3.1.3 Núcleo de Relações Internacionais (NRI)

Os NRI em 2023 foram acompanhados pela Arinter tendo um coordenador em cada campus do Ifes. Destacamos a ação do NRI do campus Vitória que criou o curso “Internacionalização do Ensino Médio”, que aconteceu de agosto a dezembro de 2023. Dentre outras ações realizadas e acompanhadas pelos NRIs, destacamos:

3.1.4 Filiação Ifes

Membro da Rede de Internacionalização da Educação do Espírito Santo (Riees) desde 2017, além do Ifes também fazem parte da Riees a Universidade Fedral do Espirito Santo (Ufes), a Universidade de Vila Velha (UVV), A Faculdade do Centro Leste (UCL), a Faculdade de Dreito de Vitória (FDV), a Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória (Emescam) e a Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc). Estas instituições se reuniram pois reconhecem a importância da internacionalização da educação do Espírito Santo, principalmente no que se refere à mobilidade acadêmica de alunos, professores e pesquisadores e a realização de pesquisa conjunta com instituições estrangeiras, além de outras ações que impulsionam o desenvolvimento científico e tecnológico e o acesso pleno e irrestrito ao conhecimento.

  • Membro da Associação Brasileira de Educação Internacional (Faubai) desde 2015.
  • Membro do Fórum dos Assessores de Relações Internacionais (Forinter). O Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional Científica e Tecnológica (Conif) conta com a colaboração do Fórum dos Assessores de Relações Internacionais (Forinter), órgão que reúne os assessores de todas as instituições da Rede Federal.
  • PLA: Acordo com o Centro de Línguas do campus Alegre. Documentação de adesão enviada ao Conif.

 

3.1.5 Missões Internacionais

3.1.5.1 Missão Colômbia - período de 17 a 23/09/2023 (16 servidores)

Estamos implantando diversos processos de mobilidade de servidores e alunos e, acordos de cooperação com a Colômbia. Estes acordos são de extrema importância pois são imprescindíveis para que comecemos a trilhar o caminho de nos tornarmos cidadãos do mundo, seja na cooperação Norte-Sul ou na cooperação Sul-Sul.

Além da mobilidade acadêmica iniciamos também um importante momento no Ifes, que é a mobilidade internacional dos Diretores-Gerais e Pró-Reitores, para conhecerem diversas realidades e culturas e serem os principais apoiadores e realizadores de ações internacionais nos campi e Pró-Reitorias.

Em junho de 2023, recebemos a visita do Senhor Hector Godoy, que ministrou um workshop para os Pró-Reitores e Diretores-Gerais sobre a Rede Colombiana de Internacionalização RCI-AscunNodoOccidente e seu programa Study Medellín.

Neste workshop o Ifes recebeu o convite da Associação de Universidades Colombianas (Ascun) para visitar a Colômbia em uma missão acadêmica de cooperação Sul-Sul, de 17/09 a 23/09/2023, com o objetivo de articular um espaço de diálogo e encontro entre universidades, empresas e Estado para a promoção de destinos acadêmicos e científicos de qualidade.

Considerando a Política de Cooperação Internacional do Mercosul, este convite de visita às instituições colombianas também visou aprofundar a integração da região e fortalecer a cooperação para o desenvolvimento e a cooperação entre Brasil e Colômbia.

Dezesseis servidores, entre Pró-Reitores, Diretores-Gerais, Diretores de Pesquisa, Diretoria-Executiva e servidores dos campi agrícolas visitaram a Colômbia, o que resultou em diversos acordos de cooperação com o mundo do trabalho.

3.1.5.2 Missão Portugal período de 07 a 14/10/2023 (9 servidores)

Considerando a importância da colaboração internacional no contexto educacional, econômico, social e político do século XXI, a comunidade acadêmica do Ifes deve participar de redes de aprendizagens colaborativas que realizem parcerias que contemplem a Internacionalização da educação profissional e tecnológica e interagem em diferentes contextos, em diálogo com a comunicação global e local e com países e povos.

Neste contexto, a Arinter, tem como uma de suas principais funções, intermediar e coordenar os diálogos entre os parceiros internacionais para estabelecer acordos de cooperação e o desenvolvimento de atividades colaborativas entre o Ifes e instituições estrangeiras, sempre refletindo sobre como expandir as relações acadêmicas e estimular a troca de conhecimentos, dentro de critérios de reciprocidade entre países e seus parceiros.

No ano de 2023, iniciamos a plena implementação da Internacionalização do Ifes, com diversos processos de mobilidade de servidores e alunos e, acordos de cooperação com Portugal. Estes acordos foram de extrema importância pois são imprescindíveis para que comecemos a trilhar o caminho de nos tornarmos cidadãos do mundo.

Além da mobilidade acadêmica iniciamos também um importante momento no Ifes, que foi a mobilidade internacional dos Diretores-Gerais e Pró-Reitores, para conhecerem diversas realidades e culturas e serem os principais apoiadores e realizadores de ações internacionais nos campi e Pró-Reitorias.

Considerando então esta valiosa oportunidade de troca de conhecimentos, mobilidade acadêmica, pesquisas e eventos em parceria com os Politécnicos e Universidades portuguesas, a Arinter, em seu papel de dialogar e coordenar ações internacionais, a Arinter e a Câmara de Relações Internacionais organizou a missão Portugal para oito Diretores-Gerais e o Pró-Reitor de Desenvolvimento Institucional.

A missão aconteceu de 07 a 14 de outubro de 2023, envolvendo diversos politécnicos portugueses com os quais estamos consolidando acordos de cooperação e planos de trabalho.

Dentre as ações planejadas para a missão, tivemos como principais:

  • Visita às instalações (laboratórios, empresas juniores, biblioteca, campo de experimentação referentes, entre outros) dos politécnicos portugueses;
  • Reunião com os gestores;
  • Assinatura do Termo de Cooperação Técnica e Plano de Trabalho; e
  • Encontro com alunos do Ifes que estão em mobilidade acadêmica.

A missão teve início em Lisboa, no dia 09/10/2023, com visitas técnicas previamente agendadas a instituições de ensino, finalizando na cidade do Porto, em visita ao Politécnico do Porto.

3.1.5.3 Visita internacional à Universidade de Hamk, Finlândia através do projeto Embrace, de 04 a 11/10/2023

Participaram da visita à Universidade de Hamk, Finlândia:

  • Coordenadora do projeto Embrace: Profa. Dra. Marize Lyra Silva Passos;
  • Coordenadora do projeto Embrace: Profa. Dra. Vanessa Battestin;
  • Pró-Reitor de pesquisa e Pós-Graduação: Prof. Dr. Andre Romero da Silva; e
  • Pró-Reitor de Extensão: Prof. Dr. Lodovico Ortlieb Faria..

3.1.6 Visitantes, Eventos e Palestras

Recepção e acompanhamento de 2 intercambistas nos campi Vila Velha e Guarapari.

  • Recepção do programa Pontes Americanas.
  • Recepção e acompanhamento da representante do IPB do Brasil: palestras ministradas nos campi Vitória, Vila Velha e Guarapari.
  • Palestra com o Assessor de Relações Internacionais do IFPR Cleber Serafim: Possibilidades diversas de projetos e programas internacionais para a pós-graduação do Ifes. A palestra foi ofertada no segundo semestre de 2022 para os Diretores-Gerais e coordenadores dos Núcleos de Relações Internacionais.
  • Recepção de uma comitiva de 19 representantes de diversos politécnicos portugueses para estreitamento dos laços e acordos de cooperação.
  • Recepção do professor Hector Godoy, representando as instituições colombianas com o objetivo de estabelecer acordos e parcerias internacionais.
  • Segundo webinar “A Universidade ante os desafios globais propostos pela Agenda 2030 da ONU”. O objetivo do evento é debater e descrever algumas experiências que abordam os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas. Além disso, esse evento servirá de suporte para a produção de um relatório que sirva de base para outras instituições que intencionam colocar os ODS no centro de suas ações. Essa abordagem estará centrada nos desafios e exigências que a Universidade em um mundo pós-pandemia terá que enfrentar. Para isso torna-se necessário que exista um diálogo aberto e bilateral com a sociedade civil, a fim criar um espírito de parceria capaz de produzir conhecimento científico que alcance a coletividade, sendo esse conhecimento caracterizado pelos 3 pilares da sustentabilidade: econômico, social e ambiental. O evento é coordenado pelo professor Bruno Gonzada, do campus Serra e apoiado pela Arinter.
  • Acompanhamento do projeto Pontes Americanas: Visa facilitar o acesso das instituições da Rede Federal aos centros de aconselhamento do Education USA e aos Espaços Americanos.

3.2. Polo de Inovação

O Polo de Inovação Vitória do Instituto Federal do Espírito Santo possui funcionamento autorizado pela Portaria do MEC nº 819, de 13 de agosto de 2015. Está regulamentado pela Portaria da SETEC nº 167, de 22 de março de 2022.

Constituir-se em indutor para as políticas de inovação do Instituto Federal do Espírito Santo, bem como para os setores da economia e sociedade, com vistas ao desenvolvimento local, regional e nacional (Resolução do Conselho Superior nº 23/2018).

Neste sentido, fomenta parcerias público-privadas por meio de convênios e demais instrumentos, com a presença de estudantes em projetos de pesquisa aplicada. Vincula-se à Reitoria e atua com base nas competências das áreas tecnológicas de atuação do Ifes.

A trajetória do Polo mantém o fluxo de formação de parcerias e execução de projetos correspondente ao Modelo EMBRAPII, cujos processos de trabalho são institucionalizados desde 2015. Em 2023 a mesma qualidade foi mantida nos novos Projetos,e, trabalhando para sempre identificar as forças, fraquezas, ameaças e oportunidades, o Polo mantém seus protocolos de trabalho em permanente revisão. Sabendo que a principal força é a experiência da equipe, temos trabalhado para manter atualizada a formação capacitiva da equipe e ampliar sua rede de colaboração. O Polo é responsivo às diferentes demandas e pressões para entregar resultados à altura dos ensejos técnicos do setor produtivo e da sociedade.

Infraestrutura: o Polo de Inovação possui infraestrutura física necessária para a execução dos Projetos que pactua, além de sistemas de informação para apoio à tomada de decisão. Atualmente, com outros institutos federais, é pioneiro na implementação da Rede INTEGRA. Por meio de parcerias, também objetiva estruturar laboratórios especializados para atividades de pesquisa aplicada.

Recursos humanos (RH): a equipe de recursos humanos é composta pela equipe de governança, com dois Cargos de Direção, pela equipe de Gerenciamento e Execução, com duas Funções Gratificadas, que também atua nas atividades administrativas com a equipe de apoio, que conta com três colaboradores. As Equipes dos Projetos possuem corpo técnico especializado para pesquisa. O Polo também possui apoio da Procuradoria Jurídica do Ifes e da equipe da Fundação de Apoio – Facto.

Recursos de contrapartida: o Polo possui processos estabelecidos para alocação dos recursos de contrapartida. São considerados pessoal administrativo, técnico e de pesquisa, bem como infraestrutura laboratorial e de gestão. Este tipo de recurso é indicado conforme o tipo de fomento. Quando a parceria ocorre com recursos exclusivamente da empresa, também é indicada a contrapartida para a instituição.

Protocolos de trabalho: a missão do Polo para pesquisa não se dissocia de processos de trabalho consistentes. Desde 2015 o Polo faz revisão de suas práticas a partir do feedback de fomentadores de pesquisa (ex. EMBRAPII), parceiros (empresas), entes administrativos (Fundação, Procuradoria e setores do Ifes) e Equipe de Pesquisa (coordenadores, pesquisadores, colaboradores externos, estudantes e voluntários). O Polo anualmente realiza um auto diagnóstico institucional e monitora seus protocolos de trabalho.

Referências institucionais: o Polo alinha-se com as diretrizes organizacionais do Ifes, representadas pela Portaria Reitoria nº 3.155/2016 - Anexo IV da Resolução Resolução CS nº20/2019 que institui o Regimento Geral do Ifes, do Planejamento Estratégico do Ifes 2019-2023, do Plano de Desenvolvimento Institucional PDI Ifes 2019-2024, da Portaria Reitoria nº 1.791/2018 que delega competências ao Polo de Inovação Vitória, da Resolução Conselho Superior nº 23/2018 que aprova o Regimento Interno do Polo de Inovação Vitória, e outras referências expressas por Acordo de Cooperação entre Ifes e Senai, Protocolo de Intenções com empresas, dentre outras.

O Polo de Inovação do Ifes se instalou oficialmente na Cidade da Inovação a partir de dezembro de 2021, onde ocupa um prédio administrativo com sete ambientes, sendo seis ambientes destinados ao Polo e um ambiente ocupado pelo escritório estadual do INPI.

Os ambientes são destinados às atividades de governança e relacionamento, equipe de eventos e comunicação, equipe de gestão de processos, projetos e recursos institucionais, capacitação, reuniões de trabalho, e atendimento ao público externo. Para mais informações, acesse a página do Polo.

Desde o início de suas atividades no novo espaço da Cidade da Inovação, o Polo tem funcionado como base de apoio para prospecção de parcerias e relacionamento institucional interno e externo. A partir de 2023 o Polo de Inovação deixou de trabalhar com a contrapartida financeira da EMBRAPII para os novos projetos contratados, atuando exclusivamente com outras formas de fomento. Dois novos convênios foram firmados em 2023 com aportes totalizando R$ 837.674,90, com recursos de empresas em parcerias, representando a confiança que o setor produtivo deposita no Ifes.

3.2.1 Projetos

3.2.1.4 Projeto RAMAN20

Projeto iniciado em 2020, em execução, o Projeto RAMAN20 - Construção e validação de um espectrômetro Raman para caracterização do Sínter tem como objetivo o desenvolvimento de um espectrômetro Raman específico para avaliar as características químicas do sínter. Parceria com a ArcelorMittal, é coordenado pelo Prof. Dr. Adilson Ribeiro Prado.

Escala de Maturidade: TRL 5 - Configuração da tecnologia com maior fidelidade dos componentes testados na prova de conceito e na operacionalização em laboratório, em relação aos parâmetros teóricos da pesquisa científica que originou a tecnologia.

Pesquisadores Envolvidos: 9 (3 docentes e 6 estudantes).

Aporte Empresa: R$ 277.000,00

Aporte da EMBRAPII: R$ 160.338,85

Aporte Total: R$ 494.615,05

3.2.1.2 Projeto DELA21

Projeto iniciado em 2021, em execução, o Projeto DELA21 – Desenvolvimento e Caracterização de Novas Ligas Avançadas tem como objetivo o desenvolvimento e caracterização de ligas avançadas de aço de alta usinabilidade, de aço de alta entropia, de aço compósito com alto teor de manganês e de produção de ligas para aplicação manufatura aditiva. Parceria com a ArcelorMittal, é coordenado pelo Prof. Dr. Marcos Antônio Barcelos.

Escala de Maturidade: TRL 3 - Estudo analítico para ajustar a tecnologia a um determinado contexto, em busca de resultados, em experiências que comprovem as ideias, as aplicações ou os conceitos formulados na teoria.

Pesquisadores Envolvidos: 17 (2 docentes, 4 colaboradores externos e 11 estudantes).

Aporte Empresa: R$ 462.713,33

Aporte da EMBRAPII: R$ 276.489,33

Aporte Total: R$ 862.214,23

3.2.1.3 Projeto ISO22

Projeto iniciado em 2022, em execução, o Projeto ISO2 - Estudo para otimizar o uso de novos isolantes térmicos a base de biomassa para uso em processos siderúrgicos tem como objetivo o estudo do comportamento da evolução térmica nos processos siderúrgicos de refino e fusão de aços com o uso de diferentes tipos de biomassas isolantes. Parceria com a ArcelorMittal, é coordenado pelo Prof. Dr. Estéfano Aparecido Vieira.

Escala de Maturidade: TRL 3 - Estudo analítico para ajustar a tecnologia a um determinado contexto, em busca de resultados, em experiências que comprovem as ideias, as aplicações ou os conceitos formulados na teoria.

Pesquisadores Envolvidos: 4 (3 docentes e 1 estudante).

Aporte Empresa: R$ 66.678,60

Aporte da EMBRAPII: R$ 45.285,00

Aporte Total: R$ 158.422,23

3.2.1.4 Projeto PLAST22

Projeto iniciado em 2022, em execução, o Projeto PLAST22 - Incorporação de termoplásticos reciclados como carga ligante para obtenção de briquetes com materiais carbonáceos tem como objetivo obter briquetes de compostos carbonáceos a partir da incorporação de termoplásticos reciclados com resíduo de borra de alcatrão, antracito e pó de madeira. Parceria com a Elkem, é coordenado pelo Prof. Dr. Kinglston Soares.

Escala de Maturidade: TRL 4 - Execução de um parâmetro de análise com baixa exigência, com a finalidade de perceber se o conteúdo formulado anteriormente se encontra consistente na tecnologia.

Pesquisadores Envolvidos: 7 (3 docentes, 1 TAE e 3 estudantes).

Aporte Empresa: R$ 93.174,00

Aporte da EMBRAPII: R$ 72.660,00

Aporte Total: R$ 220.567,32

3.2.1.5 Projeto PLASMA23

Projeto iniciado em 2023, em execução, o Projeto PLASMA23 - Caracterização e ensaios de desgaste microabrasivo de lâminas de aço AISI H13 nitretadas a plasma em gaiola catódica tem como objetivo contribuir para uma melhor compreensão da influência dos parâmetros de nitretação a plasma (temperatura, tempo e a porcentagem de nitrogênio na mistura gasosa) na formação da camada nitretada e avaliar o efeito da microestrutura e profundidade da camada nitretada na resistência ao desgaste microabrasivo do aço ferramenta AISI H13. Parceria com a ArcelorMittal, é coordenado pelo Prof. Dr. Adonias Ribeiro Franco Júnior.

Escala de Maturidade: TRL 3 - Estudo analítico para ajustar a tecnologia a um determinado contexto, em busca de resultados, em experiências que comprovem as ideias, as aplicações ou os conceitos formulados na teoria.

Pesquisadores Envolvidos: 5 (1 docente, 1 TAE, 1 Colaborador Externo e 2 estudantes).

Aporte Empresa/Total: R$ 322.144,90

3.2.1.6 Projeto TERNIUM23

Projeto iniciado em 2023, em execução, o Projeto TERNIUM23 - Sistema Automático de Medição de Empeno em Placas de Aço tem como objetivo construir um sistema de medição automática de empeno em placas de aço utilizando técnicas de sensoriamento remoto baseado em visão computacional com câmeras estéreos e sensores LiDAR. Parceria com a Ternium, é coordenada pela Prof.a Dra. Mariana Rampinelli Fernandes.

Escala de Maturidade: TRL 5 - Configuração da tecnologia com maior fidelidade dos componentes testados na prova de conceito e na operacionalização em laboratório, em relação aos parâmetros teóricos da pesquisa científica que originou a tecnologia.

Pesquisadores Envolvidos: 8 (4 docentes e 4 estudantes).

Aporte Empresa/Total: R$ 515.530,00

3.2.2 Ações para Diversificação do Portfólio de Projetos

A equipe de gestão do Polo de Inovação estabeleceu como prioridade de prospecção a diversificação do portfólio de parcerias institucionais.

Tais esforços evidenciam-se por novas propostas técnicas com potencial de novos contratos. Devido ao tempo necessário para negociação de parcerias, propostas técnicas iniciadas em 2022 ainda estavam em negociação no ano de 2023.

ArcelorMittalIncrementaljun/22jun/22Assinado (PLASMA23)
Tabela 3.1 - Propostas técnicas
EmpresaSolução TecnológicaProspecçãoProposta TécnicaContrato
Ternium Incremental abr/22 jun/22 Assinado (TERNIUM23)
Vale Novos Produtos jun/23 Ago/23 Assinado (TF24)
Lhoist Incremental Mar/2023 Abr/2023 Previsto (LHOIST24)
Brametal Novos Produtos Ago/23 Nov/23 Previsto Baterias24
Brametal Drone/Geo Novos Produtos Nov/23 Nov/23 Previsto Geo24
Brametal Visão Computacional Novo Produtos Nov/23 Fev/24 Previsto Visão24
ArcelorMittal Novo Produtos Out/23 Nov/23 Previsto RV24
INCRA Novo Produtos Ago/23 Set/23 Previsto SInc24

3.3 Cidade da Inovação

A Cidade da Inovação foi criada para ser uma plataforma que promova e dinamize soluções transformadoras com a sociedade para o desenvolvimento humano, econômico e sustentável. Isso se dará por meio da articulação do Ifes com outras instituições governamentais, o setor produtivo e a sociedade civil.

A sede da Cidade da Inovação está no espaço dos antes denominados Galpões do IBC, no bairro de Jardim da Penha, em Vitória. O local foi cedido para o Ifes em abril de 2021. Atualmente, já funcionam nesse endereço o Polo de Inovação Vitória (PEIF-IFES), unidade do Ifes especializada em gestão de projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação voltados à indústria de metalurgia, materiais e inteligência artificial. Também está localizado no espaço o escritório regional do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).

Em março de 2023 deu-se início à Exposição Leonardo da Vinci, uma parceria com o Instituto Cultural Vale e que abre pela primeira vez as portas da Cidade da Inovação para um evento aberto à comunidade.

Durante o ano de 2023, a implantação da Cidade da Inovação seguiu com os trabalhos de prospecção das parcerias que farão parte do projeto, além dos estudos técnicos de arquitetura e engenharia para a reforma do espaço. Mais informações na página da Cidade da Inovação.

3.4 Comunicação do Ifes

O ano de 2023 foi marcado pela realização do primeiro grande evento institucional para gestores do Ifes, o Conexões Ifes, que foi organizado e coordenado pela Assessoria de Comunicação do Ifes. O evento foi idealizado pela gestão e contou com o suporte de diversas áreas da instituição, que realizou em maio de 2023 um evento com 95% de aprovação de seus participantes. Com a temática “Diálogos para o futuro”, o evento teve em sua programação uma palestra sobre Comunicação Estratégica, que também contribuiu para a consolidação do posicionamento desta assessoria diante dos processos de gestão do Ifes.

Os trabalhos desenvolvidos pela ACS no ano de 2023 são resultado das mudanças nos últimos anos, como a descentralização e terceirização de publicações e contratações de serviços de comunicação para eventos.

As potenciais crises nas comunicação institucional no ano de 2023 envolveram temas sensíveis para a comunidade acadêmica, em que a comunicação contribuiu na consolidação do posicionamento institucional e da comunicação de forma estratégica sobre as justificativas e suporte jurídico.

Tabela 3.2 - Gestão de riscos na comunicação
Principais riscos identificados Publicações fora do escopo das regras de comunicação pública, considerando a quantidade de mídias sociais institucionais que não são geridas pela Assessoria de Comunicação Social do Ifes ou Coordenadorias de Comunicação dos Campi
Crises de imagem por falas e comentários sobre ações de diversidade e inclusão
Principais oportunidades identificadas Fortalecimento do posicionamento da Assessoria de Comunicação como especialista nas ações de comunicação institucional
Fortalecimento da interlocução da comunicação como estratégica

3.4.1 Apontamentos para a mitigação de riscos na Comunicação

A consolidação do Comitê de Crise do Ifes, do qual a Assessoria de Comunicação faz parte, é importante para o processo de mitigação de riscos na comunicação. É uma forma de alinhar os discursos, dirimir dúvidas acerca do problema e mapear possíveis desdobramentos de uma crise. Destaca-se como essencial a parceria com a equipe jurídica da instituição, que contribui com o respaldo legal além das orientações de forma didática de como lidar com cada caso.

3.4.2 Conexões Ifes - Diálogos para o futuro

O evento aconteceu entre os dias 31 de maio a 2 de junho no Sesc - Guarapari. O objetivo era ser um espaço para conversas que indicassem, por meio da colaboração, caminhos possíveis para que a instituição trabalhasse com os desafios atuais e cumprisse sua visão de futuro. Além disso, também proporcionar um ambiente em que as pessoas estreitassem laços e se reconhecessem como parte de um todo (no caso, a instituição), valorizando uma sensação de pertencimento e o orgulho de “ser Ifes”.

Foi definido como público do evento os servidores do Ifes que tenham função, cargo de direção ou que exerçam representatividade. Foram certificados 488 participantes.

A programação do evento contou com painelistas como Viviane Mosé, Eliade Lima, Solange, Jorge Duarte; atrações culturais como a Orquestra Sinfônica do Ifes - Campus Cariacica, a Banda do Ifes - Campus Nova Venécia; atividades integrativas como Yoga Laboral, Meditação, Forró e Controle do Stress; Oficina de Design Thinking e de Linguagem Simples além das mesas-redondas sobre Práticas integradas de ensino, pesquisa, extensão e inovação, Liderança em tempos de trabalho remoto, Modelos internacionais de educação profissional e tecnológica, Oferta de cursos e o futuro do trabalho e a de Inovação, internacionalização e o futuro do Ifes.

A realização do Conexões Ifes representou um marco significativo para a instituição, sendo o primeiro evento a reunir tantos servidores e de todas as unidades. Sua importância reside na criação de um espaço único para a troca de conhecimentos e experiências entre essas pessoas, fortalecendo os laços institucionais e promovendo uma cultura de colaboração e integração.

Foi realizada uma pesquisa pós evento em que 288 pessoas participaram. Em geral, o evento foi bem avaliado em todos os assuntos abordados no formulário (organização, programação, estrutura e logística).

Imagem 3.2 - Nível de satisfação

A soma das notas “excelente” e “bom” atingiu no mínimo 75% das respostas em todos os tópicos avaliados. De acordo com os resultados, os pontos fortes identificados foram:

  • Temas relevantes
  • Qualidade do conteúdo
  • Conhecimento/apresentação dos convidados
  • Atrações culturais e atividades integrativas
  • Organização do evento

Os investimentos no evento, foram:

Tabela 3.3 – Investimentos no Conexões
Hospedagem R$ 210.000,00
Locação espaços SESC R$ 51.260,00
Alimentação R$ 233.000,00
Transporte R$ 78.520,00
Infraestrutura R$ 135.000,00
Cobertura fotográfica R$ 28.190,40
Palestrantes e oficinas R$ 54.250,00
Materiais de escritório R$ 2.209,90
Serviços gráficos e promocionais R$ 45.848,59
Diárias e passagens R$ 16.628,19
VALOR TOTAL R$ 854.907,08
Tabela 3.4 - Quantitativo de participantes no evento por unidade do Ifes
Unidade Inscritos Faltantes
Alegre 11 5
Aracruz 13 2
Barra de São Francisco 9 -
Cachoeiro de Itapemirim 29 1
Cariacica 23 2
Reitoria/Cefor/Cidade da Inovação/Polo de Inovação/Viana 122 3
Centro-Serrano 16 -
Colatina 13 1
Guarapari 28 2
Ibatiba 19 -
Itapina 25 -
Linhares 19 1
Montanha 19 1
Nova Venécia 19 1
Piúma 18 1
Santa Teresa 27 3
São Mateus 22 2
Serra 24 1
Venda Nova do Imigrante 20 2
Vila Velha 17 1
Vitória 33 -
Total 526 28

O questionário de avaliação também avaliou a possibilidade de realização de uma nova edição do evento no ano de 2024:

Imagem 3.3 – Relevância de realizar uma segunda edição do evento

A equipe da ACS desempenhou um papel central no sucesso do evento, liderando sua organização e execução. Na comissão organizadora (Portaria nº 441, de 24 de fevereiro de 2023), cinco servidores da Assessoria assumiram várias responsabilidades cruciais, incluindo a presidência da comissão (duas pessoas) e o planejamento, organização e execução das atividades de comunicação do evento (três pessoas). Além disso, mesmo os servidores que não integraram a comissão dedicaram-se ao evento, contribuindo com suas habilidades em áreas como design e jornalismo. O engajamento e o profissionalismo demonstrados pela equipe foram essenciais para garantir o êxito e a eficácia do evento.

3.4.3 Reconexões

Com o objetivo de ampliar as discussões que aconteceram no evento Conexões Ifes, o Reconexões foi pensado pela Assessoria de Comunicação para que mais pessoas pudessem ter acesso aos temas apresentados no evento. Dessa forma, alguns dos temas mais bem avaliados foram trazidos para a pauta de realização de um evento on-line e aberto para todos os servidores do Ifes.

A primeira edição aconteceu no dia 21 de setembro com a temática “Reflexões sobre a oferta de cursos - técnico, graduação e pós-graduação”, com o palestrante Carlos Arthur Arêas, Pró-Reitor de Ensino do Instituto Federal Fluminense (IFF).

A segunda edição foi realizada no dia 10 de outubro com a oficina “Linguagem Simples a serviço da administração pública”, ministrada pelas servidoras Érica Signorelli, Flávia Carpanedo e Sanandreia Torezani, com o Procurador Chefe da PF/Ifes Estevão Santiago Pizol da Silva.

Ainda foram realizadas duas edições em parceria com a comissão responsável pela programação do Dia do Servidor Público: no dia 23 de outubro, aconteceu a palestra de Rossandro Klinjey, com o tema “Há motivos para se motivar no serviço público?”; já no dia 26, Solange Mata Machado falou sobre “Mindset para criatividade, adaptação e bem-estar”.

3.4.4 Linguagem Simples

Em 2023, a Assessoria de Comunicação do Ifes (ACS) firmou uma parceria com a equipe do Laboratório de Inovação em Governo da Prefeitura de São Paulo (011.Lab) para receber uma mentoria na temática de Linguagem Simples. Os servidores da ACS fizeram um curso promovido pela Escola Virtual Gov e, a partir disso, fizeram o contato com o 011.Lab, que era o criador do curso.

A Linguagem Simples é uma técnica de comunicação e também um movimento social que promove o uso de uma linguagem que seja acessível a toda a população. Dessa forma, pretende garantir que cidadãos e cidadãs tenham acesso de maneira simples e objetiva a informações pertinentes para o seu dia a dia.

A mentoria contou com a participação da ACS e de servidores do Ifes responsáveis pela confecção do edital de processo seletivo de cursos técnicos. Durante o processo, foi feita a simplificação do edital. O trabalho rendeu elogios e reconhecimento à instituição por parte da precursora da Linguagem Simples no Brasil, Heloísa Fischer, que fez postagem destacando os benefícios do edital simplificado.

Entre os pontos positivos, está o relato de juízes que afirmaram que tiveram facilidade na hora de responder a demandas feitas por cidadãos acerca do processo seletivo. O edital foi considerado bastante claro. Além disso, a própria equipe envolvida no processo seletivo relatou ter recebido dúvidas mais fáceis de solucionar a partir do próprio edital. Também foi notado que dúvidas em relação às cotas, que eram muito presentes nos anos anteriores, foram menos frequentes.

Em maio, a equipe do 011.Lab esteve no Espírito Santo para ministrar uma oficina durante o Conexões Ifes, com grande participação do público. Em julho, a servidora da ACS Flávia Carpanedo Monteiro esteve em São Paulo para o lançamento do Guia Como Fazer Oficinas de Linguagem Simples.

No mês de setembro, foi criada a Comissão Permanente de Linguagem Simples do Ifes (Portaria 1927, de 4 de setembro de 2023), sob a presidência das servidoras Flávia Carpanedo Monteiro e Érica Signorelli Ferreira.

Em 10 de outubro, a comissão ministrou a oficina virtual “Linguagem Simples a serviço da administração pública”, com a participação das duas servidores da ACS, da Diretora de Ensino Técnico, Sanandreia Torezani, e o procurador-chefe da Procuradoria Federal junto ao Ifes, Estevão Santiago Pizol da Silva. A oficina fez parte da programação do Reconexões.

3.4.5 Coral da Reitoria - Re-Encanto

O Coral da Reitoria – Re-Encanto foi fundado com o intuito de promover a integração entre os servidores da Reitoria e do Cefor e melhorar sua qualidade de vida no trabalho. A ideia surgiu a partir de uma proposta para fazer um coral para o evento de final de ano da Reitoria, que acabou não se concretizando. Com isso, a ACS sugeriu que essa atividade fosse criada como uma ação recorrente de qualidade de vida no trabalho.

As servidoras Flávia Carpanedo Monteiro e Érica Signorelli Ferreira coordenaram a atividade, que teve início no final de fevereiro e se estendeu até dezembro de 2023. Foi feita uma parceria com o maestro Heraldo Silva Filho, do Campus Vitória, que dirigiu os ensaios e apresentações, além de auxiliar na condução das atividades.

Os ensaios foram realizados duas vezes por semana, às terças e quintas-feiras, de 12h a 13h30, no auditório da Reitoria. Para a realização das atividades do coral, foi feita a contratação de um pianista que acompanhou diversos ensaios e apresentações; além disso, foi feita a compra de um teclado. O grupo fez dez apresentações no período.

Na avaliação da atividade feita entre os coralistas, foram percebidos vários ganhos com a participação no coral, como o aprendizado sobre música e canto (indicado por 78,6% dos respondentes da pesquisa); novas amizades ou estreitamento de contato com outros colegas (indicado por 71,4%); e a melhoria no bem-estar e qualidade de vida (57,1%).

Entre os que deixaram o coral ao longo do ano, as razões apontadas foram dificuldade de conciliar a atividade com o trabalho; falta de identificação com a atividade; dificuldade com os horários; e motivos pessoais.

O Re-Encanto continua em 2024, porém agora como um projeto vinculado à Comissão de Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) da Reitoria.

3.4.6 Processos Seletivos

A seleção de novos alunos representa um marco fundamental no calendário do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), refletindo o propósito central da instituição. A Assessoria de Comunicação Social desempenha um papel crucial neste processo, reconhecendo a campanha de seleção como uma de suas iniciativas mais significativas do ano devido à sua relevante importância.

Com o compromisso contínuo de aprimorar a comunicação durante o processo seletivo, o ano de 2023 foi marcado por progressos notáveis. Este período começou com a conclusão das etapas finais da seleção para o primeiro semestre (2023/1), seguido pelo início dos preparativos para os processos seletivos de 2023/2 e 2024/1.

Durante 2023, a equipe se dedicou às campanhas para diversos cursos, divididos por semestres e categorias, incluindo cursos técnicos concomitantes, subsequentes, integrados, Proeja, além de cursos de graduação acessíveis via Sisu, transferência e novo curso. Essas campanhas foram detalhadamente organizadas por editais específicos, evidenciando a abrangência e diversidade das oportunidades oferecidas pelo Ifes:

As melhorias no projeto de comunicação do processo seletivo foram extensivas e notáveis, destacando-se a implementação de recursos de acessibilidade nas páginas web e a adoção de linguagem simplificada. Além disso, houve uma colaboração significativa com a Pró-Reitoria de Ensino para simplificar os editais e incluir questões nos formulários de inscrição que permitiram a coleta de dados valiosos para avaliar a eficácia das iniciativas de comunicação.

Imagem 3.4 – Resultado da pesquisa
Imagem 3.5 – Resultado da pesquisa

A análise dos resultados do processo seletivo do Ifes revela insights valiosos sobre as estratégias de comunicação e divulgação que mais ressoam com o público-alvo. A indicação por amigos e familiares emerge como o principal vetor de engajamento, sublinhando a força do boca a boca e o impacto positivo do branding e da satisfação dos alunos atuais e egressos do Ifes. Esta constatação reforça a importância de cultivar e comunicar valores que ressoam com a comunidade, criando assim embaixadores naturais para a instituição.

Os canais digitais, incluindo o site oficial e as redes sociais do Ifes, continuam a ser fundamentais para a divulgação de informações e a interação com potenciais alunos. A presença ativa e estratégica nessas plataformas é crucial para alcançar e engajar o público de forma eficaz, oferecendo conteúdo relevante e oportunidades de diálogo.

Um aspecto particularmente revelador é a categoria "Outros" nas respostas dos candidatos, onde muitos apontaram influências de professores, pedagogos e escolas na sua decisão de se inscrever no Ifes. Este feedback destaca o sucesso das iniciativas de parceria com instituições educacionais, como visitas às escolas e recepção de grupos escolares no Ifes. A integração dessas atividades com as respostas específicas sobre visitas mútuas entre o Ifes e as escolas evidencia que as relações com o meio educacional são um canal de divulgação extremamente eficaz.

Essa estratégia de coleta de dados e monitoramento contínuo, especialmente nas redes sociais, possibilitou uma comunicação mais ágil e eficaz, baseada nas necessidades e feedbacks da comunidade.

A campanha para o processo seletivo de 2024, em particular, se destacou pela sua abordagem criativa. Através de uma colaboração com os profissionais de comunicação dos campi, incentivou-se a produção de fotografias de estudantes reais, promovendo um sentido de pertencimento e orgulho entre a comunidade acadêmica.

Este enfoque resultou em materiais de divulgação autênticos, que apresentavam os alunos como embaixadores da marca Ifes, sob o lema "Vem sentir esse orgulho também". A inclusão de fotografias de estudantes de 13 campi diferentes em diversos materiais promocionais não apenas enriqueceu a campanha, mas também reforçou a mensagem de que fazer parte do Ifes é uma fonte de orgulho.

Através dessas iniciativas, o Ifes não só aprimorou a comunicação de seu processo seletivo, mas também fortaleceu a conexão com sua comunidade, demonstrando o valor inestimável da educação oferecida e o impacto positivo na vida dos estudantes.

Imagem 3.6 – Divulgação do Processo Seletivo 2024

3.4.7 Podcast do Ifes - Que curso é esse?

Imagem 3.7 – Divulgação do Podcast

A ACS produziu ao longo de 2023 quatro episódios do podcast intitulado “Que curso é esse?”. O programa tem o objetivo de apresentar os cursos técnicos da instituição de uma nova forma, ouvindo professores, estudantes e egressos. A ideia é ajudar na escolha de pessoas interessadas em fazer uma formação técnica no Instituto.

Esse é o primeiro podcast produzido pela Assessoria de Comunicação. O lançamento dos quatro episódios aconteceu no dia 13 de dezembro de 2023. Até o final do ano, foram 281 reproduções, no total, do podcast. O programa foi disponibilizado no site do Ifes e também Spotify, Deezer, Google Podcasts e Amazon Music. A produção continuará ao longo de 2024 e o programa será disponibilizado também via YouTube.

3.4.8 Materiais Institucionais

Em 2023 a Assessoria de Comunicação do Ifes atualizou os modelos dos materiais institucionais (design) e realizou a contratação de materiais para uso nos eventos institucionais de 2024.

Foram atualizados os modelos de: pasta sacola de algodão bloco caneta ventarola crachá marca-páginas pin copo

Os modelos ficam disponíveis para que os campi os utilizem nas contratações específicas.

Em 2023 também foi produzido e contratado o material “boné institucional”, em que a Assessoria de Comunicação realizou a contratação e produção do design do produto.

3.4.9 Jornalismo

No jornalismo, foram elaborados 335 textos noticiosos em 2023 e publicados no site do Ifes.

O relacionamento com a imprensa também faz parte do rol de atividades do jornalismo. Em 2023, foram atendidas 90 demandas de imprensa (incluindo notas e fontes para entrevista). E foram enviados 10 releases aos veículos de comunicação como sugestão para divulgação, em sua maioria de processos seletivos para alunos e concurso público. As aparições na imprensa estão compiladas em ifes.edu.br/na-midia.

Ainda em 2023, foi contratado um novo serviço de Clipping que irá mudar a forma de acompanhamento da aparição do Ifes na mídia, sendo possível acompanhar novos formatos como rádio, tv e diversos impressos, além da possibilidade de avaliação das matérias.

O envio das notícias para a comunidade interna do Ifes acontece através do e-mail institucional e do whatsapp Notícias do Ifes, uma lista de distribuição em que os servidores podem se cadastrar para receber o conteúdo. Em 2023, somam-se 957 inscritos, divididos em grupos de Docentes, TAEs, estagiários e grupos da Reitoria e Cefor.

Destaca-se em 2023 a produção de conteúdo específico sobre internacionalização. Foram 13 reportagens produzidas em parceria com a Arinter.

3.4.9.1 Assessoria de Imagem em Crises Institucionais

Ao longo do ano de 2023, a Assessoria de Comunicação Social atuou juntamente com a gestão do Ifes ou das suas unidades na mitigação de crises institucionais. A principal atuação foi em decorrência da publicação da Portaria nº 665, que trata da utilização de banheiros, dormitórios e outros espaços segregados por gênero e das possíveis ameaças de ataques nas escolas. Houve ainda crises pontuais em algumas unidades, como problemas relacionados ao uso das redes sociais por servidores

3.4.9.2 Cobertura de Eventos

Destaca-se em 2023 a cobertura do evento da Jornada de Integração do Ifes, realizada nos campi de Santa Teresa, Cachoeiro de Itapemirim e Vila Velha, onde a equipe produziu textos jornalísticos e cobertura de redes sociais, além de envio de release e atendimento à imprensa. A cobertura de 2023 desse evento também contou com o suporte de uma equipe contratada para a produção de vídeos diários e fotos do evento.

3.4.9.3 Jornal Mural da Reitoria

O projeto, implementado em 2022, tem como objetivo melhorar a comunicação interna entre os servidores da Reitoria, sendo mais um canal de informações para o servidor para aproveitamento enquanto estivesse em um momento de pausa do trabalho, tendo em vista as localizações dos murais. O Jornal Mural reúne os aniversariantes do mês, campanhas institucionais, textos jornalísticos curtos com QR codes para direcionar aqueles que desejam mais informações. Em 2023, foram 32 edições do mural.

3.4.10 Design

Desde 2020 a Assessoria de Comunicação do Ifes busca trabalhar majoritariamente em pautas sistêmicas e da Reitoria, disponibilizando modelos e materiais de campanhas sistêmicas para que os campi desenvolvam a comunicação local de acordo com os ajustes necessários em cada campus.

A tabela a seguir apresenta as demandas atendidas pela área de Design:

Tabela 3.6 - Demandas atendidas pela área de Design
Tipo Descrição Especificação Quant.
Artes para Informes digitais Materiais visuais para envio de e-mails, divulgações em mídias sociais e proteção de tela Capa e fundo de vídeo-transmissão (Youtube) 15
E-mail-marketing / Whatsapp / Modelos de e-mail-marketing 49
Feed Instagram 358
Proteção de tela 7
Story Instagram 98
Artes digitais para web Materiais visuais específicos para websites e websistemas Banner 190
imagem estática 5
Projeto visual de página web 3
Websites Layout e implementação de sites e hotsites para eventos e sistemas internos Customização dinâmica em página do site institucional 3
página de Processo Seletivo 15
site de evento 2
Documentos / Modelos de documento Capas, padronização, diagramação, projetos gráficos de documentos Apresentação / Modelo de apresentação (powerpoint) 8
Capa / Modelo de capa 27
documento/modelo de documento institucional/acadêmico 4
Modelo de Certificado/Diploma 1
Relatório de Gestão (capa e miolo) 1
Design editorial Arte de capa e diagramação de livros, de revistas, etc Agenda/caderno 1
Capa de revistas digitais 13
cartaz impresso 29
Cartilha 4
Crachá 7
folder 1
folheto 8
Mapas/infográficos 6
Gigantografia e sinalização Impressão de arte em grandes formatos, para divulgação, identificação e sinalização de ambientes internos e externos Adesivagem de stand 1
Banner em lona 18
Faixa em lona 10
Fundo de palco 10
Outdoor 4
Placa de identificação externa 3
Totem 1
Customização de material promocional aplicação de arte em materiais de utilidade pessoal e brindes bolsa/sacola de tecido 2
Bloco de anotações 3
caneta 2
Pasta de papel 2
Marca-página 2
Leque/Ventarola 1
Copo 1
Boné 1
etiqueta em sacola de papel 1
Identidade Visual Identidades de evento, marcas e selos comemorativos identidade de evento 5
identidade de PS 2
marca de projeto 2
redesign de marca 4
Selo comemorativo de aniversário 2
Vestuário uniformes e outras peças de vestuário camisa para evento 5
Videografia Produção de pequenos vídeos ou acompanhamento de produções terceirizadas Video institucional e de eventos 45
Grafismo para vídeos 1
Vídeo tutorial 7
Vinhetas 7
Produto Materiais tridimensionais Troféu 1

3.4.10.1 Destaques da área de Design

3.4.10.1.1 Web Semântica nas páginas de Processo Seletivo

A área de Design vem desenvolvendo gradativamente, nos últimos dois anos, trabalhos de webdesign visando a melhoria da experiência do usuário do site institucional, principalmente na área de Processo Seletivo, com foco nos processos seletivos multicampi, atividade que só foi possível a partir de 2021, devido à diminuição das publicações no site que eram feitas pelo setor.

No ano de 2023 a principal preocupação foi adequar as páginas aos princípios de web semântica, simplificando seus códigos-fonte, de modo a deixá-las mais acessíveis inclusive aos usuários com deficiência, que utilizam programas leitores de tela.

É possível perceber a evolução deste trabalho nas páginas listadas a seguir:

3.4.10.1.2 Caderno Institucional
Imagem 3.8 – Caderno institucional

O caderno institucional é criado e distribuído anualmente com o objetivo de fortalecer e consolidar a marca do Ifes, além de ser uma ferramenta de apoio ao trabalho dos servidores, tanto no acesso a informações institucionais, quanto no planejamento de suas atividades cotidianas. A temática desenvolvida no caderno de 2024, construído em 2023, foi diversidade e inclusão, com destaque para as informações sobre os núcleos de atendimento às pessoas com necessidades específicas (Napne), de estudos afro-brasileiros (Neabi) e de estudos em pesquisas em gênero e sexualidades (Nepgens).

Imagem 3.9 – Informações sobre os núcleos no Caderno Institucional
Imagem 3.10 – Links para informações úteis no caderno institucional
3.4.10.1.3 Selos Comemorativos

Em 2023, foram atendidas demandas vindas de campi e da Agência de Inovação do Ifes para a criação e/ou adaptação de selos comemorativos de aniversários destas estruturas. A Assessoria de Comunicação do Ifes atende a esse tipo de demanda em casos de aniversários de campi ou entidades de visibilidade externa (como por exemplo os Núcleos Incubadores) que seja múltiplos de 5.

Imagem 3.11 – Selo Comemorativo dos 15 anos da Incubadora do Ifes
Imagem 3.12 – Selo Comemorativo dos 15 anos do Campus Nova Venécia
3.4.10.1.4 Identidade Visual do Conexões

Criação da identidade visual do Conexões Ifes 2023, com vistas a ser uma marca forte e duradoura, que pudesse ser usada nas demais edições, transmitindo o conceito de integração entre pessoas. A identidade se desdobrou para o Reconexões, evento ocorrido no segundo semestre do ano.

Imagem 3.14 – Identidade visual do Conexões Ifes e seu conceito
Imagem 3.14 – Identidade visual do Reconexões
3.4.10.1.5 Identidade e Materiais de eventos

A Assessoria de Comunicação Social do Ifes cria campanhas de divulgação de eventos sistêmicos, desenvolvendo peças gráficas de divulgação digital ou impressa: imagens para posts de redes sociais, para envio de mala direta de em-mails (e-mail-marketing), para caracterização do sistema gerenciador de eventos (SigEventos) e artes para impressão em lona, cartazes e outdoors, entre outros.

Imagem 3.15 – Divulgações digitais de alguns eventos em 2023
Imagem 3.16 – Home page da 7ª Jornada de Integração do Ifes
Imagem 3.17 – Página com a programação do JIF Etapa Regional Sudeste

3.4.11 Publicidade

3.4.11.1 Campanhas

Em 2023, a Assessoria de Comunicação Social desenvolveu campanhas voltadas para o público interno e também para o público externo.

No âmbito da comunicação interna, foram desenvolvidas as seguintes campanhas:

  • Diretoria de Tecnologia da Informação (DRTI): sensibilização sobre temas inerentes ao uso de TICs.
  • Comissão Permanente de Avaliação Documental (CPAD): sensibilização sobre guarda e eliminação de documentos institucionais. A campanha está pronta e aguarda orientação da CPAD para iniciar a veiculação.
  • Integridade: veiculação de material elaborado pela Controladoria Geral da União (CGU) sobre o tema.
3.4.11.1.1 Ifes 15 anos

O destaque de 2023 é a campanha em comemoração aos 15 anos do Ifes, completados no dia 29 de dezembro de 2023. A campanha foi voltada tanto para o público interno quanto o externo.

Durante o segundo semestre de 2023 foram realizadas ações de comemoração a esta data. A Assessoria de Comunicação Social do Ifes produziu um vídeo institucional apresentado na abertura do evento “Conexões Ifes”. Com o objetivo de contar as histórias que constroem a instituição, a campanha teve uma continuação com 15 pequenos vídeos com outras histórias.

Esses vídeos foram postados nas mídias sociais, compartilhando essas histórias e convidando servidores, alunos, comunidade a também contarem suas histórias para serem compartilhadas. Para os campi, a ACS sugeriu a inclusão do selo criado pelo Ministério da Educação e a apresentação dos vídeos em comemoração aos 15 anos em momentos de apresentação da campanha nos eventos que já estavam previstos no calendário do campus ao longo do 2º semestre de 2023.

Imagem 3.18 – Campanha Ifes 15 anos

3.4.11.2 Mídias Sociais

Tabela 3.5 - Seguidores em mídias sociais do Ifes
Mídia Seguidores em 31/12/2022 Seguidores em 31/12/2023 Novos seguidores
Instagram feed 69.292 84.800 22,38%
Instagram stories
Instagram Reels
Facebook 160.574 160.579 0,003%
LinkedIn 43.888 53.890 22,78%
Twitter (atual X) 15.769 15.700 -0,43%
Youtube 7.499 8.830 17,74%
  1. Instagram: No Instagram são feitas publicações em formato de feed, story e reel, tendo sido a mídia social de maior alcance e engajamento do Ifes em 2023. São feitos compartilhamentos e interações às respostas dos seguidores no feed e no direct. Nesta mídia, percebe-se a presença de um público de jovens adultos (estudantes, servidores e comunidade externa) e o foco é dado a imagens, fotos e vídeos relacionados a eventos, processos seletivos e notícias institucionais, além de possibilitar, por meio dos Stories, a cobertura de eventos sistêmicos em tempo real. Destaca-se que em 2023 o perfil oficial do Ifes no Instagram publicou mais vídeos curtos dos eventos e da campanha dos 15 anos.
  2. Facebook: Nesta mídia social são trabalhados três aspectos principais: publicações, compartilhamentos e atendimento às interações do público. As duas formas de interação são os comentários nas publicações e as mensagens privadas. Nesta mídia percebe-se a presença de um público com mais idade, com interação especialmente de pais, mães ou responsáveis de estudantes.
  3. LinkedIn: Esta é uma mídia voltada para negócios, sendo utilizada principalmente para divulgação de oportunidades de estudo, trabalho e desenvolvimento profissional no Ifes. Apesar da menor quantidade de publicações, representa uma forte divulgação da instituição por estar atrelada de forma nichada à formação e atuação de profissionais.
  4. X (Twitter): Nesta mídia social, a atuação se desenvolve com publicações, compartilhamentos e atendimento a interações. Os tweets abordam assuntos rápidos e atuais que estão sendo noticiados pelo Ifes e que são de interesse do seu público.
  5. YouTube: No YouTube, o Ifes posta os seus vídeos institucionais, de eventos, transmissões ao vivo e também as traduções em Libras dos editais e documentos.

Além dessas mídias sociais, que possuem produção contínua de conteúdo, o Ifes utiliza o Whatsapp para envio de notícias e campanhas institucionais. É mais uma ferramenta para acesso às notícias da instituição com o objetivo de gerar mais proximidade na comunicação interna. São cerca de 1000 servidores cadastrados e divididos em grupos de Técnicos Administrativos, Docentes e Estagiários. A ferramenta gerenciada pela Assessoria de Comunicação também conta com um grupo específico de servidores da Reitoria e Cefor.

Em todas as mídias sociais citadas não há avaliação de satisfação, mas as interações são majoritariamente positivas ou com problemas que são resolvidos prioritariamente pelo mesmo canal, sendo exceções as reclamações.

3.4.12. Eventos

A Assessoria de Comunicação desempenhou um papel fundamental no apoio aos eventos realizados ao longo do ano de 2023, oferecendo serviços abrangentes que contribuíram para o sucesso e a visibilidade dessas iniciativas. Desde o planejamento e organização até o cerimonial e protocolo, cobertura fotográfica e jornalística e divulgação nos canais oficiais da instituição. Os eventos que foram atendidos incluem:

  • JIF Sudeste
  • Jornada da Integração
  • Semana do Servidor
  • Reconexões
  • Educação Midiática - Stem
  • ESX
  • Eventos da Reitoria: Festa Junina, Confraternização de Fim de Ano

A área de design também desempenhou um papel crucial na promoção visual e na identidade dos eventos realizados pelo Ifes em 2023, contribuindo significativamente para o sucesso dessas iniciativas. Os eventos atendidos nesta área incluem:

  • Modelo para eventos Proen:
    • Seminário da Residência Pedagógica
    • Seminário de Permanência e Êxito
    • Seminário de Assistência Estudantil
    • Encontro da Gestão Pedagógica
    • Encontro dos Napnes
  • Ciclo de palestras Cass
  • Jifes
  • Palestra: Inteligência Artificial
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